Pré-jogo: São Paulo busca mais uma vitória de líder, já Atlético-MG quer mostrar que está vivo na briga

(Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

O São Paulo vai enfrentar o sexto colocado, Atlético Mineiro, na Arena Independência nesta quarta-feira (5), em jogo válido pela 23ª rodada, os são-paulinos buscam recuperação após empate em casa, e os mineiros quer manter vantagem dentro do G-6.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Atlético-MG x São Paulo válido pela 23ª rodada do Brasileirão.

Local: Independência, Minas Gerais

Data: Quarta-feira, 05/09/2018

Horário: 21h45

Árbitro: Anderson Daronco (RS) – Confira mais sobre o árbitro FIFA e o seu histórico em jogos do São Paulo

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)

Transmissão: Globo

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 96
Vitórias do São Paulo: 34
Empates: 30
Derrotas: 32
Gols do São Paulo: 136
Gols do Atlético-MG: 119
Primeiro jogo: Atlético-MG 1×3 São Paulo – Estádio Antônio Carlos-MG, Amistoso (04 de março de 1934)
Último jogo: São Paulo 2 x 2 Atlético-MG – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 2018 (05 de maio de 2018)
Maior vitória: Atlético-MG 0 x 5 São Paulo – Arena Independência, Campeonato Brasileiro 2004 (17 de outubro de 2004)
Maior derrota: São Paulo 2×5 Atlético-MG – Morumbi, Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1969 (21 de setembro de 1969)

CONFIRA ⇒ Histórico de jogos só no Brasileirão

ÚLTIMO CONFRONTO

No primeiro turno, São Paulo e Atlético-MG se enfrentam no Estádio do Morumbi, jogo na noite de sábado do dia 05/05, quando o Tricolor Paulista abriu o placar, acabou sofrendo o empate e a virada, mas no fim, Cueva deu belo passe para Diego Souza que empatou, ali o camisa 9 começava uma nova trajetória no São Paulo, já o camisa 10 fez seu penúltimo jogo. Naquela partida, Sidão fez uma defesa espetacular, talvez a melhor que já fez com a camisa do São Paulo, após finalização de Roger Guedes, jogo estava 0 a 0.

CURIOSIDADE

A última vitória do São Paulo sobre o Atlético-MG aconteceu em 2016, e foi justamente na Arena Independência, virada, 2 a 1, Maicon e Gilberto fizeram, jogo foi válido pela penúltima rodada do Brasileirão daquele ano.

Assim como São Paulo e Fluminense na rodada passada, o duelo entre São Paulo e Atlético Mineiro costuma ter muitos gols, por vezes até placares atípicos como 4a2 de 2015, 5 a 1 de 2008, o 5 a 0 no Horto em 2004, também o 3a2 em 2010, todos a favor do São Paulo, recentemente teve o 2 a 2 em pleno Morumbi, que inclusive o São Paulo perdeu dois dos últimos 3 jogos em casa para eles, ambos por 2 a 1.

ÚLTIMO RESPIRO

O Atlético Mineiro estava forte na briga pelo título do Brasileirão, mas as últimas três rodadas, dois empates e uma derrota fizeram a equipe despencar na classificação, foi parar no 6ª lugar com 35 pontos, ficou apenas 4 de distância do rival Cruzeiro que é o primeiro fora do G-6, e viu o São Paulo abrir 11 pontos na liderança.

Talvez seja um pouco cedo ainda. Na pior das hipóteses, perdendo esse jogo, não é que a gente não teria chances. A gente sabe que tem, mas sabemos o quanto é difícil depois você vencer quatro ou cinco jogos seguidos, o que seria necessário para retomar a condição de possibilidade de título. É uma partida importantíssima. A gente segura um adversário da frente e avança, seguindo sólido dentro do G-6. Temos que vencer o São Paulo, trabalhar nisso e focar na melhor estratégia”, disse o volante Adílson.

Apesar do sonho distante do título, a realidade do Atlético Mineiro é voltar as vitórias e seguir firme nas primeiras posições, confirmando sua vaga na Copa Libertadores 2018, e Ricardo Oliveira discursou em prol do apoio da torcida, relembrou de 2013 e 2014 quando o Independência virou um caldeirão, o atacante ressaltou: “Estamos a cinco pontos do quarto colocado e a seis do que está em terceiro. Estamos a duas vitórias de bater lá em cima. Estou aqui para falar da nossa realidade, restando ainda 16 jogos no Campeonato Brasileiro. Não é esse ambiente que eu quero enfrentar aqui”.

CONFIRA ⇒ Análise do nosso adversário: Atlético-MG

Sem contar com Chará, convocado para a seleção colombiana, o Thiago Larghi manteve o mistério sobre a escalação, relatou: “A gente ainda está definindo. A opção é desde o Galdezani no meio, como o Tomás na ponta ou o Leandrinho, que vem treinando bem e está merecendo uma oportunidade. Estamos pensando ainda e são possibilidades dentro de um grupo qualificado”, e completou dizendo sobre a situação do Fábio Santos que é dúvida: “Ainda não definido. Estamos esperando os doutores”.

RECUPERAR PONTOS PERDIDOS

O empate com o Fluminense dentro de casa foi aceito devido as circunstâncias do jogo, porém na conta são-paulina era jogo para vencer, ainda mais que em seguida viria esse duelo complicado contra o Atlético-MG no Independência, e que agora virou fundamental pontuar para manter a liderança do campeonato.

Todos os jogos do Brasileirão são muito difíceis. Em casa ou fora. Esse vai ser igual, porque vamos encontrar dificuldades. Obviamente que o Atlético-MG é um time forte, mas nós temos de ter confiança para fazer um bom jogo, recuperar as ideias que obviamente vamos ter, porque o Atlético-MG também precisa da vitória. Acho que pode ser um jogo muito bonito e disputado, com dois times fortes”, relatou Aguirre.

O técnico Diego Aguirre conta com muitos problemas para o jogo, o lateral-direito Bruno Peres sofreu estiramento, Éverton segue de fora, e Diego Souza cumprirá suspensão, além deles Arboleda defenderá a seleção brasileira, Luan a seleção sub-20 e Rodrigo Caio segue com problema no joelho, ou seja, sem muita opção de variação.

As boas novidades ficam por conta dos retornos de Jucilei e Nene, retornam suas vagas no meio de campo da equipe titular, para compor elenco devido as tantas baixas, Aguirre convocou o zagueiro Rodrigo, do sub-20 e Pedro Bortoluzo, do Aspirantes, ambos vão para a reserva. O substituto de Bruno Peres deverá ser Régis, que entrou nas últimas partidas, e deu assistência para o gol de empate contra o Fluminense.

Gosto de jogadores que podem jogar em mais de uma posição. Nós perdemos jogadores e temos de encontrar as melhores soluções. Gosto de mudar e dar oportunidades dependendo das competições e de cada jogo”, completou o técnico são-paulino.

LEI DO EX

Do lado são-paulino teria Diego Souza, mas ele está suspenso, tem o técnico Diego Aguirre que trabalhou no Atlético-MG em 2016, e foi demitido após eliminação para o São Paulo na Libertadores daquele ano. Já os atleticanos contam com Iago Maidana, Ricardo Oliveira e Denilson, os dois primeiros na equipe titular.

Prováveis times

Provável Atlético-MG:  Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos (Hulk); José Welison e Adilson; Luan, Cazares e Tomás Andrade (Matheus Galdezani, Nathan ou Leandrinho); Ricardo Oliveira; Técnico: Thiago Larghi
Desfalques:Yimmi Chará (seleção colombiana)

Provável São Paulo: Sidão; Régis, Bruno Alves, Anderson Martins e Edimar; Jucilei, Hudson e Nenê; Rojas, Reinaldo e Tréllez; Técnico: Diego Aguirre

Desfalque: Diego Souza (suspenso), Bruno Peres, Rodrigo Caio, Everton e Araruna (departamento médico), Arboleda (seleção equatoriana) e Luan (Seleção Brasileira sub-20)
Pendurados: Régis e Reinaldo

❗Informações adicionais

Foram vendidos 15 mil ingressos, é estimado que tenha entre 18 e 20 mil pessoas na Arena Independência.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.