E o aproveitamento da base no profissional?

(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O São Paulo iniciou a temporada visando a utilização dos jogadores de Cotia pelo técnico Dorival Júnior, a base seria uma válvula de escape tanto no time titular quanto entre os reservas.

Na 1ª partida do ano, o treinador escalou um time misto contra o São Bento, utilizando muitos jogadores de Cotia, a ideia era rodar o elenco e dar mais tempo de pré-temporada aos outros jogadores, após a primeira derrota,  a pressão habitual começou, e isso alterou o planejamento da comissão técnica.

Na 1ª partida foram 8 jogadores da base que entraram em campo, fora os que ficaram no banco e não tiveram uma oportunidade, na 2ª foram 5, e posteriormente 6 (3ª), 5 (4ª), 7 (5ª), 3 (6ª), 2 (7ª), 3 (8°), e nas duas últimas partidas apenas 2 jogadores foram utilizados, mas quais os motivos para esse declínio quando se fala em utilizar mais a base entre os profissionais?

O técnico Dorival Júnior sofre uma grande pressão, principalmente nas últimas partidas, a equipe vem jogando mal, de forma desorganizada, Dorival tem errado nas escalações (principalmente em insistir com o Diego Souza de 9), nas substituições e também nas declarações. Além disso, os reforços que chegaram (em especial Nene, Valdivia e Tréllez) são utilizados logicamente com maior frequência que os jogadores de Cotia, tudo isso contribui para esse declínio na utilização dos “carecas”.

O atacante Brenner, por exemplo, que vinha sendo utilizado e estava em boa fase está ficando com frequência no banco de reservas, por muitas vezes nem tem entrado, parte da torcida cobra muito para que o jovem jogador receba mais oportunidades na equipe.

Entre todos os jogadores de Cotia que começaram a temporada no profissional, só Brenner e Caíque receberam mais de 3 oportunidades cada, o restante foi perdendo espaço, inclusive do banco de reservas.

A pressão sobre o elenco, comissão técnica e diretoria nesse momento é grande, mas talvez a utilização da base seja a saída, a base Tricolor já revelou muitos jogadores diferenciados, e atualmente temos alguns desses jogadores a disposição, será que algo pode mudar a partir disso?

Gabriel Santos

Uma vida dedicada ao São Paulo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.