Los Hermanos tricolores

Fundado no dia primeiro de maio de 1906, na Villa Crespo em Buenos Aires, o Club Atlético Chacarita Juniors é um dos tradicionais clubes argentinos, apesar de haver apenas uma conquista do torneio nacional (1996) em sua longa história. 

Após sete anos, Chacarita recolocou na elite uma das torcidas ...
Equipe do Chacarita com seu uniforme tricolor (Foto: Divulgação)

Atualmente na segunda divisão argentina, o clube argentino teve sua relação com o Tricolor Paulista a partir da identificação dos “funebreros”, como são chamados os torcedores do clube (por conta do clube ter se originado próximo ao cemitério da cidade) , com nossas cores tricolores e passando a apoiar o São Paulo nos jogos do clube na Libertadores, como contra o River PLate em 2005, tendo inspirado até cânticos de nossa torcida como “Vai lá de coração”. Desde então, o carinho entre as torcidas deixou as arquibancadas e passou a ser institucional. 

-”Yo te vi abandonar”

Outro grande exemplo de amizade entre as torcidas, além dos jogos de Libertadores, foi a provocação ao também argentino Tigre. Após fazer parte da torcida tricolor no estádio La Bombonera, apoiando o time na primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2012,  e vendo o time argentino não voltar para o segundo tempo da final, fazendo com que o jogo se encerrasse sem a disputa dos 90 minutos, os hinchas funebreros não desperdiçaram a chance de provocar o rival após o triunfo do clube irmão.

Provocação dos Funebreros ao Tigre (Foto:Divulgação)

Comemoração de aniversário do Chacarita:

Após perceber a ótima relação entre as torcidas tricolores, as instituições resolveram abraçar a ideia, tornando essa irmandade institucional. 

No ano de 2016, para comemorar o então aniversário de 110 anos da equipe argentina, a “partida que sempre se sonhou jogar” como denominaram os próprios hermanos, entre São Paulo e Chacarita Juniors finalmente aconteceu.  

Com o Tricolor Paulista representado por sua equipe juniores, que tinha acabado de se sagrar campeão da Copa do Brasil, Copa RS e a Libertadores sub-20.

A calorosa recepção calorosa dos hermanos, e muita interação da torcida Independente com a “hinchada” local. 

Entretanto, os meninos de Cotia trataram de jogar água no Chopp dos Funebreros e venceram a partida por 2×1, com gols de Pedro Bortoluzzo e Murilo. 

Equipe sub-20 do São Paulo em amistoso contra o Chacarita (Foto: Divulgação)

A relação entre as duas equipes segue firme até os dias de hoje. No dia primeiro de maio deste ano, o São Paulo desejou felicidades  aos hermanos pelo seu aniversário de 114 anos, e a relação tem tudo para continuar assim, visto que o São Paulo enfrentará o River Plate pela fase de grupos da Libertadores, programada para voltar no dia 15 de Setembro. 

São Paulo parabeniza Chacarita Juniors, clube irmão argentino ...
(Foto: saopaulofc.net)

Murilo Zanardi
@murilozanardi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: