Análise dos zagueiros – Bruno Alves e Aderllan

Aderllan e Bruno Alves disputam vaga de titular. (Foto: Reprodução)

O São Paulo vive um dilema nas últimas semanas que é de quem jogará no lugar do Arboleda, zagueiro que está suspenso e não poderá enfrentar a Ponte Preta no próximo sábado (9), portanto a disputa ficou entre dois zagueiros ‘desconhecidos’ do torcedor são-paulino, são eles Aderllan que veio do Valência-ESP e Bruno Alves vindo do Figueirense.

Aderllan Santos

Aderllan Santos, zagueiro experiente, 28 anos, começou no futebol pernambucano, Salgueiro e Araripina, mas foi em Portugal que conseguiu alcançar seu auge na carreira, primeiro em uma boa passagem pelo Trofense-POR, onde chegou na temporada 2010-11 e fez apenas 8 partidas, mas em 2011-12 foram 32 partidas, suas boas atuações na segunda divisão chamaram atenção do Braga.

Começou na equipe B do Braga, mas depois de 18 jogos, subiu para a equipe principal e na mesma temporada atuou 10 partidas por lá, ou seja, era o começo da melhor fase da sua carreira. Nas temporadas 2013-14 e 2014-15 foram 37 e 41 partidas respectivamente, titularidade absoluto conquistada com bons jogos, destacando sua boa impulsão, força física e antecipação das jogadas, com essas características ajudou a equipe na conquista da Taça da Liga 2012-13. Para a temporada 2015-16 não durou 2 jogos na equipe portuguesa e acabou sendo adquirido pelo Valência-ESP por 9,8 milhões de euros (R$ 36 milhões).

O desempenho na equipe espanhola foi muito aquém do esperado, o contrataste do que aconteceu em Portugal, mesmo que na primeira temporada tenha atuado em 28 jogos, o defensor chegou na pressão por ter sido uma contratação ‘badalada’ e para substituir justamente Otamedi, zagueiro da seleção argentino, o resultado foram duas temporadas muito ruins assim como o Valência não fez boas temporadas.

Bruno Alves

Bruno Alves, 26 anos, surgiu na base do Figueirense em 2011, mas rodou por equipes de menores expressão como Ribeirão-POR, Metropolitano-SC, Barretos-SP, São José-SP, CRAC, após algumas temporadas sendo emprestado, o defensor foi ter sua chance na equipe que lhe revelou apenas em 2015.

Na temporada de 2015, o Figueirense foi vice-campeão estadual e disputou a Série A do Brasileirão, e o Bruno Alves atuou em 28 ocasiões na temporada, ajudou sua equipe a se manter na primeira divisão, mesmo que tenha sido por apenas um ponto e a defesa tenha sofrido 50 gols em 38 jogos, Bruno fez uma temporada regular.

Foi no ano de 2016 que Bruno Alves fez seu maior número de jogos, foram 57 partidas realizadas e também justamente a temporada na qual teve seu melhor desempenho dentro de campo, inclusive no perfil do SPFC 24 Horas do Twitter, cheguei a cita-lo como opção para reforçar o São Paulo em 2017. O Figueirense foi rebaixado no Brasileirão daquele ano, Bruno Alves inclusive fez uma má partida contra o São Paulo dentro do Morumbi, mas no geral mostrou ser um zagueiro inteligente, de bom posicionamento, afinal foram 53 desarmes e 311 rebatidas no Brasileirão 2016, sendo assim um dos defensores com melhores números defensivos no campeonato, sendo assim um dos fatores que fez o torcedor do Figueirense respeita-lo mesmo após a queda da equipe e chamou atenção do técnico Dorival Júnior.

Neste ano, o Figueirense vive uma crise complicada tanto dentro como fora de campo, mesmo assim o zagueiro segundo os próprios torcedores era considerado um dos únicos que se salvava tanto pela qualidade quanto pela disposição dentro de campo, que repita esses dois fatores no São Paulo.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.