Análise do reforço – Igor Vinícius

(Foto: saopaulofc.net)

O lateral-direito Igor Vinícius foi o primeiro reforço do São Paulo confirmado para 2019, por isso ele abre a sessão ‘Análise do Reforço’ que traremos durante a semana.

Igor Vinícius, 21 anos e 1m73 de altura, surgiu na base do Santos, jogou a Copinha em 2015 e 2016, na primeira edição que participou do sub-20 só fez uma partida, mas no ano seguinte foram quatro partidas, o Santos caiu cedo na competição… Ainda em 2016, o lateral-direito jogou duas partidas no profissional, as únicas com a camisa do Santos, foi nos dois jogos contra o Santos-AP na primeira fase da Copa do Brasil, na ida entrou no segundo tempo e na volta jogou os 90 minutos.

Nascido em Sinop-MT, terra onde Rogério Ceni começou a carreira, Igor Vinícius seguiu para o Santos, onde ficou oito anos na base do clube e se alto definiu na época: “Eu gosto de apoiar muito, apoio bastante, tenho certa facilidade de ir pelo meio por ter jogado como volante, mas a principal característica é a intensidade, consigo manter durante o jogo inteiro”.

Sem espaço na equipe santista, Igor Vinícius seguiu para o Ituano em 2018, e começou muito bem, logo na estreia marcou gol contra o São Caetano, manteve a titularidade e foi um dos destaques do Ituano na competição, foram 11 jogos, 2 gols marcados e uma assistências. Sua eficiência de passe foi de 75%, média de 2 interceptações e 1.5 cortes por jogo, não sofreu muitos dribles, a média foi 0.9 por jogo, ou seja, passou jogos sem sofrer. Em contrapartida também não driblou tanto, média de 0.7 por jogo, 62% foi completado.

O [Igor] Vinícius tem uma base muito boa, do Santos. Veio para o Ituano, jogou um Campeonato Paulista e convenceu, foi o dono da camisa 2. Foi para a Ponte Preta também, é um jogador que domina a ala direita, tanto para defender como para atacar. Ele tem essa volúpia de ir e voltar. Acho que é um jogador que irá se encaixar muito bem no São Paulo”, disse Juninho Paulista à Gazeta Esportiva.

Com um Estadual seguro, o lateral foi emprestado para a Ponte Preta que disputa a Série B do Brasileirão 2018, chegou na reserva, mas logo teve chance como titular e assim foi até a 31ª rodada, quando sofreu lesão, perdeu quatro rodadas, retornando na 36ª rodada, ficou no banco nasúltimas rodadas, entrando apenas na 38ª rodada, jogo que podia ter sido do acesso, ao todo foram 33 jogos pela Ponte Preta.

CONFIRA ⇒ Análise do Léo Pelé, lateral-esquerdo que reforça o São Paulo em 2019

Pela Ponte Preta somente considerando os 30 jogos no Nacional, Igor Vinícius teve números melhores que do Ituano, foram 6 assistências, melhorou sua eficiência no passe para 82%, aumentou as interceptações para 2.4 por jogo, e deu 1.7 desarmes por partida. Também aumentou um pouco os dribles sofridos para 1.1 por jogo, e também os dribles realizados para 1.1, sendo 65% deles completados.

Com apenas uma temporada como profissional, não é tão simples detalhes as características do jovem jogador, mas é esperado um lateral intenso, que gosta de apoiar ofensivamente, mas que contém números relevantes na defesa ao menos na Ponte Preta. Outro detalhe é que trocou muitos passes e a maioria na parte ofensiva do campo, teve um momento da temporada que foram 885 passes, sendo 755 certos (85% de aproveitamento), isso em 19 jogos como titular.

Segundo melhor lateral-direito da Série B 2018, Igor Vinícius só perdeu para Guga do Avaí, segundo jornalistas e também na minha visão, já que o lateral do time catarinense foi mais decisivo.

Ponto forte

É um lateral jovem e veloz com característica ofensiva, mas que durante a Série B demonstrou intensidade e bons números defensivos, ou seja, ao mesmo tempo que busca o apoio, deixou a defesa desprotegida.

Ponto fraco

Apenas uma temporada como profissional, pode ser positivo pelo fato de evoluir, mas com o time pressionado, vai precisar agarrar as chances que tiver, caso demore para engrenar, poderá ser mais um atleta que não terá muitas chances…

Curiosidade

Atuando pelo Ituano enfrentou o São Paulo no Paulistão 2018, fez uma boa jogada no começo da partida, mas o gol surgiu pelo seu setor, cruzamento surgiu dali, depois teve bate e rebate na área, e o Cueva empatou a partida, na marcação sofreu, o Tricolor explorou muito o setor…

Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fiquem a vontade nos comentários

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.