Fala Nação Tricolor, tudo em cima?
Depois de muita novela e quase melar o negócio, São Paulo e Grêmio fecharam a troca de Everton e Luciano. Ambos assinarão com seus novos clubes até dezembro de 2022. Além disso, o São Paulo ficará com 50% dos direitos de Luciano e o Leganés ficará com os outros 50%. Sobre Everton, o Grêmio ficará com 50% dos direitos do ponta, enquanto o São Paulo ficará com os outros 50%.
Everton estava sendo pouco aproveitado por Diniz, mal entrava nos jogos e quando entrava geralmente era para atuar na lateral esquerda. O ponta, que quando chegou era peça muito importante ainda com Diego Aguirre e chegou a ser a melhor arma do time que terminou o 1º turno do brasileirão em 1º lugar em 2018, não consegue mais atuar bem e regularmente desde a lesão contra o Ceara ainda em 2018 em um jogo no Morumbi. Depois daquela lesão Everton marcou apenas 3 gols pelo São Paulo, 2 no ano passado e um nesse ano, além disso chegou a ficar fora por 3 meses quando em um jogo contra Goiás no Morumbi em setembro de 2019 ele sofreu uma grave lesão.
Luciano foi um cara que foi muito bem quando foi comandado por Fernando Diniz no Fluminense, marcou 15 gols em 31 jogos entre janeiro e julho de 2019. A efeito de comparação, Pato e Pablo em 2019 marcaram juntos 12 gols pelo São Paulo na temporada inteira.
Além da questão de produção, Everton sempre foi uma incógnita por não sabermos se vai conseguir se manter sem se lesionar e ficar fora por muito tempo, além disso o atleta que vem do Grêmio é 3 anos mais novo. Ainda tem a parte financeira, já que Luciano virá custando bem menos que Everton.
Luciano é um jogador que pode atuar de centroavante, como vinha jogando no Grêmio e no Fluminense, mas também pode jogar aberto pela direita, coisa que hoje falta no time de Fernando Diniz desde a saída de Antony. Talvez hoje a melhor opção para utilizar Luciano seja em 4-4-2 jogando ao lado de Pablo no ataque, como são dois atacantes que movimentam bastante e não ficam só dentro da área, eles poderão causar confusões nas defesas adversárias.
Ele começou a despontar no Corinthians e teve sua melhor fase no rival em 2015, quando entrou para jogar no lugar de Love que não vinha bem, marcou muitos gols quando teve essa oportunidade, mas isso foi interrompido por uma grave lesão no joelho.
Teve curta passagem na Espanha, pelo Leganés que é quem hoje, possui o resto dos direitos econômicos do jogador, por lá foram 27 jogos e apenas 4 gols marcados. Teve também breve passagem pelo Panathinaikos da Grécia antes de retornar ao Brasil em 2018.
PONTOS FORTES
É um jogador versátil e bastante brigador, além de ser um jogador que chuta bem com as duas pernas.
PONTOS FRACOS
Não é um jogador muito alto, tem apenas 1,78m, por isso jogar com Pablo pode ser interessante. Por conta de sua altura não vai bem nos duelos pelo alto
CURIOSIDADE
O primeiro jogo de Luciano nessa sequência em 2015 pelo Corinthians antes de se machucar, foi justamente um Majestoso no Morumbi, a partida terminou 1×1 e Luciano marcou o gol do rival.
Abraços
Gustavo Dervelan (@dervelan_1999)