Análise do adversário – Atlético-MG – 23ª rodada

(Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG)

Em jogo válido pela 23ª rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo vai visitar o Atlético Mineiro na Arena Independência, desafio normalmente difícil, no Morumbi no primeiro turno o jogo acabou em 2 a 2, sendo que o São Paulo sofreu a virada e teve que busca o empate no fim.

O Atlético Mineiro começou a temporada com Oswaldo de Oliveira, mas não durou muito, o jovem Thiago Larghi assumiu interinamente e com o tempo acabou sendo efetivado, a equipe mineira caiu cedo na Copa Sul-Americana, primeira fase, e nas oitavas de final da Copa do Brasil, o foco ficou apenas no Campeonato Brasileiro, mas as coisas não andaram como o esperado…

Começando o Brasileirão com derrota para o Vasco, os atleticanos engataram uma ótima sequência em seguida, venceu Vitória e Corinthians em casa, depois empatou com o São Paulo no Morumbi, venceu Atlético-PR na Arena da Baixada e completou vencendo o clássico contra o Cruzeiro, era um time promissor. Mas vieram duas derrotas seguidas, Flamengo e Sport, empate em casa com a Chapecoense, isso o time já eliminado da Sul-Americana e Copa do Brasil. Mas antes da pausa para a Copa, três vitórias seguidas contra América-MG, Fluminense e Ceará, deixaram a equipe na vice-liderança.

O retorno pós-Copa foi ruim, derrotas para Grêmio e Palmeiras, ambos fora de casa, foi perdendo folego na briga, viu São Paulo crescer, ainda venceu o Paraná e sofreu empate no fim contra o Bahia, seguido por uma derrota para o Inter, em casa. As vitórias contra Santos e Botafogo foram boas, porém em seguida empatou com Vasco em casa, perdeu para o Vitória fora e empatou com Corinthians, também fora, ou seja, time muito instável que acabou parando na 6ª colocação, apenas 4 pontos acima do rival Cruzeiro que é o 7ª colocado, e ficou 11 pontos do líder São Paulo.

CONFIRA ⇒ O pré-jogo de São Paulo e Atlético-MG pela 23ª rodada

Com a sequência não tão boa, o torcedor atleticano ficou muito crítico, principalmente pelos resultados em casa que decepcionaram, no total são 50 jogos na temporada, 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas, são 71 gols marcados e 47 sofridos.

Thiago Larghi tem apenas 37 anos, já comandou o time mineiro em 41 jogos, foram 20 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, 63 gols marcados e 38 sofrido, costuma ter um DNA ofensivo na sua equipe, mesmo jogando fora de casa, como vimos contra o São Paulo no Morumbi, portanto em casa não será diferente…

No primeiro turno, o Atlético Mineiro enfrentou o São Paulo com: Victor, Patric, Leo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Gustavo Blanco e Otero; Roger Guedes, Luan e Ricardo Oliveira. A equipe atuando no 4-2-3-1, explorando as velocidades dos pontas, tendo a qualidade de Gustavo Blanco na saída de bola.

No segundo turno, mudanças aconteceram, o time segue no 4-2-3-1, mas escalado com: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos (Hulk); José Welison e Adilson; Luan, Cazares e Tomás Andrade (Leandrinho); Ricardo Oliveira. 

O técnico não quis confirmar o substituto de Chará que vinha jogando pelo lado esquerdo, é provável que Tomás Andrade, caso escale Galdezani, muda o esquema, já que é volante, Nathan e Leandrinho seguem mesmo padrão Tomás, no caso do Leandrinho foi bastante elogiado pelo técnico e pode ser a surpresa no jogo, o atleta disse que está pronto para atuar 90 minutos.

“A gente ainda está definindo. A opção é desde o Galdezani no meio, como o Tomás na ponta ou o Leandrinho, que vem treinando bem e está merecendo uma oportunidade. Estamos pensando ainda e são possibilidades dentro de um grupo qualificado”, disse o técnico do Atlético-MG.

Como podem reparar, o Atlético Mineiro mudou bastante suas peças, na zaga foi por opção, Maidana, emprestado pelo São Paulo, ganhou espaço, já as outras baixas foram ruins para Thiago Larghi. O volante Gustavo Blanco sofreu uma lesão séria em julho, era um dos destaques do time, e esse desfalque é muito sentido pelo time. Já o caso do Otero e Roger Guedes, principais criadores de gols, inclusive o atacante era artilheiro do Brasileirão, com 9 gols, ambos negociados com o futebol do exterior.

O Atlético contratou muitos reforços na janela de meio de ano, principalmente para o setor ofensivo, Chará assumiu a posição de titular no ataque e vem bem, tanto que foi convocado para a seleção colombiana. Mas quem recuperou seu espaço foi o meia Cazares, dos reforços o lateral-direito Emerson e o volante José Welison estão lutando por vaga na equipe. Outros nomes como o zagueiro Martin Rea, os meias Nathan e David Terans, atacantes Denílson, Leandrinho e Edinho vão buscando espaço.

RELEMBRE ⇒ A análise do Atlético-MG no primeiro turno

O artilheiro da temporada é o experiente Ricardo Oliveira, foram 18 gols marcados, em seguida vinha Roger Guedes com 13, mas já negociado, depois Cazares com 6, Elias e Luan empatados com 5. O líder de assistência era Otero, com 9, mas já negociado, pois quem assumiu foi Ricardo Oliveira com 7 assistências, em sequência Cazares com 6 e Blanco vinha com 4.

Ponto forte

Individualidades, o Atlético Mineiro é uma equipe muito forte individualmente, tanto é que tem o melhor ataque da competição com 37 gols, muito por conta do ataque ser decisivo, antes Otero e Roguer Guedes, agora a responsabilidade está em Cazares e Ricardo Oliveira, já que Chará não atuará, mas vemos também a importância de outros atletas como Luan, Tomás Andrade, os avanços dos laterais, portanto é preciso ter uma forte marcação.

Ponto fraco

Defesa, a equipe mineiro sofreu 28 gols, número do lanterna Paraná, sendo assim a sexta pior defesa da competição, costumam falhar bastante, mesmo que com Maidana tenha entrado como titular junto com Léo Silva, e a defesa tenha melhorado um pouco nos últimos 5 jogos foram 3 gols sofridos, sendo que duas partidas o time não sofreu gol. O goleiro Victor também tem falhado em saídas de bola em cruzamentos, seja com bola rolando ou bola parada, alguns gols sofridos neste Brasileirão foi por causa disso.

Fique de olho

Cazares, o meia por vezes lembra o Cueva, alguns problemas extra-campo, preguiça em campo, mas é decisivo, tem muita qualidade técnica e velocidade, é um atleta completo quando está focado, difícil marca-lo.

Curiosidade

No primeiro turno, São Paulo de Aguirre enfrentou o Atlético-MG de Thiago Larghi, um duelo bem parelho:

CONFIRA TAMBÉM ⇒ Detalhes sobre o árbitro do jogo entre São Paulo e Atlético-MG

Reencontro

Ricardo Oliveira já enfrentou diversas vezes o São Paulo, e inclusive é desde que voltou em 2015, já marcou 8 gols contra o seu ex-time, outro que precisamos ficar de olho. Além dele, o zagueiro Maidana enfrentará o clube que ele não chegou a atuar no profissional, por fim o atacante Denílson pode reencontrar o Tricolor Paulista.

Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!

Abraços

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.