Análise dos jogadores que representarão o São Paulo na Copinha 2020

Por Fábio Martins e Igor Santos

(foto:reprodução)
(Foto: Reprodução)

O São Paulo estreia amanhã na Copa SP contra o Operário-PR de Ponta Grossa. Os paranaenses disputam profissionalmente a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e a primeira do Estadual. O maior destaque para a Copinha é o atacante Petric.

O que esperar do São Paulo para o torneio? Vou falar um pouco sobre cada atleta que vai participar, as principais características e o que cada um pode fazer diante das funções.

Goleiros

Temos três ótimos goleiros, mas, que pouco jogaram em 2019, pois, o técnico Orlando Ribeiro utilizou Thiago Couto na maior parte do ano, porém o mesmo não tem mais idade para a competição.

Arthur Gazze e Eduardo nasceram em 2000 e são bem altos e Matheus Cunha nasceu em 2001, os três goleiros tem bom potencial, sabem sair jogando bem com os pés. O provável titular é o Arthur Gazze, 19 anos, que fez cinco jogos em 2019, e era a opção constante no sub-20.

Arthur Gazze (BRA)

Zagueiros

Já no setor defensivo a única certeza que temos é Lucas Fasson como titular da equipe, o jovem zagueiro que fez dupla com Morato no sub-17, depois no sub-20 conquistando o título da Copa RS de 2018. Fasson inclusive esteve a frente do ex-companheiro, e hoje é tido como uma promessa, em breve estará nos profissionais.

Fasson (BRA)
Fasson

Matheus Vieira veio da Portuguesa Santista foi reserva no sub 17 e em 2019 fez 30 jogos pelo sub-20, é bom zagueiro e tem a possibilidade de ser o titular com Fasson.

Resultado de imagem para matheus vieira são paulo zagueiro
Matheus Vieira

Facundo que também é zagueiro, tem família argentina, mas, nasceu em Curitiba e curiosamente foi indicado ao São Paulo pelo médico do ex-técnico Cuca. Fez um teste no clube durante 15 dias e foi promovido, jogou pouco em 2019, apenas 3 vezes, mas foi regular.

Yago chegou em Setembro emprestado pelo Juventude, tem boa saída de bola e é a outra possibilidade de ser titular ao lado de Fasson. Digamos que Yago e Matheus estão brigando pela vaga.

Para completar o setor defensivo temos Luizão que foi capitão do sub 17 é alto e muito forte, é o primeiro ano de sub-20 e é provável que seja preparado pra próxima Copa SP.

Laterais

Falando agora das laterais, posição onde o clube sofre anos no profissional e todo ano tem a expectativa de surgir um talento para a posição.

Sena (BRA)
Lucas Sena

Na lateral-direita temos Lucas Sena como o principal jogador da posição, em 2019 teve algumas lesões no joelho o que atrapalhou a continuidade do atleta é boa aposta para a posição. Na Copinha de 2019, quem tem boa memória, vai lembrar que o jovem lateral entrou em várias partidas durante a campanha do título, e mostrou potencial, é habilidoso e ágil.

Como reserva de Sena temos Nathan, apenas 16 anos, que foi dispensado do sub 14 porque era atacante e voltou no sub 17 como lateral direito, onde se destacou no Campeonato Paulista.

Resultado de imagem para wellington lateral são paulo
Welington (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Welington, lateral-esquerdo nasceu em 2001, com 17 anos já tinha pulado pro sub 20, foi muito bem na conquista do titulo do ano passado, avança e defende bem com o físico muito acima.

Anilson, lateral de 18 anos, atuou apenas 4 vezes em 2019, todas as partidas entrando no decorrer. É apenas uma opção da posição.

Os laterais-esquerdos Patryck e Gabriel Rodrigues acabaram de subir do sub 17 mas tem muito potencial, principalmente o Patryck, que representou a seleção brasileira sub-17 na conquista do Mundial sub-17 de 2019, e esteve no elenco profissional no último jogo do Brasileirão 2019.

Meio de campo

Agora falando do setor de meio campo temos Talles Costa como volante, o atleta está no São Paulo desde o futsal sub 10, jogava com meia e foi recuando. Outro que participou do título do Mundial sub-17, e demonstrou qualidade na campanha.

Marcos (BRA)
Marcos Jr

Marcos Junior é um marcador firme, famoso carrapato, bom vigor físico entrou alguns jogos dessa Copinha e foi bem. É volante, mas também já fez a lateral-direita, é um jogador muito útil dentro do grupo.

JP Iseppe esteve em treinamentos na semana antes da última rodada do Brasileirão 2019, mas acabou não indo para a partida. É um primeiro volante marcador, de pegada, também já atuou na lateral e foi capitão em outras categorias.

Gabriel Falcão contém ótimo potencial, volante marcador que sabe sair jogando, ele jogava mais avançado e devido a ótima qualidade de passe foi sendo recuado para começar o jogo lá de trás.

Resultado de imagem para ed carlos são paulo
Ed Carlos (Divulgação)

Ed Carlos tem um potencial enorme,  é o famoso meia clássico canhoto com ótimo passe, tem tudo para se destacar nessa Copinha. O meia atuou em alguns jogos na Copinha 2019, mas não conseguiu desempenhar seu melhor futebol no sub-20, na categoria anterior sobrava na qualidade e fator decisivo.

Antônio Falcão que não tem nenhum grau parentesco com o meia Gabriel Falcão, é apenas apelido mesmo. O jogador é um meia que chuta muito forte e tem uma ótima bola parada que faz muita diferença nessas competições. Surgiu no sub-20 depois da conquista da Copinha 2019, portanto não participou daquele título, mas atuou muito durante a temporada do sub-20.

Victor Hugo é um meia atacante de muita qualidade, está bastante tempo no clube, mas no sub 17 se machucou e não jogou muito, vai mostrar o futebol agora.

Resultado de imagem para rodrigo nestor copinha 2019
Rodrigo Nestor (Divulgação)

Nestor que dispensa comentários é o maior destaque do time, craque! Já fez uma Copa SP muito boa em 2019, é um jogador canhoto e tem habilidade com a direita também. Pode jogar de segundo volante ou meia próximo a área. Olho nele, em breve estará nos profissionais.

Atacantes

Antonio Galeano (PAR)
Antonio Galeano

Antônio Galeano que é paraguaio e tinha contrato até dezembro de 2019, renovou o empréstimo até o final desse ano. Era meia e virou ponta e acabou indo muito bem na posição, tem ótima finalização e deve ser reforço para o profissional.

Vitinho é bastante comentado, bem habilidoso, finaliza bem, entrou em alguns jogos na Copa SP de 2019 e fez gol. Tem potencial para subir, precisa melhorar apenas as tomadas de decisões, pode ser muito útil para uma possível saída de Antony.

Ricardinho, centroavante que se destacou no Flamengo de Guarulhos, entrou em muitos jogos durante a temporada de 2019, mas faltou sequência como titular, pode ser a oportunidade na Copinha!

Resultado de imagem para JUAN SÃO PAULO CSA
Juan, o segundo a esquerda, esteve no time que atuou contra o CSA

Juan se destacou no sub 17 é centroavante, jogou o último jogo do Campeonato Brasileiro pelo profissional e tem chances de ir bem na Copinha. Veio do União Barbarense. Perdeu a copa do mundo sub 17 por lesão, vale ficar de olho no garoto.

Kevin era meia, mas, o técnico Orlando o utilizou como centroavante e foi bem na posição, pode ser uma surpresa no setor.

Gustavo Maia é ponta e chega bem na área, tem ótima finalização, é boa aposta. No sub-17 era um dos principais jogadores, no sub-20 teve um começo positivo, foram 28 jogos, 8 gols, sendo que como titular foi apenas 4 jogos.

CONFIRA ⇒ Os cinco destaques para a edição de 2020

Cauê acabou de subir do sub 17, é um meia atacante que foi utilizado como centroavante também e foi bem na posição, fez gols importantes na conquista do Paulista sub 17.

Infelizmente, o trigésimo inscrito, Marquinhos, sofreu uma lesão e ficará de fora da competição. Era outro vindo do sub-17, mas que seria muito útil, jogador habilidoso, ponta de qualidade, fará falta na competição.

E o técnico?

Orlando Ribeiro começou no sub-15 do São Paulo, trabalhou muito tempo no sub-17 do clube, conquistou títulos, assumiu o sub-20 no fim de 2018 e logo conquistou a Copinha no começo de 2019. É um técnico tranquilo no jeito de falar, lidar com situações, porém exige bastante de organização, do jogo coletivo, e é o que tem frisado neste processo de preparação do novo elenco do sub-20.

Análise geral

É uma equipe com muita qualidade, mas, que ainda não tem um grande entrosamento. Isso vai vir durante a competição e esperamos que aconteça rápido. Vale ficar ligado para vermos quem poderá reforçar o elenco profissional. Minhas principais apostas para a competição são em Fasson, Welington, Ed Carlos, Nestor, Vitinho e Galeano.

CONFIRA ⇒ Orlando Ribeiro falou sobre o trabalho com o jovem time na Copinha 2020

Vamos ficar de olho e torcer em busca do quinto título para o tricolor paulista. O jogo de sábado (04) acontecerá em São Bernardo às 16h com transmissão da Cultura e SporTV. Depois encara o Palmeira-RN, no dia 7, às 21h30 e o EC São Bernardo, no dia 10, às 21h30.

Deixe um comentário