Cotia: Solução ou necessidade?

Muito elogiada pelo comandante Fernando Diniz após a vitória de ontem (7) contra o Fluminense, a garotada tricolor vem sendo o destaque recente do time.

Contando majoritariamente com jogadores formados no CFA de Cotia, Igor Vinicius e Léo Pelé são os “intrusos” em meio ao rejuvenescido elenco: desde a estreia na temporada (vitória por 2×0 contra o Água Santa) até a vitória contra o Corinthians, a média de idade da equipe diminuiu em 4 anos.  

A falta de elenco e a necessidade iminente por reforços atrelados às dívidas advindas de uma péssima administração, mostra que a aposta na molecada é algo necessário. Cotia acaba se tornando um respiro técnico e ,infelizmente, financeiro. Vide o exemplo do Antony, que apesar de deixar uma “bolada” para o alívio nos cofres, deixou uma lacuna no setor ofensivo, que agora vê Paulinho Boia, também da base, como alternativa para as extremidades do campo.

Com sete atletas da base utilizados ao total, sendo cinco entre os titulares o tricolor vem sendo um dos que mais aposta na juventude, e isso muito se deve ao treinador Fernando Diniz. Corajoso, este bancou uma improvável zaga formada por Diego Costa e Léo Pelé,  que vem funcionando muito bem, e na ausência de Reinaldo, não cogitou desmontar a nova zaga para realocar Léo para a posição de origem, utilizando Liziero na função. Além disso, as recentes investidas em Brenner (que marcou dois gols importantes nos três últimos jogos) mostram que o treinador entende que a aposta em jovens talentos pode ser uma solução viável ao clube.

Brenner comemora o gol da vitória no majestoso. Foto: Divulgação

Em recente estudo realizado pelo “CIES Football Observatory”, o tricolor ficou em quinto lugar no ranking dos times que mais revelam atletas para a primeira divisão de liga nacional na América-Latina. A prova disso, é de que neste ano, o São Paulo utilizou 18 atletas advindos das categorias de base e 17 que vieram de transferências, tendo um aproveitamento de base maior que “os menudos” de 1985 (sem comparações entre os times, apenas números).

Após recuperar o futebol de Igor Gomes e Antony, o primeiro terceira opção e o segundo sem atuar em uma função ideal no campo, e apostar em Brenner, Luan, Paulinho, Diego Costa entre outros, podemos dizer que, além de saber utilizar a base, Fernando Diniz gosta de utilizá-los. Logo, aproveitando os jovens formados em casa (que geralmente são melhores ou iguais as opções medianas do mercado) e um treinador que sabe como desenvolver jovens, podemos ter uma boa receita para o futuro.

Saudações tricolores!

@murilozanardi

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.