Pré-jogo: São Paulo quer manter tabu histórico contra o Vitória e mira permanência no G-4 para tranquilidade na pausa da Copa do Mundo

(Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

Em duelo de opostos na classificação, o 3ª colocado, São Paulo e o Vitória, 15ª colocado, ambas equipes miram terminar a paz neste período de pausa para a Copa do Mundo, portanto precisam vencer, o Tricolor para seguir dentro do G-4 e perto do líder, enquanto a equipe baiana precisa vencer para distanciar do Z-4, caso contrário pode entrar na zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

Jogo: São Paulo x Vitória, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)

Data: Terça-feira, 11 de junho de 2018

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza (ambos do MG)

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 47
Vitórias do São Paulo: 28
Empates: 9
Derrotas: 10
Gols do São Paulo: 91
Gols do Vitória: 51
Primeiro jogo: Vitória 0×0 São Paulo – Salvador, Amistoso 1954
Último jogo: Vitória 1 x 2 São Paulo – Barradão, Campeonato Brasileiro de 2017
Maior vitória: São Paulo 4 x 0 Vitória – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 1990
Maior derrota: Vitória 5×1 São Paulo – Barradão, Campeonato Brasileiro de 2000

ÚLTIMOS CONFRONTOS

Em 2017, São Paulo e Vitória se encontraram duas vezes, ambos pelo Campeonato Brasileiro, equipes que viveram momentos complicados na temporada, lutaram contra o rebaixamento mas acabaram escapando. No jogo de ida ainda no começo do Brasileiro, o São Paulo de Rogério Ceni venceu o Vitória por 2 a 0, gols de Pratto e Thomaz, o meio-campista fez a diferença na partida que não estava tão fácil…

No jogo de volta, o São Paulo já estava em ritmo de recuperação, e vitória por 2 a 1, gols de Militão e Cueva, este que começou na reserva, mas marcou um gol olímpico, pela equipe baiana, o atacante Tréllez marcou, o mesmo que está atuando pelo São Paulo em 2018. Antes do jogo, o zagueiro Kanu, que para o jogo deste ano está suspenso, disse que o time iria trabalhar durante a semana para ‘atropelar o São Paulo’, pois perderam e teve que ouvir, Petros foi um dos que respondeu na mídia.

CURIOSIDADE

O São Paulo nunca perdeu para o Vitória em São Paulo, a maioria dos jogos ocorreu no Morumbi, mas teve desafios no Pacaembu e Arena Barueri durante os últimos anos, a vantagem são-paulina é grande:

  • São Paulo 0 X 0 Vitória – 10/09/1989 – Campeonato Brasileiro 1989
  • São Paulo 4 X 0 Vitória – 24/10/1990 – Campeonato Brasileiro 1990 
  • São Paulo 2 X 2 Vitória – 01/09/1994 – Campeonato Brasileiro 1994 
  • São Paulo 2 X 0 Vitória – 18/11/1995 – Campeonato Brasileiro 1995 
  • São Paulo 2 X 2 Vitória – 08/04/1997 – Copa do Brasil 1997 
  • São Paulo 3 X 1 Vitória – 20/09/1997 – Campeonato Brasileiro 1997 
  • São Paulo 3 X 0 Vitória – 02/05/2001 – Copa do Brasil 2001 
  • São Paulo 3 X 2 Vitória – 14/11/2002 – Campeonato Brasileiro 2002 
  • São Paulo 3 X 1 Vitória – 23/11/2003 – Campeonato Brasileiro 2003 
  • São Paulo 2 X 1 Vitória – 05/08/2004 – Campeonato Brasileiro 2004 
  • São Paulo 2 X 1 Vitória – 23/10/2008 – Campeonato Brasileiro 2008
  • São Paulo 2 X 0 Vitória – 14/11/2009 – Campeonato Brasileiro 2009
  • São Paulo 2 X 0 Vitória – 06/10/2010  – Campeonato Brasileiro 2010
  • São Paulo 3 X 2 Vitória – 05/10/2013 –  Campeonato Brasileiro 2013
  • São Paulo 3 x 1 Vitória – 10/08/2014 – Campeonato Brasileiro 2014
  • São Paulo 2 x 0 Vitória – 15/06/2016 – Campeonato Brasileiro 2016
  • São Paulo 2 x 0 Vitória – 08/06/2017 – Campeonato Brasileiro 2017

De 1989 para cá, são 17 jogos, 14 vitórias do São Paulo e apenas três empates, sendo que o último foi em 1997 na Copa do Brasil, ou seja, domínio são-paulino é enorme…

São Paulo quer assegurar vaga no G-4

O São Paulo quer ir para a pausa da Copa do Mundo com a tranquilidade de estar entre os três primeiros colocados, seja na terceira colocação que é a de momento ou em segundo como ainda é possível, para isso é preciso fazer valer o favoritismo e vencer o Vitória dentro do Morumbi.

Depois de dois jogos sem vencer, contra Palmeiras e Internacional, ambos em São Paulo, a equipe são-paulina se recuperou com vitória importante contra o Atlético Paranaense e chega com moral para o jogo contra o Vitória, a confiança está em alta, mas os atletas adotam o discurso de ‘pés no chão’ e ‘muita atenção’ em cada jogo, principalmente com o Vitória que surpreendeu o Corinthians em Itaquera no mesmo dia que o São Paulo quebrava o tabu na Arena da Baixada, a equipe baiana empatou em 0 a 0, mas incomodou o adversário.

CONFIRA ⇒ Relacionados para a 12ª rodada

Sempre imprevisível, o técnico Diego Aguirre deve buscar uma escalação ofensiva, portanto o volante Araruna que atuou aberto pelo lado direito contra o Atlético Paranaense, deve ser banco, enquanto algum jogador ofensivo deve entrar no setor, o favorito é o Lucas Fernandes que começou titular contra o Internacional.

Vitória busca distância do Z-4

Vindo de uma vitória em casa contra a Chapecoense e empate em Itaquera com o Corinthians, o Vitória quer confirmar o bom momento no Morumbi, afinal o time segue próximo da zona de rebaixamento, apenas três pontos separam a equipe da degola, ou seja, podem até empatar para garantir a pausa da Copa do Mundo com uma certa ‘paz’ para trabalhar.

VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Vitória

Além de querer folga na classificação, o Vitória busca quebrar um tabu histórico que é nunca ter vencido o São Paulo como visitante, e o ex-são paulino André Lima tentou explicar sobre a busca do resultado histórico dentro do Morumbi.

Vejo de uma maneira assim: tabus são para serem quebrados. Não significa que nós vamos quebrar. Ao mesmo tempo, também, se não quebramos, vai continuar. Não somos nós, os atletas de hoje, que estamos com esse tabu. É o clube, a instituição em si. Para a gente quebrar esse tabu, a gente tem que ser cirúrgico. O que é ser cirúrgico? Não tomar o gol e, na hora que tiver a oportunidade, fazer. E depois, é claro, automaticamente, nos defendermos e sairmos no contra-ataque para que possamos conquistar os três pontos”, falou André Lima.

A equipe baiana não contará com a dupla de zaga titular, Kanu por conta do terceiro amarelo e o Aderllan devido ao contrato com o São Paulo, já que o empréstimo foi repassado da equipe paulista para o Vitória. Além de André Lima e Aderlan, o ex-são paulino Neilton atuará no jogo e falou sobre o duelo, vale ressaltar que neste final de semana, o Vitória atuou contra o Corinthians em São Paulo, portanto não teve viagem.

Nesse jogo contra o São Paulo, não vai ser diferente do jogo contra o Corinthians. Atacamos, tivemos oportunidades de gols e defendemos bem”, Neilton ainda citou que o São Paulo vive boa fase e que a equipe baiana está preparada para quebrar o tabu.

O atacante André Lima ainda deixou o seu recado sobre o jogo contra o São Paulo: “Sempre que jogo contra o São Paulo costumo deixar a minha marca lá. Aquela famosa lei do ex. Mas é muito relativo. Vale ressaltar o ponto importante de nossa defesa, nosso time, a constância”.

Prováveis times

Provável escalação do São Paulo: Sidão; Éder Militão, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nene; Lucas Fernandes, Éverton e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre

Desfalques: Rodrigo Caio (cirurgia no pé esquerdo), Edimar (entorse no joelho esquerdo), Bruno (trauma na perna esquerda), Cueva (Seleção Peruana) e Gonzalo Carneiro (reforço muscular)

Pendurados: Éder Militão, Liziero, Everton, Arboleda e Sidão

Provável escalação do Vitória: Elias, Cedric, Ramon, Bruno Bispo e Jeferson; Lucas Marques, Rodrigo Andrade e Neilton; Wallyson, Rhayner e André Lima; Técnico: Vagner Mancini

Desfalques: Kanu (suspenso) e Aderllan (questão contratual)

❗Informações adicionais

Ingresso: Adquira o seu ingresso para o jogo que acontecerá no Morumbi nesta terça-feira, qualquer duvida pode entrar em contato no nosso evento, confirmar presença no jogo ou convidar amigos por lá!

Caso tenha alguma informação ou correção, escreva nos comentários ou entre em contato conosco!

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.