Gonzalo Carneiro estará à disposição do São Paulo e de Fernando Diniz na retomada da temporada. A confirmação veio do gerente-executivo do clube, Alexandre Pássaro, em entrevista ao Lance! na última terça (19).
Porém, existem restrições de acesso ao Brasil por estrangeiros nesse momento, durante a pandemia de Covid-19 que assola a América do Sul, assim como boa parte do mundo. E o Tricolor está avaliando a situação para definir como será o retorno do atleta.
Na busca pela diminuição da disseminação do vírus respiratório de origem asiática, o Ministério da Saúde determinou que todos os estrangeiros que consigam vir ao país através de meio aéreo ficarão em isolamento obrigatório por 14 dias, antes de terem acesso aos seus destinos em território nacional.
Esse fator pode atrasar os planos do São Paulo em contar com o jogador de imediato na reapresentação do elenco. Por esse motivo, Pássaro não descartou que Carneiro possa vir ao Brasil por vias terrestres, embora o fechamento temporário das fronteiras seja um empecilho para isso.
Um fato é que Pássaro deixou claro que o São Paulo não está pensando no retorno do atacante nesse momento, já que os treinamentos só serão retomados quando a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo autorizar. E, também já estaria definido pelo São Paulo de que todos os atletas e comissão técnica serão testados antes deste retorno.
Pássaro revelou que Carneiro participará da nova pré-temporada para que Fernando Diniz possa conhecer melhor o jogador, e avaliar se deseja continuar contando com ele na sequência das competições.
Carneiro havia sido suspenso em 2019 por uso de cocaína, mas teve a pena reduzida e já a cumpriu por completo. Assim, já está liberado para atuar e terá seu contrato de trabalho reativado pelo São Paulo.
Carneiro tem 24 anos e foi adquirido pelo São Paulo em 2018, junto ao Defensor Sporting. É um dos cinco estrangeiros do atual plantel, ao lado de Arboleda, Juanfran, Rojas e Tréllez.
Caio Felix
Twitter: @OCaioFelix