Culpa do Diniz…

Olá nação tricolor.

Antes de começar esse texto, preciso frisar o seguinte: não vou fazer ginástica mental com vocês. Não vou falar o que vocês querem ouvir, não vou ficar caçando culpados, não vou ficar fazendo campanha contra técnico e nem nada disso.

Esse texto serve para colocar uma reflexão sobre todos nós: será mesmo que o Diniz é o culpado de tudo isso? Será que temos mesmo que continuar pensando em troca de treinador, e que isso vai resolver nossos problemas?

O São Paulo não vence a 3 jogos, vindo de 2 empates contra Novorizontino e Corinthians, e a derrota contra o Santo André. O que esses 3 jogos tem em comum? Exatamente: foram jogos que o time foi extremamente prejudicado pela arbitragem, e foram jogos que o time apresentou desempenho e criou diversas oportunidades de gol.

3576.jpg
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Como podemos culpar o Diniz por conta disso? Alguns falam “ele tem culpa pois não bota os caras pra treinar finalização”. Vocês acreditam nisso? Vocês realmente acham que o time não treina finalização nos treinos? E temos que entender o seguinte, lances como os que aconteceram contra o Corinthians não tem haver com “treinar finalização”, e sim com competência. O lance do Hernanes foi pura displicência, pois ao invés de fazer o simples e chutar a bola de primeira, quis dominar e ajeitar para o outro pé, e o lance do Pato é questão de competência, coloquem ali qualquer atacante com melhor poder de finalização, desde Luís Fabiano e Fred, típicos centroavantes, até Dagoberto e Lucas Moura, que não são exímios matadores, mas finalizam bem, o gol teria saído.

Eu acho que o time está em grande evolução, temos um padrão de jogo claro, e dando tempo para ele, as coisas boas vão vir, é evidente isso. Eu comparo a atual situação com o época do Bauza, pois claro, Bauza tem um estilo completamente diferente do Diniz, mas, por ser estrangeiro, precisava de tempo e paciência, e quando demos isso pra ele, mesmo perdendo todos os clássicos, perdendo em casa pra time pequeno, tomando goleada do Audax (dirigido pelo Diniz), e com aproveitamento abaixo de 50%, acreditamos na ideia, demos tempo, e qual foi o resultado? Levou o time para uma semi-final de Libertadores!

E agora vamos fazer um exercício aqui: muitos defendem que precisamos de estrangeiro, pois estrangeiro é a nova moda, que trocariam o Diniz por um agora, e que isso melhoraria a situação com certeza, comparando inclusive com Jorge Jesus e Sampaoli. Será que a torcida teria tido a paciência que a diretoria do Flamengo teve com Jesus, mesmo depois de ser eliminado da Copa do Brasil, passado sufoco contra Emelec, e tomado goleada do Bahia? Ou a paciência que a diretoria do Santos teve, mesmo com o Santos do Sampaoli tomando goleada de Ituano e Palmeiras, e sendo eliminado da Sul-Americana pelo River Plate do Uruguai?

Nem precisa ir muito longe, 3 times  da séria A hoje são dirigidos por técnicos estrangeiros: Santos pelo Jesualdo, Atlético-MG pelo Dudamel e Internacional pelo Coudet, inclusive são 3 técnicos muito bons e sempre elogiados, com grande ressalva ao Coudet, que sempre aparece na lista de desejos dos twitteiros são paulinos. E o que os 3 times tem em comum? Eles estão sendo fritados e criticados por torcida e imprensa pela falta de resultados. Jeasualdo é sempre comparado ao Sampaoli, mesmo sabendo que são estilos completamente diferentes, Dudamel sofre críticas pela falta de resultados e por ser venezuelano, e o Coudet é criticado por escalar 4 volantes. Será que a nossa torcida faria diferentes se fosse no nosso time? Duvido!

E vou ser sincero, hoje temos disponível no mercado Mano Menezes, Fábio Carille e Alberto Valentim, sabe quando eu iria sugerir trocar o Diniz por qualquer um desses? Exatamente, nunca! Então, temos que ter paciência, temos que apoiar, já sabemos sim que a troca de técnico não é o caminho, e que é um dos motivos pela falta de títulos dos últimos anos. Temos que fazer algo diferente pelo menos uma vez na vida, e acredito que 2020 pode ser diferente se o técnico for mantido!

Saudações!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.