Pré-jogo: Em momentos distintos, até mesmo das previsões, Choque-Rei pode selar caminhos das equipes em 2018

(Foto: Thiago D. Rodrigues/FotoRua / Agência O Globo)

Neste sábado (2) às 21 horas teremos clássico Choque Rei no Allianz Parque, o São Paulo em bom momento e na vice-liderança do Brasileirão 2018 enfrentará o Palmeiras que vive um momento delicado na temporada.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Palmeiras x São Paulo, válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data: Sábado, 02 de junho de 2018

Horário: 21h00 (de Brasília)

Árbitro: Rodolpho Toski Marques -PR (Fifa)

Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS DO CHOQUE REI

Partidas: 315
Vitórias do São Paulo: 108
Empates: 102
Derrotas: 105
Gols do São Paulo: 422
Gols do Palmeiras: 419
Primeiro jogo: São Paulo 2 x 2 Palestra Itália – Estádio da Floresta, Campeonato Paulista 1930
Último jogo: Palmeiras 2 x 0 São Paulo – Allianz Parque, Campeonato Paulista 2018
Maior vitória: São Paulo 6 x 0 Palmeiras – Estádio Rua da Mooca, Campeonato Paulista 1939
Maior derrota: Palmeiras 5 x 0 São Paulo – Pacaembu, Torneio Rio-São Paulo 1965

ÚLTIMO CONFRONTO

No dia 08 de março deste ano, o São Paulo visitou o Palmeiras na reta final do Paulistão, e foi justamente o jogo que culminou na demissão do Dorival Júnior após derrota por 2 a 0 no Allianz Parque em atuação apática do São Paulo que sofreu dois gols com 30′ do primeiro tempo, no segundo tempo com três mudanças, com Shaylon, Nene e Tréllez entrando, logo o camisa 7 deu belo passe para o colombiano que mandou no travessão, mas o time não conseguiu reagir, outro personagem foi o goleiro Jean, que não teve uma boa atuação, mas mesmo assim evitou o pior com algumas defesa, e vale ressaltar que foi graças a esse jogo que Aguirre comanda o São Paulo neste momento…

CURIOSIDADES

O São Paulo ainda não venceu o Palmeiras no seu estádio reformado, o antigo Palestra Itália e agora chamado de Allianz Parque,

  • 2015

Palmeiras 3 x 0 São Paulo – Paulista

Palmeiras 4 x 0 São Paulo – Brasileirão

  • 2016

Palmeiras 2 x 1 São Paulo – Brasileirão

  • 2017

Palmeiras 3 x 0 São Paulo – Paulista

Palmeiras 4 x 2 São Paulo – Brasileiro

  • 2018

Palmeiras 2 x 0 São Paulo – Paulista

Antes da reforma, o São Paulo já vinha em quatro jogos sem vencer no Estádio, foram duas derrotas e dois empates entre 2008 e 2010, assim como no Morumbi este com jogos quase todos os anos, são mais de 15 anos do São Paulo sem perder, ou seja, o clássico tem sido dos mandates.

Palmeiras pressionado

Mesmo com uma das melhores campanhas da fase de grupos da Libertadores e nas quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras vive um momento complicado na temporada, são três jogos sem vencer, empate com o América Mineiro em 1 a 1 na Copa do Brasil, derrotas para Sport, em casa, 3 a 2 e Cruzeiro fora de casa, 1 a 0, e pedidos de demissão do técnico Roger Machado, um dos principais motivos foi a derrota de 1 a 0 para o Corinthians na quinta rodada do Brasileirão.

Nada melhor do que jogar um clássico, em que você pode levantar de vez ou afundar”, disse Edu Dracena depois da derrota contra o Cruzeiro.

Com 21 vitórias em 34 jogos na temporada, mesmo assim o torcedor palmeirense não está satisfeito com o momento do clube, a principal torcida organizada se reuniu com o diretor de futebol do clube e também com o capitão Dudu, prometeram uma trégua para o time, mas querem resultado, afinal o time está na 10ª colocação do Brasileiro com 11 pontos, cinco pontos de distância do vice-líder São Paulo.

Estamos três jogos sem vencer, infelizmente. Isso volta. Espero que a gente possa fazer um ótimo jogo contra o São Paulo para não ser criticado, como vocês dizem”, falou o outro zagueiro titular, Antônio Carlos.

E o técnico Roger Machado, com o cargo em jogo, ao menos é o que se especula internamente, negou que a responsabilidade seja na ausência do Borja, atleta que está na seleção colombiana e assumiu a sua responsabilidade pelo momento: “Não quero individualizar em cima da figura de ninguém. O responsável do total sou eu, o treinador. A responsabilidade do mau momento é minha. Os jogadores entram para campo e fazem o que é determinado”.

São Paulo quer manter bom momento

Na vice-liderança e único invicto do Brasileirão, o São Paulo vive um grande momento na temporada, mas como o Aguirre costuma dizer, o clássico é o que costuma marcar, principalmente para os torcedores, portanto serve como um divisor de águas para o clube, caso vença se mantém entre os dois primeiros e ganha mais moral nesses últimos jogos antes da parada da Copa do Mundo.

VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Palmeiras

O técnico Diego Aguirre elogiou o técnico Roger Machado, disse que tem uma amizade com ele e que é um grande treinador, também citou que o Palmeiras é um dos cinco candidatos ao título do Brasileirão 2018, mas que a derrota inesperada em casa para o Sport deu uma certa turbulência, o que para ele não muda nada para o Choque Rei deste sábado (2).

É um clássico, tudo pode acontecer. O Palmeiras é uma das principais equipes do Brasil, tem um elenco junto há muito tempo. Sobre o tabu, sobre os problemas, a gente não se preocupa tanto com isso”, disse Petros.

Para o clássico, Aguirre deve aproveitar o bom momento do trio ofensivo: Nene, Éverton e Diego Souza, resta saber se Marcos Guilherme fará parte do ataque, ou teremos alguma novidade vinda do técnico uruguaio como a entrada de um jogador no meio de campo, entre Liziero e a manutenção de Petros, fato é que Militão e Hudson retornam de suspensão, ambos deverão começar como titulares.

Ganhar clássico é diferente. A confiança volta, dá moral ao time. É muito importante. Ou te derruba ou te joga na crise. São jogos especiais. Vai ser um jogo difícil. O Palmeiras tem uma equipe muito qualificada”, falou Éverton.

Prováveis times

Provável escalação do Palmeiras: Jailson; Mayke (Jean), Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Keno e Willian; Técnico: Roger Machado

Desfalques: Marcos Rocha (suspenso), Guerra (problema físico) e Borja (na seleção colombiana)

Provável escalação do São Paulo: Sidão; Éder Militão, Anderson Martins (Arboleda), Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Liziero (Marcos Guilherme); Nenê, Everton e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre

Desfalques: Rodrigo Caio (cirurgia no pé), Cueva (convocado), Morato (entorse no tornozelo), Gonzalo Carneiro (trabalho de reforço muscular) e Brenner (treinos com a Seleção)

❗Informações adicionais

Ingresso: Jogo de torcida única no Allianz Parque

Caso tenha alguma informação ou correção, escreva nos comentários ou entre em contato conosco!

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.