Análise do adversário – Vitória – 12ª Rodada

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 12 de junho, o São Paulo encarará o Vitória pela 12ª rodada do Brasileirão 2018, o último jogo antes da pausa para a Copa do Mundo 2018, enquanto o Tricolor Paulista mira terminar essa primeira parte do torneio no G-4, o Vitória quer se distanciar do Z-4.

Será o jogo 48 do duelo entre São Paulo e Vitória, na história até agora são 28 vitórias do São Paulo, 9 empates e 10 vitórias do Vitória, mas com um adendo importante que a equipe baiana nunca venceu o São Paulo como visitante, portanto jejum segue vivo.

No Vitória desde o meio de 2017, Vagner Mancini conhece bem a casa, já é a quinta passagem como treinador do clube, antes em 2015 e 2016 já havia treinado a equipe, retornando na temporada passada para novamente tentar salvar o clube do rebaixamento. Em 2018 o Vitória atuou em 40 jogos, venceu 19, empatou 8 e perdeu 13, perdeu a final do Campeonato Baiano para o Bahia, chegou até as oitavas da Copa do Brasil, destaque por eliminar o Internacional na quarta fase, mas acabou caindo para o Corinthians, já na Copa Nordeste foi eliminado nas quartas de final pelo Sampaio Corrêa.

VEJA ⇒ Pré-jogo de São Paulo e Vitória no Morumbi

Com 68 gols marcados e 54 sofridos, o Vitória é um time inconstante na temporada, os últimos jogos comprovam isso, conseguiu um empate em 1 a 1 com o Botafogo no Rio de Janeiro, mas em seguida perdeu em casa, 3 a 2 para o Inter, e foi goleado pelo Santos na Vila Belmiro, 5 a 2, porém nos últimos dois jogos conseguiu não sofrer gols, venceu a Chapecoense por 1 a 0 e empatou fora de casa com o Corinthians no último sábado (9). No Brasileirão amargam a 15ª posição, 12 pontos em 11 jogos, venceu 3, empatou 3 e perdeu 5. Vale ressaltar que o Vitória marcou gol em quase todos os jogos, com exceção do empate em 0 a 0 com o Corinthians, e também tinha sofrido gol em todos, menos nos dois últimos contra Chapecoense e Corinthians.

 

O técnico Vagner Mancini não é daqueles que jogam na retranca, gosta de jogos francos, e conta com um time veloz para conseguir manter o padrão dentro de um jogo, sendo assim um dos motivos da equipe ter fragilidade defensiva, mas ao mesmo tempo consegue marcar gols contra adversários que brigam por posições acima como o Flamengo, Corinthians e Internacional.

Com um esquema ‘diferente’, Mancini costuma aderir ao 4-2-4 com Elias, Cedric, Ramon, Bruno Bispo e Jeferson; Lucas Marques, Rodrigo Andrade e Neilton; Wallyson, Rhayner e André Lima. Sem contar com a dupla de zaga titular, Kanu (suspenso) e Aderllan (questão contratual), o treinador do Vitória teve que fazer mudanças na dupla de volantes, mas deve manter o quarteto ofensivo, inclusive três deles com passagem pelo São Paulo, e o Rhayner que chegou a ficar próximo do clube. Sobre o estilo, Neilton atuando como um meia-atacante de movimentação, Rhayner e Wallyson jogam pelos lados, com muita movimentação e velocidade, ajudam na recomposição, caso repita o jogo anterior que deu certo contra o Corinthians, será isso, mas é possível que opte por tirar algum jogador ofensivo e escale algum atleta para ajudar no meio de campo como Uillian Correa.

O São Paulo faz um bom início de Série A e é sempre um adversário forte em sua casa, diante do seu torcedor, mas queremos encerrar bem a nossa participação”, disse o ex-são paulino Aderllan que não atuará na partida, seguiu discurso de todo elenco de respeito, mas acreditam no resultado positivo.

O artilheiro do time e o destaque é o Neilton, atleta que pertencia ao São Paulo em 2017, mas foi liberado para acertar com a equipe baiana, na temporada são 34 jogos e 18 gols, tem sido peça fundamental para o time, em seguida na artilheiro outros ex-são paulinos, Denilson que também atuou no Tricolor em 2017, está na reserva, mas já foi titular do time e fez 11 gols em 27 jogos, em terceiro André Lima com 8 gols em 23. Este que inclusive falou em entrevista que costuma fazer gols no São Paulo e que aposta na lei do ex para o jogo, contando também com o Neilton…

Ponto forte: Velocidade, o Vitória é uma equipe que incomoda pelo seu jogo intenso, jogadores velozes no ataque e também no apoio das laterais, quando bem organizado taticamente, costuma atrapalhar bastante a vida dos adversários.

Ponto fraco: Sistema defensivo, o Vagner Mancini sofre para arrumar as defesas, e no Vitória já virou rotina, time sofre muitos gols, apesar de vir dois jogos sem ser vazado, a dupla de zaga para esse jogo foi alterada e pode prejudicar a vida da equipe baiana. Outro fator prejudicial é o cansaço físico, segundo o próprio treinador da equipe, o Neilton e outros atletas estão se desgastando bastante pelo ritmo de jogos.

Fique de olho: Neilton, o ex-são paulino que quase não atuou no Morumbi em 2017, foi para o Vitória e assumiu o time, ajudou na campanha de reação no Brasileirão de 2017, e tem sido a principal arma do clube baiano em 2018.

Reencontros: Ataque de ex-são paulinos, Neilton e Denílson atuaram no clube em 2017, poucos jogos, já André Lima foi dos tempos consagrados do Tricolor, lá em 2008-09, também não atuou muito, e por fim o atacante Wallyson, outro que atuou pouco, este em 2013, somados é provável que não chegam a 50 jogos juntos pelo São Paulo, mas a equipe baiana reuniu todos eles. Do nosso lado temos o Tréllez que começou 2018 jogando pelo Vitória.

Caso tenha alguma informação ou correção, comente…

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.