O São Paulo simplesmente desfez do sistema defensivo de 2022 para a temporada de 2023. Não que seja um grande lamento do torcedor…
Miranda anunciou aposentadoria, a ideia era permanecer atuando em 2023, mas não pintou nada que agradasse… A vontade de Rogério Ceni era de manter Léo Pelé, mas a diretoria decidiu negocia-lo com o Vasco. Para fechar, o outro titular, Diego Costa está machucado e só retorna no Brasileirão.
Com isso, dois zagueiros fora e um ausente no início da temporada 2023, a zaga será remontada. Para piorar, outro defensor que vinha atuando bastante, Luizão também deixou o clube.
Para Ceni, sobrou Arboleda retornando de contusão e era titular até sofrer grave lesão. Está sem jogar há seis meses, mas trabalhou com o Equador para a Copa do Mundo. O reforço Alan Franco chegou para suprir necessidade, e o venezuelano Ferraresi que já estava no clube, deve iniciar titular.
Além do trio de gringos, Walce está recuperado de lesão e é cotado para ser emprestado. Outro jovem, Beraldo iria para a seleção sub-20, mas o Tricolor pediu seu fico e deve ser aproveitado. Por fim, o lateral-direito Rafinha atua no setor, mas inicia o ano de lateral-direito.