Jogadores Icônicos: Episódio 21 – Edinaldo Batista, o Grafite

(Foto: Gustavo Roth | Folha de São Paulo)

Fala galera Tricolor, tudo bom com vocês ? Então, vamos falar nesta semana, sobre um atacante casca grossa e que já se envolveu em confusão na Copa Libertadores. Vamos falar do Edinaldo Batista Libânio, o Grafite.

Grafite chegou ao Tricolor em 2004, para a composição do elenco que contava com Luis Fabiano no ataque. O que se esperava era uma boa disputa entre os dois atacantes por uma vaga no ataque, mas, o que aconteceu na verdade foi que os dois ficaram no time titular. Isso mesmo, os dois fizeram dupla de ataque, o que fortaleceu ainda mais o sistema ofensivo. Com a venda de Luis Fabiano para a Europa, Grafite assumiu o posto de artilheiro, marcando 26 gols naquele ano.

Pelas suas boas atuações se destacou e foi convocado para a Seleção Brasileira à atuar no amistoso contra a Guatemala em 2005, jogo que marcou pela despedida de Romário dos gramados. A partida termina em 3×0 pro Brasil e Grafite anotou o dele no jogo. Vindo de boas atuações, o jogador tinha esperanças e firmes chances de atuar na Copa das Confederações, mas, infelizmente uma contusão o afastou dos gramados, o jogador foi operado. Não conseguiu terminar a Copa Libertadores e o Brasileirão, contudo ajudou o Tricolor no Mundial de Clubes.

Um jogo à ficar marcado na história do São Paulo e de Grafite com certeza foi São Paulo 2 (5) x 1 (4) Rosário Central-ARG. O São Paulo havia perdido o primeiro jogo por 1×0 e no segundo já estava perdendo por 1×0 também, quando o técnico Cuca aos 37° do primeiro tempo saca Grafite do banco. O jogador entra e dá novos rumos a partida, logo no final da primeira etapa ele empata o jogo de cabeça, no segundo tempo o Fabuloso pega a bola na área tira do zagueiro e chuta ao gol, o arqueiro adversário defende dando rebate pro Grafite empurrar pro gol. O São Paulo vence nos pênaltis depois do Goleiro adversário Gaona ter debochado e perdido o pênalti.

Outro jogo que marcou, desta vez de forma triste foi contra o Quilmes da Argentina, numa dividida com o zagueiro Desábato, os dois discutiram e foram expulsos, até então nada fora dos padrões, a parte triste foram as ofensas racistas do argentino contra Grafite. Ao término da partida o zagueiro foi preso.

Depois de se recuperar da lesão, Grafite ainda iniciou a temporada 2006, pouco tempo depois se transferiu para o Le Mans-FRA e fez história também no Wolfsburg-ALE. Pelo São Paulo foram 77 jogos e 28 gols, além dos títulos do Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Mundial de Clubes em 2005. Atualmente o craque aposentado dos gramados é comentarista esportivo.

Twitter: @NenLopez1

Instagram: @Srlopez7

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

26 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.