Após grande vitória sobre Mogi, São Paulo busca terceiro triunfo consecutivo no NBB

FOTO: (Ricardo Bufolin/ECP)

Embalado por duas vitórias expressivas em seus dois primeiros jogos na competição, o São Paulo encara nesta quinta-feira (19) a equipe do Pinheiros. O duelo entre as duas equipes será realizado no ginásio Professor Hugo Ramos em Mogi Das Cruzes , palco de todos os jogos da equipe são-paulina até aqui devido ao sistema de sedes utilizada no primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21. A partida inicia-se as 18h30 ( Horário de Brasilia), com transmissão do DAZN.

Último confronto 

O São Paulo na última terça-feira (17) enfrentou a equipe do Mogi basquete e venceu de forma avassaladora. Com o favoritismo ao lado do tricolor devido a maior qualidade do seu elenco, os comandados de Cláudio Mortari fizeram valer a expectativa e venceram por 112 a 75. Com um primeiro quarto privilegiando a defesa, a equipe melhorou seu desempenho ofensivo com o passar dos minutos e conquistou a vitória sem sustos.

A partida começou com muitos erros das duas equipes facilitando o trabalho defensivo de ambas. Demonstrando muita intensidade na marcação desde o início, o São Paulo conseguiu tirar o volume de jogo de Fúlvio e construiu sua vantagem na primeira etapa devido a um ótimo início de um dos jogadores mais regulares do plantel até aqui: Corderro Bennett.  Anotando 10 dos 20 pontos, o ala liderou a equipe são-paulina no primeiro período.  Com um segundo período  deveras equilibrado, a rotação fez a total diferença no restante do confronto. Com Kenny Dawkins inspirado vindo do banco, aliado a uma defesa forte e um ataque capaz de anotar 41 pontos num só período, coube a equipe apenas administrar o confronto até o fim, propiciando uma minutagem bem distribuída por todo elenco evitando maiores desgastes para a sequência da competição.  Mais uma vez ficou demonstrado o amplo poderio ofensivo da equipe, com seis atletas anotando pontos na casa dos dois dígitos.

O adversário – Pinheiros 

Sexto colocado na última edição do Novo Basquete Brasil (NBB) , o Pinheiros agora comandado pelo técnico David Pelosini, vive uma realidade totalmente diferente nessa temporada em crise agravada devido a pandemia de Coronavírus.  Com o elenco recheado de jovens, a equipe da capital paulista fez valer o seu conhecido papel de clube formador e obteve um basquetebol competitivo em todo  Campeonato Paulista.

Destaques conhecidos da equipe já a algumas temporadas, o ala-armador Corderro Bennett, o armador Kenny Dawkins, e o ala Isaac Rafael agora defendem o São Paulo.  Entre outras baixas,  o time Pinheirista foi ao mercado atrás apenas de reforços pontuais para dar um toque de experiência a essa equipe jovem. Os alas Humberto e Gustavo Basílio os pivôs Wesley Sena e Guilherme Teichmann  e o armador Mauro Zubiaurre  vieram ao Esporte Clube Pinheiros para auxiliar os destaques de LDB , Danilo Sena, Gabriel Campos, Rafael Munford, Valter e o já mais experimentado Jonas Buffat.

Tendo conquistado 3 vitórias em 7 jogos no Campeonato Paulista, o início dessa equipe jovem foi deveras animador. Demostrando um basquete competente e uma intensidade muito grande dos dois lados da quadra, o Pinheiros conseguiu uma grande vitória encima do Paulistano logo na primeira fase demonstrando que não viria apenas para competir nessa temporada. Contudo, com derrotas para Bauru e Franca na segunda fase do torneio, não conseguiu a classificação para o final four da competição estadual.

Já o início do NBB não foi nada animador. Com duas derrotas nas duas primeiras partidas ( 80 a 60 para Franca e 76 a 74 para o Corinthians) a equipe da capital ainda busca se encontrar dentro da competição. Com o ala-armador Valter sendo o cestinha da equipe com médias de 12 pontos e o pivô Guilherme Teichmann liderando a equipe em rebotes e eficiência o time Pinheirista tem a dura missão de parar o ataque são-paulino que vem de duas vitórias com médias  espetaculares acima dos 100 pontos se quiser conquistar a sua primeira vitória na competição.

O jogo

A expectativa é de um jogo sem sustos para o São Paulo. Com a equipe do Pinheiros ainda demonstrando uma certa irregularidade no início da competição e os comandados de Cláudio Mortari com a confiança em seu mais alto patamar, a tendência é que mais uma vez a equipe possa ser dominante no ataque e fulminante no perímetro como vem sendo. Cabe a equipe da capital tentar impor uma intensidade defensiva grande como foi no duelo pelas equipes no Campeonato Paulista e contar com uma noite ruim do tricolor no seu principal fundamento que é a bola de três pontos.

Vale lembrar que na estréia das equipes na competição estadual, o ritmo tanto ofensivo como defensivo da equipe adversária chamou a atenção, porém também era a estreia do São Paulo e os jogadores não estavam no seu melhor ritmo tanto tecnicamente, como fisicamente e também em entrosamento. Imagino que uma marcação em zona seria uma alternativa para testar o aproveitamento do tricolor e criar dificuldades no garrafão. Outro ponto que pode ser aproveitado, é a defesa são-paulina que não fez um bom estadual, porém vem ganhando confiança após duas ótimas apresentações na atual competição.

FICHA TÉCNICA

Jogo: São Paulo x Pinheiros

Local: Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP).

Data e Horário: 19 de novembro, 18h30 (Horário de Brasília)

Transmissão: DAZN

PROVÁVEIS TITULARES

São Paulo : Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Jefferson (Renan Lenz) e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Pinheiros: Jonas Buffat, Guilherme Teichmann, Rafael Munford, Humberto Luiz e Mauro Zubiaurre. Técnico: David Pelosini.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.