Fundado no dia primeiro de maio de 1906, na Villa Crespo em Buenos Aires, o Club Atlético Chacarita Juniors é um dos tradicionais clubes argentinos, apesar de haver apenas uma conquista do torneio nacional (1996) em sua longa história.
Atualmente na segunda divisão argentina, o clube argentino teve sua relação com o Tricolor Paulista a partir da identificação dos “funebreros”, como são chamados os torcedores do clube (por conta do clube ter se originado próximo ao cemitério da cidade) , com nossas cores tricolores e passando a apoiar o São Paulo nos jogos do clube na Libertadores, como contra o River PLate em 2005, tendo inspirado até cânticos de nossa torcida como “Vai lá de coração”. Desde então, o carinho entre as torcidas deixou as arquibancadas e passou a ser institucional.
-”Yo te vi abandonar”
Outro grande exemplo de amizade entre as torcidas, além dos jogos de Libertadores, foi a provocação ao também argentino Tigre. Após fazer parte da torcida tricolor no estádio La Bombonera, apoiando o time na primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2012, e vendo o time argentino não voltar para o segundo tempo da final, fazendo com que o jogo se encerrasse sem a disputa dos 90 minutos, os hinchas funebreros não desperdiçaram a chance de provocar o rival após o triunfo do clube irmão.
Comemoração de aniversário do Chacarita:
Após perceber a ótima relação entre as torcidas tricolores, as instituições resolveram abraçar a ideia, tornando essa irmandade institucional.
No ano de 2016, para comemorar o então aniversário de 110 anos da equipe argentina, a “partida que sempre se sonhou jogar” como denominaram os próprios hermanos, entre São Paulo e Chacarita Juniors finalmente aconteceu.
Com o Tricolor Paulista representado por sua equipe juniores, que tinha acabado de se sagrar campeão da Copa do Brasil, Copa RS e a Libertadores sub-20.
A calorosa recepção calorosa dos hermanos, e muita interação da torcida Independente com a “hinchada” local.
Entretanto, os meninos de Cotia trataram de jogar água no Chopp dos Funebreros e venceram a partida por 2×1, com gols de Pedro Bortoluzzo e Murilo.
A relação entre as duas equipes segue firme até os dias de hoje. No dia primeiro de maio deste ano, o São Paulo desejou felicidades aos hermanos pelo seu aniversário de 114 anos, e a relação tem tudo para continuar assim, visto que o São Paulo enfrentará o River Plate pela fase de grupos da Libertadores, programada para voltar no dia 15 de Setembro.
Murilo Zanardi
@murilozanardi