
O São Paulo venceu o Brasília com placar centenário, se reafirmou como melhor ataque da competição e chegou a segunda colocação no campeonato. Nosso próximo compromisso é domingo (13/12), contra o Caxias.
Primeiro Período – São Paulo 25 x 23 Brasília Basquete
O primeiro período entre São Paulo e Brasília foi o mais equilibrado entre todos os quartos da partida, foi quando de fato os adversários esboçaram uma força frente ao São Paulo.
O Tricolor que no campeonato conta com a incrível marca de 40% nas bolas de 3, sofreu com os chutes do perímetro, acertando apenas 3 em todo o primeiro quarto. Em contrapartida, embaixo do garrafão o São Paulo fez a festa, ao final do primeiro quarto estávamos com 80% nas bolas de 2.
O grande problema foram as trocas de ponto e os ataques desperdiçados, que fizeram o primeiro quarto acabar com tão pouca diferença no placar.
Segundo Período – São Paulo 23 (48) x 14 (37) Brasília Basquete
No segundo período o tricolor acertou os arremessos de 3, tendo uma eficiência de quase 30%. Além disso, as transições rápidas para o ataque foram um ponto bem forte. Lucas Mariano, nosso cestinha na partida, jogou apenas o primeiro tempo e mesmo assim marcou 18 pontos.
Outro ponto importante a ser lembrado é que durante toda a partida o São Paulo não errou nenhum lance livre, 10/10 com 100% de aproveitamento.
O São Paulo encaixou também a sua defesa, não somente dentro do garrafão, mas também no perímetro. Fato esse que culminou nos apenas 14 pontos convertidos pelos Brasilienses no segundo quarto.
Terceiro Período – São Paulo 31 (79) x 18 (55) Brasília Basquete
Para o segundo tempo de jogo o técnico Cláudio Mortari apostou em uma rotação com jogadores mais leves e ofensivos. Voltamos com: Georginho, Shamell, Isaac, Jefferson e Gerson. Percebendo que a equipe do Brasília estava totalmente fragilizada, o foco foi em uma rotação que pensasse a maior parte do tempo em atacar.
Foram incríveis 72% nas bolas de 2 e 33% nas bolas de 3. O São Paulo pegou tudo o que havia feito de bom no primeiro e segundo quarto, e somou no terceiro. Gerson substituiu Lucas Mariano que sequer voltou para terminar o jogo.
Os Brasilienses que mal haviam jogado no primeiro tempo, no segundo sumiram. Os 25% nas bolas de 3 e nas bolas de 2 praticamente selaram a derrota.
Quarto Período – São Paulo 25 (102) x 25 (80) Brasília Basquete
O ultimo período serviu para dar rodagem aos jovens jogadores do elenco que há algum tempo não entravam em quadra. Igor e Danilo tiveram 5 e 4 minutos cada um, porém, apenas o Igor conseguiu pontuar (3 pts). Gerson, que veio desde o terceiro período, teve um apresentação espetacular: 13 pontos e 85% de aproveitamento. Por pouco não fechou mais um jogo com 100%.
O Tricolor fechou o jogo sem muitos problemas, o Brasília inclusive já havia desistido da partida nos últimos minutos. Depois do 100 pontos a equipe São-Paulina praticamente encerrou o jogo.

Destaques
São Paulo: Lucas Mariano (18 pontos, 40% de 3 e 80% de 2), Shamell (14 pontos, 3 rebotes e 4 assistências) e Bennet (10 pontos e 7 assistências).
Brasília: Samy Yeager (17 pontos e 5 rebotes), Caio Torres (12 pontos e 6 rebotes) e Laster (12 pontos e 6 rebotes).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partida foi fácil. Além das fragilidades defensivas, o Brasília errou muito quando conseguiu chegar, ao contrário do São Paulo que sempre marcava. A partir do momento que entendemos as fragilidades do adversário, a equipe voltou bem, atacando intensivamente e matando o jogo.
Com a vitória o Tricolor tem agora 87.5% de aproveitamento e 15 pontos na competição, seguindo na cola do Flamengo que tem um jogo a mais.
Nosso próximo compromisso é nesse final de semana (13/12) , as 19:00, quando enfrentamos o Caxias do Sul.
GUSTAVO MARINHEIRO
Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:
- Anchor
- Spotify
- Google Podcasts
- Castbox
- Apple Podcasts
O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.