Jogadores Icônicos: Episódio 12 – Bauer, O Monstro do Maracanã

(Foto: Divulgação | Memórias do esporte)

No episódio desta semana vamos voltar um pouco no tempo… Em 1940 para ser mais exato. Onde um dos maiores ídolos Tricolor e que já atuou em Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, José Carlos Bauer, ou mais conhecido como Bauer mostrava seu talento.

Bauer iniciou sua carreira no time infantil Tricolor, é aquela velha e boa história, A BASE VEM FORTE. Em 1942 ele conquistou seu primeiro título como juvenil, cativando os olhares do renomado e campeão técnico Joreca, esse era uma lenda e revelou grandes jogadores. Bauer, apesar de ter um porte físico muito forte, era um jogador habilidoso, dizem as boas línguas que driblava muito e tinha um bom domínio de bola, o que o diferenciava dos outros atletas que jogavam na mesma posição que ele, volante.

Em 1945 ganhou seu primeiro título no profissional do Tricolor, em um dos times de lendas tricolores, inesquecível (para os que viram jogar kkkk), as gerações mais novas lamentam por não terem visto as máquinas tricolores jogando. Neste campeonato o São Paulo foi implacável com 17 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, destaque para a defesa e principalmente Bauer, que tinha um desarme e saída de bola como nenhum outro tinha.

Outros títulos do Bauer foram os Campeonatos Paulistas de 1946, 1948, 1949 e 1953, aos quais o São Paulo mantivera seu padrão de jogo. Por se destacar na equipe São Paulina, Bauer foi convocado diversas vezes para Seleção Brasileira (apesar de ser filho de um Suíço e uma brasileira optou pelo país do futebol), sagrando-se campeão do Sul-Americano, atual Copa América, de 1949 pela equipe Canarinha e do Pan-Americano de 1952, além, de ter disputado a Copa do Mundo de 1950, onde o Brasil perdeu o título, porém, a lenda Tricolor se destacou naquele torneio e foi poupado das duras críticas que impunham sobre a Seleção Brasileira de Futebol. Outro ponto a se destacar é que Bauer foi o jogador mais jovem do Brasil naquele torneio e suas atuações lhe rendeu o apelido de “O Monstro do Maracanã”.

Já em 1953 encerrou sua gloriosa passagem pelo São Paulo, deixando saudades e uma marca de 429 jogos e 70 gols com a camisa do Glorioso Tricolor. Encerrando sua carreira em 1955, logo após se firmar como técnico, indo do Brasil até equipes do México, conquistando alguns títulos. No dia 04 de Fevereiro de 2007 o glorioso monstro de Maracanã nos deixou, hoje cabe a nós que essa e outras lendas não sejam esquecidas com o tempo. Obrigado Bauer, por fazer parte da história de um clube tão vitorioso. “As Tuas Glórias Vem do Passado”.

Twitter: @NenLopez1

Instagram: @Srlopez7

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.