Jogadores Icônicos: Episódio 13 – Júnior, o craque da lateral-esquerda

(Foto: Divulgação | Imortais do Futebol)

Fala torcedor Tricolor, alguém ai com saudade dos coringas do Diniziola ? Então, essa semana iremos relembrar de um dos maiores laterais-esquerdos mais vitoriosos da história Soberana do São Paulo, Jenilson Ângelo de Souza, o Júnior.

Depois de uma passagem discreta e por empréstimo no Siena, Júnior chegou ao São Paulo no meio da temporada de 2004, ano em que se firmou na posição de origem. Em 2005, ano ao qual iria ficar marcado em sua carreira e na história do Tricolor, iniciou a temporada já com o título do Paulistão, jogando um excelente futebol, superando todas as expectativas. Com jogos memoráveis na Copa Libertadores, ajudou o São Paulo na campanha/conquista daquele título. Naquele mesmo ano o Tricolor do Morumbi chegou ao Japão como representante das Américas, para a disputa do Mundial de Clubes, em jogos eletrizantes e é que marcou a história do clube. Foram 3 títulos em 2005, e o São Paulo de Júnior e C&A iniciava mais um ciclo vitorioso no futebol nacional e internacional.

A história continuou e no ano seguinte (2006) o Tricolor tivera perdido algumas peças importantes. Porém não abalou a equipe e muito menos o monstro Junior, que sempre se mostrou dedicado nos treinos e nos jogos. E quando necessário atuava pelo meio campo, sim, meio-campista, apesar de ser lateral-esquerdo de origem, Junior tinha um grande talento e era excelente armador, por isso ele também era útil no meio de campo. Neste modo o São Paulo chegou a tetra- campeonato Brasileiro em 2006.

E em 2007 e 2008 repetindo a dose chegou a conquista tri-consecutivo e se firmou como um dos ídolos tricolores, levando o São Paulo a Soberania do Futebol brasileiro. Apesar de não ter jogado regularmente as duas temporadas, contusões e opoções do técnico Muricy Ramalho, quando entrava em campo fazia bem o papel e ajudava o São Paulo.

Um jogo memorável foi contra o Palmeiras em 2006 pela libertadores no Morumbi em um jogo que custava a classificação. Aos 35 minutos o jogo estava 1×1, quando Junior arranca com a bola se livra do primeiro marcador, entra na área e é derrubado pelo jogador rival, sofrendo pênalti cobrado por Rogério Ceni em uma cobrança épica, na qual Rogério bateu bem fez o gol, Porém, o juiz mandou voltar em seguida o mito chutou ainda melhor marcando 2×1 pro tricolor e eliminando o rival, que continuaria sem mundial.

Em 2009 Junior se despede do São Paulo para fechar contrato com o atlético-MG e em 2011 ele se despedia dos gramados. Pelo São Paulo Júnior fez 198 jogos, marcou 11 gols, ganhou o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores, o Mundial de Clubes e o Tri Campeonato Brasileiro, além da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, consagrando-se bicampeão do Mundo, enquanto alguns clubes ainda sofrem sem um mundial. Júnior deixou um legado e muitas saudades para o torcedor Tricolor e atualmente é proprietário de um restaurante em Belo Horizonte.

Faz falta na lateral esquerda esse monstro ?

Instagram: @Srlopez7
Twitter: @NenLopez1
Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.