Campeonato estadual: prosseguir ou parar?

Saudações tricolores!

 Como todos sabem, assim como o campeonato paulista está paralisado devido à pandemia do novo coronavírus, muitos outros campeonatos estaduais do Brasil estão paralisados também (a única exceção é o campeonato carioca).

Foto: Rubens Chiri

Sendo assim, está surgindo uma nova polêmica e um novo debate sobre a continuação dos campeonatos estaduais, porque a continuação dos campeonatos pode atrapalhar muito o calendário do futebol (que convenhamos já não era tão organizado antes da pandemia). 

Os estaduais antes tinham um peso gigantesco no cenário do futebol brasileiro, além de ser uma boa fonte de arrecadação com premiações e direitos de transmissão para os cofres dos clubes, principalmente para os grandes como o São Paulo. Mas ultimamente não vem sendo tão favorável aos cofres tampouco tem o mesmo peso de conquista. O anúncio da Globo a respeito do cancelamento do contrato de transmissão do carioca para este ano e para o ano que vem mostra um pouco essa desvalorização. E não é só o carioca que vem perdendo espaço nas transmissões, muitos outros estaduais estão ficando fora dos planos de transmissão das emissoras.

 Os clubes do Brasil deveriam se unir nesse momento e aproveitar a oportunidade de fazer uma renovação. Talvez um campeonato estadual mais curto, com os clubes de elite entrando mais tarde nas competições (como é feito na copa da Inglaterra) e assim dando oportunidade para os pequenos também.

 Para obter essa renovação, o São Paulo e os times do Brasil deveriam repensar os estaduais e os seus formatos, pois ultimamente tem pesado demais no calendário. Tem triturado treinadores, fazendo com que clubes demitam o treinador do seu time no começo de temporada. Não tem sido muito atrativo assitir, mas mesmo assim assistimos, porque a essência do torcedor de futebol é ver e apoiar o seu time a qualquer momento, até se jogar uma partida de pebolim.

Então, na minha opinião, o São Paulo junto com os clubes do estado de São Paulo e do Brasil poderiam promover mudanças na estrutura, manter essa tradição do estadual no Brasil e fazer com que ficasse muito mais atualizado e melhor.

Patrick Rehder

Patrick Rehder

Estudante de jornalismo. Colunista e ADM do SPFC 24 HORAS. Twitter: @1caraQualqueer

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.