Ex-São Paulo é convocado para seleção da Itália

Foto: Emilio Andreoli/Getty Images

O esperado aconteceu nesta sexta-feira (19), o zagueiro Rafael Toloi foi convocado para a seleção italiana de futebol. O defensor de 30 anos atua na Atalanta desde 2015-16 quando foi vendido pelo São Paulo, conseguiu a naturalização e foi chamado pela Azzurra.

Toloi atuou pelo São Paulo em duas passagens. A primeira foi em 2012-13 quando foi adquirido com grande destaque do Goiás, começou bem, participou do título da Sul-Americana em 2012, mas teve uma queda e acabou emprestado para a Roma. Passagem curta de cinco jogos. Retornou para o Morumbi e ficou em 2014-15, quando também começou bem e acabou sendo criticado pelo torcedor.

Recentemente Toloi falou sobre passagem pelo clube e reconheceu erros: “Estive sempre em campo e trabalhei duro com respeito e dedicação para defender a camisa do São Paulo. Reconheço que cometi meus erros em minha passagem e o clube viveu momentos difíceis também naquele período, mas acredito que fiz um bom trabalho quando joguei”.

Negociado em definitivo com a Atalanta, o zagueiro foi crescendo no futebol italiano. Chegou a ser cogitada sua saída, mas ajudou no crescimento do clube na competição nacional, chegando em 3ª colocado em duas ocasiões recentes e 4ª colocado em outra. Na Champions League, o time chegou até mesmo nas quartas, e nesta temporada parou nas oitavas contra o Real Madrid, inclusive Toloi acabou tendo uma má partida no jogo de volta.

Com mais de 100 jogos pelo São Paulo em quatro temporadas disputadas e atualmente com 200 jogos pela Atalanta, Toloi está com a carreira consolidada e com moral, afinal ser convocado como zagueiro pela seleção italiana é um grande momento na vida, inesquecível.

Vale lembrar que a seleção italiana convocou outros brasileiros recentemente, Thiago Motta é o caso mais conhecido, inclusive disputou Copa, Jorginho e Emerson Palmieri são presenças na lista desde 2018, inclusive o lateral Emerson está na lista desta vez. Outro caso recente é do atacante Éder que disputou a Eurocopa de 2016, inclusive está prestes a ser anunciado reforço do São Paulo. No passado, Filó, Angelo Somarni e o grande craque Mazola, defenderam as cores da seleção italiana.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.