Na atual temporada no Brasileirão, o São Paulo está devendo muito e isso todo mundo sabe. O Tricolor tem o 2° pior ataque da competição, só não fez menos gols que o Sport, que inclusive marcou ontem (25) o décimo quinto gol contra o Palmeiras, na derrota por 2 x 1.
Até agora, o São Paulo marcou apenas 22 gols em 28 rodadas disputadas, além de ter passado em branco em 11 jogos nesse campeonato, isso dá em torno de 39% dos jogos sem gols. Inclusive, a posição na tabela não é tão boa, ocupando a 13° colocação, e está há 5 pontos do primeiro colocado na zona de rebaixamento, o Santos, e está há 7 pontos do primeiro clube no G6, o Internacional.
Uma das esperanças de gols do São Paulo no Brasileirão é Emiliano Rigoni, que chegou no clube após o Paulistão e logo conquistou a torcida. Das 28 rodadas disputadas, Rigoni jogou 21 jogos, e marcou 4 gols e distribuiu 4 assistências, e é o artilheiro do time na competição. Outro atleta que chegou recentemente, Jonathan Calleri, disputou 8 jogos, sendo 4 como titular da equipe, e marcou 3 gols (Santos, Ceará e Corinthians).
Os argentinos juntos, são responsáveis por 50% dos gols do São Paulo na competição. Os dois participaram diretamente de 11 gols ( 4 gols do Rigoni + 4 assistências + 3 gols de Calleri).
(Rubens Chiri/ saopaulofc)
Porém, você deve estar se perguntando, e os outros atacantes? Fui atrás dos números para a análise, usei como fonte os dados do site Ogol, só de números no Brasileirão. Fiz a comparação entre seis atacantes do elenco: Luciano, Pablo, Marquinhos, Vitor Bueno, Éder e Joao Rojas.
Luciano
O atacante foi artilheiro do campeonato na temporada passada, porém, esse ano está deixando a desejar, só marcou 1 gol até aqui, contra o Atlético Goianiense. Mas, nunca faltou entrega, raça, e disposição ao atacante.
16 jogos – 1 gol
(Foto: André Durão)
Pablo
Pablo, mais uma vez foi o destaque negativo na derrota para o Red Bull Bragantino, por perder um gol ‘feito’, e ainda atrapalhar Luciano no lance. Ou seja, para piorar, não marca desde o confronto contra o Sport, há 2 meses.
15 jogos – 3 gols
(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Rojas
O equatoriano desde sua renovação de contrato não marcou gols, ou deu assistências. Entretanto, ele não atua desde o 0 x 0 contra o Cuiabá, em 11/10, ainda com Hernán Crespo no comando.
14 jogos – 0 gol
(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Éder
O ítalo-brasileiro Éder, é o único dos atacantes que tem assistências (além de Rigoni). Mas seu único gol foi ainda em Junho, no empate por 1 x1 com a lanterna Chapecoense.
13 jogos – 1 gol e 2 assistências
Vitor Bueno
O meia atacante foi as redes apenas 1 vez no Brasileirão, e em um golaço de falta contra o Grêmio, na vitória por 2×1. Porém, não conseguiu marcar mais, e não vem sendo utilizado.
13 jogos – 1 gol
Marquinhos
A promessa ‘Made In Cotia’ vem ganhando cada vez mais espaço no time de cima do São Paulo. Pois não tem outro atacante com suas características, mas, ainda não conseguiu ir a rede no campeonato nacional.
12 jogos – 0 gols
(Foto:Marcello Zambrana/AGIF)
Os 6 atacantes que Ceni tem como opção participaram juntos de 8 gols no Brasileirão ( 6 gols e 2 assistências) e todos jogaram mais que 12 jogos. O ataque que era pra ser uma boa dor de cabeça ao treinador, vem se tornando um problema. Ou seja, Calleri e Rigoni estão lesionados, mas, a expectativa é que já estejam disponíveis para o confronto contra o Internacional, no Morumbi, dia 31, as 18h15.
Desde o jogo contra o América Mineiro, dia 22/09, o ataque vem perdendo muitos gols, esses 22 que o São Paulo marcou, poderiam ter sido bem mais. Entretanto, foram chuvas de gols perdidos contra a Chapecoense, Santos e Ceará, e boas chances criadas contra Corinthians e Atlético Mineiro.