
O árbitro do jogo entre São Paulo e Paraná, o primeiro do returno do Brasileirão 2018, será o carioca Pericles Bassols, árbitro que representa a federação pernambucana de futebol, e apita a primeira divisão desde 2007.
Experiente, Pericles Bassols apitou seu primeiro jogo do São Paulo em 2008, a goleada do Tricolor sobre o Atlético-MG, 5 a 1 no Morumbi, naquele jogo aplicou 4 amarelos, dois para cada lado. Nas temporadas de 2009 e 2010 não apitou jogos do Tricolor, já em 2011 apitou novamente São Paulo e Atlético-MG no Morumbi, vitória de 2 a 1, 7 amarelos e uma expulsão, foi do Leonardo Silva, zagueiro atleticano.
Na temporada seguinte, 2012, foram dois jogos comandados, o empate entre São Paulo e Palmeiras no Palestra Itália, 1 a 1, marcou um pênalti para os palmeirenses, desperdiçado, aplicou 7 amarelos, expulsou um por segundo amarelo, no caso o Henrique do Palmeiras. Depois outro 1 a 1, com o Coritiba no Couto Pereira, com pênalti a favor dos mandantes, Everton Ribeiro converteu, e na reta final do jogo expulsou Rhodolfo do São Paulo pelo segundo amarelo, ao todo foram 7 cartões amarelos naquele jogo.
A temporada de 2013 comandou dois jogos do São Paulo contra gaúchos, na 5ª rodada, empate em 1 a 1 na Arena do Grêmio, com 10 amarelos aplicados, e já na 31ª rodada apitou a virada do São Paulo sobre o Inter no Estádio Centenário em Caxias, 3 a 2, três gols do Aloísio ‘Boi Bandido’, sendo dois deles de pênalti, aplicou 4 amarelos no jogo.
Já em 2014, foram dois jogos novamente, vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-MG, deu 5 amarelos, e outro clássico Choque Rei, no Pacaembu, vitória do São Paulo por 2 a 1, mas teve um pênalti a favor do Palmeiras, convertido por Henrique Dourado, foram 6 amarelos neste jogo.
Mais recente, o árbitro apitou dois jogos do Tricolor na temporada de 2016, a estreia do Osorio no clube são-paulino, vitória do São Paulo por 2 a 0 contra o Grêmio no Morumbi, naquele jogo foram 5 amarelos distribuídos e 1 pênalti marcado para o São Paulo, e depois no fim do torneio, a goleada sofrida contra o Corinthians, na qual deu 4 amarelos e marcou dois pênaltis, um para cada lado, o Kardec desperdiçou a chance de diminuir a desvantagem.
Em 2016, Pericles Bassols apitou novamente o Majestoso em Itaquera, desta vez empate em 1 a 1, distribuiu 6 amarelos e marcou um pênalti para o São Paulo. Anteriormente tinha apitado a derrota para o Inter 2 a 1 no Morumbi, foram 10 amarelos aplicados e uma expulsão, o meia Alex do Inter já no fim da partida.
Em 2017, o pernambucano apitou a derrota do São Paulo para o Coritiba em pleno Morumbi, 2 a 1, que freou a reação são-paulina naquela altura, o adversário abriu o placar em cobrança de pênalti, este que gerou certa polêmica, o lateral Bruno teria impedido a passagem do adversário, questionável, foram 8 cartões amarelo distribuídos na partida.
No geral, Pericles Bassols apitou 137 jogos da Série A, foram 714 amarelos, média de 5 por jogo, foram 25 expulsões pelo segundo amarelo e 30 direto, também marcou 37 pênaltis, sendo que 10 deles em jogos são-paulinos…
Bassols nos jogos do São Paulo |
13 jogos |
6 vitórias |
4 empates |
3 derrotas |
83 cartões amarelos |
3 expulsões (1 do São Paulo) |
10 pênaltis (5 contra e 5 a favor) |
Pesquisa exclusiva em nosso portal, qualquer correção ou sugestão, interaja nos comentários!
Fábio Martins