É possível mudar o uniforme do São Paulo?

(Foto: Divulgação / Adidas)

Se você nunca se questionou o motivo do São Paulo não mudar o design dos seus uniformes ou um amigo que torce pro time rival, nunca zombou do tricolor porquê  “os uniformes são iguais todo ano”… meu caro, você é uma pessoa de sorte.

Mas é um questionamento um tanto quanto pertinente. Por que o São Paulo nunca mudou seu uniforme? E nós vamos te ajudar a sanar essa dúvida.

A partir do começo

Para entendermos os fatos, devemos voltar lá para 1930, ano que o clube foi fundado. Ou seja, o Tricolor Paulista foi criado graças a uma união do Club Athletico Paulistano e a Associação Atlética das Palmeiras. Ambas instituições eram dedicadas ao futebol e ao esporte, originais da cidade de São Paulo.

Primeiramente, a cor vermelha representa o CA Paulistano, o preto, AA das Palmeiras. A cor branca era comum para os dois times. Desde a fundação da instituição isto é algo totalmente inalterável na historia do nosso Tricolor Querido. Também está presente no estatuto que:

“As cores do São Paulo Futebol Clube são as da bandeira paulista, vermelha, branca e preta”.

Sobretudo com essa informação, de que as três cores estão vinculadas ao nosso time, também diz o estatuto que: “O (uniforme) de número 1 será composto por camisas brancas, tendo à altura do peito 3 (três) faixas horizontais, vermelha, branca e preta, nessa ordem, cobertas inteiramente pelo Emblema.

Tanto quanto ao uniforme de numero dois: “…será composto por camisas com faixas verticais vermelhas, brancas e pretas alternadas, nessa ordem, e na altura do coração o Emblema.

Mas e o uniforme de numero três? Existe algum padrão seguido?

Conforme: “O de número 3, comemorativo, poderá ser criado pela diretoria eleita para homenagear algum importante fato pretérito da história do SPFC e deverá conter obrigatoriamente o Emblema.

O uniforme três é o qual existe um pouco mais de liberdade na hora da criação e não segue tanto a tradição do clube, justamente por ser o três.

Esse é o motivo dos nossos uniformes sempre “parecidos”. Faz parte da história e magnitude que o passado tricolor carrega, em apenas três cores consegue-se contar uma história gigantesca.

Então, quando alguém vier te zoar, você já sabe a resposta!

Até mais, meus tricolores.

Este post tem 14 comentários

  1. Rafael

    Matéria boa demais! Pra cima irmão

  2. Lucas Cordeiro Franco

    gostei bastante!!! sempre tive essa dúvida kk

    1. George

      Boa noite,

      Me desculpa a minha opinião, mais estatuto e coisa do passado, sou são paulino,mais nosso uniforme é ultrapassado, todos nossos rivais inovam a cada ano e tem grande aceitação por parte da torcida, durante minha vida inteira a única vez que acertaram foi quando fizeram a homenagem dos 25 anos do Rogério Ceni, com a Under Amour, o uniforme mais bonito que o São Paulo já teve, pode se tirar pelos grande clubes que todo ano inovam, nosso time parou no tempo

  3. Victoria Gois

    Que matéria incrível!

  4. Paulo César

    Gostei!! A história diz tudo. 😀🙏

  5. Khauã Costa

    Sensacional!!!

  6. Isabella Sousa

    Muito bem escrito, aguardo mais reportagens! 👏👏👏

  7. Thiago Sousa

    Muito bom, excelente matéria!

    1. Thymottyo Soares da Silva

      O São Paulo tem cores muito bonitas e daria sem dúvida para criarem os uniformes mais bonitos do futebol brasileiro,mas preferem parar no tempo com a desculpa de proteger a história ficando para trás de seus rivais, os uniformes ficam gravados na mente do torcedor cada temporada ,cada título cada comparação o uniforme é usado como referência para destacar acontecimentos de cada temporada, mas se não tem mudanças no uniforme a história fica mais pobre ,e a torcida não compra pois não vê diferença entre cada temporada

  8. natália loiola

    muito boa!!!!

    1. Yan Xavier

      Voce é o brabo 👏👏😨

  9. andressa mueller

    show!

    1. Jurandir Rodrigues Neto

      Incrível Matéria!!! Super concordo.

  10. Tamires Firmino Loiola

    Nossa, matéria essencial! Ficou claro e objetivo, gostei.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.