Análise do adversário – Corinthians – 14ª Rodada

(Foto: Fábio Martins | SPFFC 24 Horas)

Na 14ª rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo recebe o Corinthians, ambos vieram de uma vitória sobre um time carioca, a equipe são-paulina venceu o Flamengo, líder da competição fora de casa, pulou para a vice-liderança, e a equipe alvinegra venceu o Botafogo, em Itaquera, e está na 8ª posição do Brasileirão.

Será o quarto clássico Majestoso em 2018, o primeiro aconteceu em janeiro, vitória do Corinthians, 2 a 1 no Pacaembu, depois o reencontro na semifinal do Paulistão, no Morumbi deu São Paulo, 1 a 0 com gol de Nene que aproveitou rebote. Já em Itaquera, jogo caminhava para o 0 a 0, e o São Paulo classificado, mas no final, escanteio para os mandantes, Rodriguinho fez de cabeça, 1 a 0, e na disputa por pênaltis venceram.

VEJA ⇒ Pré-jogo do Majestoso pelo primeiro turno do Brasileirão

O Corinthians chegou em 2018 com moral de ter sido campeão brasileiro, mas perdeu sua referência, o centroavante Jô, também saiu o lateral-esquerdo Arana, mesmo assim a equipe comandada por Carille conquistou o Paulistão e começou bem a Libertadores. Pois na sexta rodada do Brasileirão, Carille se despediu da equipe e seguiu para o futebol árabe, assumiu o técnico do sub-20, Osmar Loss. A sequência do novo técnico não foi nada boa, derrota em casa para o Millonarios logo na estreia, depois derrota de virada para o Internacional, fora de casa. Na 8ª rodada, conseguiu primeira vitória, 1 a 0 sobre o América Mineiro em casa. Mas depois engatou sequência ruim, derrota para o Flamengo no Maracanã, empates em casa com Santos e Vitória, fechando com derrota para o Bahia fora de casa.

Em meio a pausa para a Copa do Mundo, o Corinthians fez três amistosos, venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no Mineirão, ainda contava com Sidcley e Balbuena, depois venceu o Grêmio em casa, 2 a 1, sendo que estava perdendo de 1 a 0 quando as equipes titulares jogaram no primeiro tempo, e por fim empatou em 2 a 2 com o Cruzeiro, também em Itaquera.

No total, o Corinthians atuou em 44 jogos na temporada, venceu 21, empatou 10 e perdeu 13, foram 60 gols marcados e 36 sofridos, sendo que a maioria dos jogos foi sob comando do Fábio Carille. Os números de Osmar Loss em jogos oficiais são de duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, com os amistosos melhora, para quatro vitórias, três empates e quatro derrotas em 11 jogos.

Com saídas importantes de Balbuena, Sidcley e Maycon, ainda sem contar com Roger, mas com retorno do Clayson, o técnico Osmar Loss mantém suspense sobre a escalação do time, caso mantenha o estilo que venceu o Botafogo será com Jonathas de centroavante no 4-2-3-1: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho e Mateus Vital; Jonathas. Mas Clayson e Jadson são opções, podendo inclusive usar um 4-2-4, tática que Carille usava, sem uma referência ofensiva e preencher o meio de campo.

O Corinthians está em transformação na sua filosofia de jogo, Tite e Carille frisavam mais o sistema defensivo, sem muita posse de bola, mas com objetividade, já Osmar Loss, mostrava na base um estilo diferente, gostava de ver seu time atacando, e com posse de bola, mas em seus primeiros jogos não conseguiu aplicar a mudança, recuou e tentou jogar no estilo dos ex-técnicos, agora com mais tempo, está novamente tentando seguir sua filosofia.

Ao mesmo tempo que perdeu peças importantes, o nosso rival buscou reforços no mercado, dois deles são desconhecidos do futebol brasileiro pelo fato de terem saído cedo, sem jogar muito por aqui, o lateral-esquerdo Danilo Avelar e o centroavante Jonathas, atuaram durante muito tempo pelo futebol europeu, não estouraram, mas se mantiveram em equipes pequenas de Itália e Espanha. Outro reforço foi o volante Douglas, ex-Fluminense, ele irá para o banco e pode estrear justamente contra nós.

O artilheiro da equipe na temporada é o meia Rodriguinho, são 11 gols marcados, sendo cinco deles no Brasileirão, em seguida o Jadson com 9 gols, Romero com 6 e Clayson marcou três. A liderança de assistências é do Romero, 7 passes para gol, em seguida Rodriguinho com 6 assistências. Jadson contém cinco, Matheus Vital e Clayson empatados com 4, Fagner tem 3.

Ponto forte

Toque de bola, eles tem uma equipe técnica e experiente, fazem o jogo rodar, por vezes até fica sufocado, mas buscam contra-ataque fatal, já aconteceu algumas vezes conosco contra eles e é preciso ficar atento. Bola parada, mesmo sem Balbuena que era peça fundamental dentro da área, a equipe deles trabalha muito esse fator, nas duas derrotas para eles em 2018, sofremos gol de escanteio, um deles no fim da partida do Rodriguinho.

Ponto fraco

Desentrosamento, com mudanças importantes no time, é possível sentirem um certo peso pelo segundo jogo oficial ser justamente no clássico, e também alguns como Renê Jr e Clayson, sem o ritmo ideal de jogo. Outro fator é que sem Clayson e Pedrinho, que devem começar no banco, o time fica um pouco previsível e lento, jogam mais no toque de bola rápido, mas sem eles, perdem em velocidade, profundidade e o drible. Por fim o sistema defensivo não é tão confiável, perderam jogador importante que era o Balbuena, e contra o Botafogo deram muito espaço, tanto que foram salvos pelo Cássio.

Fique de olho

Rodriguinho, a fase do meio-campista é ótima, está decidindo partidas, acerta chutes de fora da área, e por vezes fica sumido da partida, mas aparece de surpresa no ataque para cabecear, é preciso ter atenção!

Reencontros

Jucilei e Roger que reencontrariam seu ex-clube, estão fora, os reencontros já não são novidades, os meias Jadson e Danilo, e o atacante Emerson Sheik já reencontraram conosco diversas vezes. Já o Corinthians vai rever o zagueiro Anderson Martins, ele já atuou no clássico em janeiro.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.