Análise de reforço – Luis Orejuela

Análise de reforço - Luis Orejuela

O segundo anúncio de reforço para a temporada 2021 do São Paulo foi finalmente revelado. O lateral direito Luis Orejuela é a nova peça que irá fazer parte do elenco comandando por Crespo, e aqui neste texto iremos mostrar para você alguns detalhes deste novo reforço.

Início positivo

Com apenas 20 anos, Luis Orejuela foi revelado pelo Deportivo Cali (COL) e em 2016 foi mesclando entre reserva e titular da equipe principal. Nesta sua primeira temporada profissional anotou 1 gol e 2 assistências, e participou da campanha na qual o time colombiano ficou na 7° posição do campeonato nacional, garantindo a classificação para a sul-americana.

Pelo bom início na sua primeira temporada, em sua segunda temporada profissional o lateral direito começou sendo titular. E nesta época anotou 4 assistências e 2 gols, participando da boa campanha do Apertura, na qual o Deportivo Cali ficou na 6° posição.

CONFIRA → Análise completa do Bruno Rodrigues

Passagem pela Europa sem sucesso

Após quase dois anos atuando na Colômbia, Luis Orejuela foi vendido ao Ajax da Holanda.

Em sua passagem pelo continente europeu, que durou 1 ano, o lateral direito teve poucas oportunidades, o que resultou em uma passagem apagada. Ao todo foram 17 jogos (1 de titular na equipe A do Ajax e 16 na equipe B) e 1 gol marcado.

Momento de crescimento

Após uma passagem apagada na Europa, Luis Orejuela encontrou novamente uma oportunidade de demonstrar o bom futebol no empréstimo ao Cruzeiro, que ocorreu no início de 2019. Em sua volta ao continente sul-americano, o lateral direito conseguiu demonstrar novamente seu bom futebol, fazendo bons jogos e atuações e conquistando aos poucos sua titularidade, o que rendeu inclusive a primeira convocação pela seleção nacional da Colômbia naquele mesmo ano. Na passagem de 1 ano pela raposa, o lateral anotou 1 assistência e 2 gols e conquistou o título mineiro de 2019, mas em controvérsia fez parte do elenco que foi rebaixado para a série b, fato que não podemos julgar tanto, pois este elenco do Cruzeiro passou por muitos problema durante aquele ano e Orejuela não teve culpa no cartório.

Última temporada

Em sua última temporada, Luis Orejuela estava emprestado ao Grêmio e na maioria das vezes era titular no time do Renato Gaúcho. Em um diagnóstico completo, pode-se dizer que o lateral oscilou um pouco em sua passagem pelo Grêmio, mas fez muitas atuações seguras em jogos de Libertadores e Brasileirão, ajudando em muitas vezes na defesa e apoiando no ataque. Ao todo, somou 31 jogos e 1 gol pelo time do sul e sua média de desarmes segundo o SofaScore foi de 1,9, anotando 47 desarmes em 24 jogos.

Mesmo com números que não são espetaculares, Orejuela era considerado uma peça importante no time do Grêmio. Pela sua polivalência, o lateral apoiava equilibradamente no ataque e na defesa, mostrando sempre velocidade e antecipação em muitos lances. Não foi à toa que, no final do seu empréstimo, o time do Grêmio negociou para ter o lateral em definitivo, mas as tratativas emperraram e o lateral voltou ao Cruzeiro.

PONTO FORTE

É um jogador jovem, mas que possui uma boa experiência, pois tem passagens por times de grande e médio porte, além de passagens pela seleção de base e principal da Colômbia. É um jogador com muita velocidade e imposição física que oferece polivalência, ajudando tanto no ataque, quanto na defesa, além disso possui bom percentual de interceptações e desarmes.

Em sua última passagem pelo Grêmio falhou poucas vezes e demonstrou ser um lateral seguro, podendo ajudar na defesa e no ataque, além disso mostrou um lado brigador algumas vezes, disputando todas as bolas e fazendo bons desarmes.

PONTO FRACO

O lado ruim é que o lateral já não atua há alguns meses e pode estar um pouco fora de ritmo. Além disso, no geral não demonstra números espetaculares nas assistências, mas é um atleta jovem, com potencial e que conseguiu conquistar e manter a posição de titular nos dois últimos times grandes que jogou no Brasil. É uma aposta, mas muito interessante!

Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fique à vontade nos comentários.

Patrick Rehder

 

 

Patrick Rehder

Estudante de jornalismo. Colunista e ADM do SPFC 24 HORAS. Twitter: @1caraQualqueer

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.