Análise do adversário – Palmeiras – 9ª rodada

(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

São Paulo e Palmeiras fazem o clássico pela 9ª rodada do Brasileirão 2018, o Choque-Rei contém muita tradição, desde o primeiro jogo em 1930 são 315 jogos e um total de 841 gols marcados, no geral a equipe são-paulina leva vantagem, são 108 vitórias contra 105 dos palmeirenses, e nos últimos anos um equilíbrio, já que cada um faz com que seus domínios sejam o ‘porto seguro’.

Para o clássico do Brasileirão, o São Paulo chega em um momento melhor que o Palmeiras, ao contrário do que aconteceu no último clássico realizado no dia 8 de março no Allianz Parque quando o técnico são-paulino era quem estava sob pressão Dorival Júnior e após a derrota por 2 a 0, acabou sendo demitido, depois de três meses, é Roger Machado que chega pressionado para o Choque-Rei…

Apesar da pressão sob o treinador palmeirense, os números da equipe não são ruins em 2018, são 34 jogos, 21 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, foram 57 gols marcados e 23 sofridos, ou seja, excelentes números na temporada para o time que fez uma boa campanha na fase de grupos da Libertadores, está nas quartas de final da Copa do Brasil e chegou na final do Paulista, porém perdeu nos pênaltis para o rival Corinthians.

VEJA ⇒ Saiba todos os detalhes do Choque-Rei no nosso pré-jogo

A derrota para o Corinthians na final do Paulista, e recentemente no dia 13 de maio, pela quinta rodada do Brasileirão, são os principais motivos para o questionamento sobre o trabalho do Roger Machado, mas para piorar, depois do clássico mesmo com vitórias sobre Júnior Barranquila e Bahia, o time engatou uma sequência de três jogos sem vencer contra América Mineiro na Copa do Brasil, Sport e Cruzeiro no Brasileiro, o que gerou mais instabilidade no clube.

A pressão não é apenas em cima do técnico palmeirense, atletas como o camisa 10, Lucas Lima, e o capitão Dudu também foram alvos dos torcedores, não vivem grande fase na equipe, o discurso interno é que o clássico servirá justamente para recuperar a confiança dos atletas, ou então conturbar de vez a situação no clube como o próprio zagueiro Edu Dracena citou: “Você pode levantar de vez ou afundar”.

O pressionado Roger Machado deve vir com o esquema 4-3-3: Jailson; Mayke (Jean), Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Keno e Willian. Sem contar com titulares como Marcos Rocha (suspenso) e Borja (seleção colombiana), Roger tem duvidas para a equipe, a primeira entre Mayke e Jean, e como centroavante tem utilizado Willian, mas foi justamente após o camisa 9 ter ido para a preparação da Copa do Mundo que o time viveu essa instabilidade, falta do atleta referência? Em compensação o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o volante Felipe Melo retornam ao time.

Em 2018, o artilheiro do Palmeiras até então é o centroavante Borja, com 15 gols, em seguida os atacantes Willian e Keno empatados com oito, já Dudu fez apenas cinco gols. No ranking de assistências, o questionado Lucas Lima lidera com oito, em seguida Willian com seis, o que lhe torna o atleta que mais participou em gols do Palmeiras na temporada.

Ponto forte: Velocidade, esse é o trunfo do Palmeiras e que já venceu o São Paulo algumas vezes por esse motivo, os laterais gostam de apoiar, o Bruno Henrique é um volante de chegada, e Lucas Lima um meia de movimentação, mas o principal mesmo é o trio Dudu, Keno e Willian, todos jogadores de movimentação, os pontas gostam de partir para cima dos defensores, abrem espaço, é preciso de muita atenção em cada passo dos atacantes, um deslize pode resultar em gol adversário. Outro fator é a bola parada, no clássico em março sofremos um gol com apenas 10′ após escanteio, é preciso redobrar a atenção para evitar esse lance.

Ponto fraco: Momento, além da fase individual de alguns atletas não serem das melhores, é claro que a pressão por um resultado positivo joga contra, esse fator pode aparecer durante o jogo caso esteja empatado ou com o São Paulo na frente no placar, também pode deixar os atletas pilhados como no jogo passado contra o Cruzeiro foram seis cartões amarelos para o time palmeirense.

Fique de olho: Keno, o rápido e habilidoso costuma incomodar demais as defesas adversárias, além disso é um dos artilheiros do time na temporada com oito gols, a fase é boa mesmo com o pênalti perdido no fim contra o Sport.

Reencontro: Jean, revelado pelo São Paulo, o atleta já enfrentou a equipe de formação em outras oportunidades no Choque-Rei, mas vale ressaltar que em 2018 ele ainda não atuou, mesmo assim é cotado para atuar no clássico.

Caso tenha alguma informação ou correção, comente…

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.