O árbitro Braulio da Silva Machado, com os assistentes Kleber Lucio Gil (FIFA) e Helton Nunes, todos de Santa Catarina, vão comandar o jogo entre São Paulo e Vasco neste domingo (5).
Em 2018, o árbitro catarinense já apitou dois jogos do São Paulo no Brasileirão, ambos no Morumbi e coincidentemente, os dois acabaram em 1 a 0 para o São Paulo. O primeiro foi na estreia contra o Paraná, aplicou seis cartões amarelos naquele jogo, e depois na vitória contra o Santos, novamente seis amarelos, mas um acabou expulsando o zagueiro Anderson Martins, pelo segundo cartão amarelo já no fim da partida. Ainda na temporada atual, Braulio apitou a vitória do São Paulo sobre o CSA, em Alagoas, jogo pela segunda fase da competição, foram quatro amarelos, e expulsou um atleta do time alagoano.
Neste Brasileirão, Braulio apitou o jogo com recorde de expulsões, foram seis em Flamengo e Palmeiras, ainda foram 9 cartões amarelo. A média do árbitro nesta temporada é de 6 cartões amarelos por jogo, não deu nenhum pênalti.
Na temporada passada, o árbitro de Santa Catarina apitou outros jogos do São Paulo, na Copa do Brasil comandou a vitória sobre o ABC, 3 a 1 no Morumbi, e no Brasileirão, a vitória de 1 a 0 do Tricolor sobre o Atlético Goianiense em Goiânia, aplicou dois amarelos. Um pouco antes, ainda no primeiro turno, comandou a derrota do São Paulo sobre o Atlético-MG, 2 a 1 no Morumbi, foram quatro amarelos dados. Curiosamente no Brasileirão de 2017, o árbitro só marcou um pênalti em 15 jogos, ou seja, é uma característica dele não marcar muitas penalidades.
Outra curiosidade é que apitou mais um 1 a 0 são-paulino, a vitória sobre o Botafogo no Rio de Janeiro em 2016, mais uma abertura do Brasileirão que ele apitou um jogo do São Paulo e terminou coincidentemente em 1 a 0, na ocasião foram 6 amarelos aplicado, sua média.
Fábio Martins