De olho no apito – Enrique Cáceres sofre lesão, e Mario de Vivar apitará São Paulo e Colón na Argentina

Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

O árbitro da partida entre São Paulo e Colón no jogo de volta será o paraguaio Mario Díaz de Vivar, substituindo seu compatriota Enrique Cáceres que apitaria o jogo, mas sofreu uma lesão durante a semana e acabou substituído. Os auxiliares seguem sendo os paraguaios Eduardo Cardozo e Carlos Cáceres.

Com 34 anos, Mario Díaz de Vivar não contém tantos jogos de experiências, mas já comandou partidas importantes, foram apenas 10 jogos apitados pela Libertadores, sendo 5 deles em 2018, em dois casos envolvendo clubes brasileiros, a Chapecoense contra o Nacional-URU, 1 a 0 para os uruguaios, e 8 cartões amarelo aplicado, e mais recente na vitória de virada do Flamengo sobre o Emelec no Equador, também foram 8 amarelos. Comandou também o complicado jogo entre Nacional-URU e Estudiantes, 9 amarelos, 3 expulsos pelo segundo cartão amarelo e dois pênaltis…

O único jogo comandado pelo paraguaio na Libertadores de 2016 foi justamente do São Paulo, a derrota de 1 a 0 para o The Strongest, em pleno Pacaembu, foram 7 amarelos aplicados, sendo três para são-paulinos, a partida teve suas polêmicas, mas nada de tão grave, apesar do questionamento no gol adversário em possível impedimento após cobrança de falta em jogada ensaiada, mas não estava.

Em 2017 apitou o primeiro jogo da Recopa, vitória da Chapecoense contra o Atlético Nacional, 2 a 1, foram 4 amarelos e um pênalti assinalado a favor da Chapecoense, convertido pelo são-paulino Reinaldo, este que ainda deu a assistência para o segundo gol. Também apitou a vitória do Brasil sobre o Equador na Eliminatórias da Copa 2018, deu 5 amarelos. Por fim apitou a final da Sul-Americana entre Flamengo e Indepediente, o jogo decisivo na Argentina, deu 4 amarelos.

Nesta Sul-Americana 2018 apitou um jogo na semana passada, a vitória do Vasco da Gama sobre a LDU, 1 a 0, deu 7 cartões amarelo, a equipe carioca acabou eliminada.

Em torneios sul-americanos, considerando o Sul-Americano sub-20 2017 (5 jogos), Eliminatórias da Copa do Mundo 2018 (2 jogos), e um amistoso de seleções, foram 28 partidas, aplicando 144 amarelos, 7 expulsões por segundo amarelo e um vermelho direto, marcou 9 pênaltis. Sua média é de 5 cartões por partida, é alta.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.