O árbitro do primeiro jogo da segunda fase da Copa Sul-Americana é Leodan González, árbitro uruguaio de 34 anos, que começou apitar jogos de Libertadores e Sul-Americana apenas em 2017.
Com pouco tempo de jogos sul-americanos, Leodan González tem apenas 9 jogos entre Libertadores e Sul-Americana, apitou jogos de times brasileiros, em 2017 na Sul-Americana comandou Racing e Corinthians, 0 a 0, expulsou Rodriguinho naquele jogo e foi chamado de ‘muito caseiro’ pelo corintianos. Em 2018 na primeira fase apitou San Lorenzo 1 x 0 Atlético-MG, jogo que custou a classificação do time mineiro. Na Libertadores 2018, o uruguaio comandou a goleada do Vasco contra o Concepcion no Chile, ainda na fase preliminar da competição.
Em 9 jogos apitados nos torneios sul-americanos, o uruguaio deu 33 cartões amarelo, média de 3.6 por partida, expulsou um jogador pelo segundo cartão amarelo, expulsou dois atletas direto, e marcou um pênalti. Já no total nos 166 jogos que comandou entre torneios internacionais, primeira divisão e segunda divisão uruguaia, amistosos, jogos da seleção sub-20, desde 2012, foram 868 cartões amarelo, média de 5 cartões por partida, expulsou 39 jogadores pelo segundo cartão amarelo e 56 direto, por fim marcou 54 pênaltis.
Fábio Martins