Três clássicos, três derrotas… Até quando?

(Foto: Estadão Conteúdo/Peters Leone)

Assim como no Paulistão 2018, o São Paulo perdeu os três clássicos: Santos, Corinthians e Palmeiras, isso na primeira fase do Paulistão 2019 e escancarou o péssimo momento do clube nos duelos contra os rivais…

Historicamente, o São Paulo Futebol Clube sempre manteve bons números em clássicos, principalmente contra Santos e Palmeiras, contra o Corinthians varia, mas nos últimos anos a equipe são-paulina tem sofrido bastante em todos os clássicos, perde a grande maioria, o que é inadmissível para a camisa tão pesada do clube.

Na primeira fase do Paulistão 2018, o São Paulo começou perdendo para o Corinthians no Pacaembu, 2 a 1, depois em fevereiro recebeu o Santos no Morumbi, jogou mais, porém perdeu de 1 a 0 na única finalização santista… E fechou com uma derrota de 2 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque, culminou na queda do técnico Dorival Junior.

Em 2019 as derrotas começaram pelo Santos no Pacaembu, 2 a 0, em seguida derrota de 2 a 1 para o Corinthians no Itaquerão e fechou neste final de semana com a derrota de 1 a 0 para o Palmeiras, no Pacaembu, mando do São Paulo… O que acontece?

For buscar um pouco mais tarde, em 2015 e 2016, o São Paulo perdeu para Palmeiras e Corinthians, mas em ambas ocasiões ao menos empatou com o Santos, o que também não é um fato a ser comemorado. Em 2014 e 2017 foi um pouco melhor, 2014 teve a vitória de 3 a 2 sobre o Corinthians e empate com o Santos, já em 2017 vitória sobre o Santos na Vila Belmiro, mas depois o time desandou…

É natural o São Paulo atuar dois dos três clássicos fora de casa, o motivo é que o regulamento do Estadual dá essa vantagem para os dois grandes que chegarem mais longe no torneio do ano anterior, e com isso o São Paulo que sempre para em quartas ou semifinais, tem que jogar dois clássicos fora da na primeira fase, ou seja, a culpa não é da Federação, mais uma vez é a incompetência são-paulina!

O que mais intriga é a postura são-paulina, os clássicos são sempre parecidos, mesmo que o São Paulo tenha o controle, como acontece normalmente contra o Corinthians em casa, ou contra o Palmeiras do Felipão, também em casa, acaba sofrendo um gol em algum vacilo defensivo, desestrutura a equipe, fica sem poder de reação e… Já viram esse filme não é mesmo?

Os péssimos resultados em clássico não é o principal problema do clube, obviamente, mas a postura nesses jogos, contra rivais diretos, mostra muito do que é o São Paulo atual, um descaso, falta de personalidades dos envolvidos… Olha que já mudaram vários treinadores e jogadores durante os últimos anos, e mesmo assim continua fracassando de maneira semelhante, o que acontece?

Para piorar, o São Paulo não consegue eliminar um rival no Paulistão faz muito tempo, muito mesmo… Sempre acaba parando na semifinal contra Santos ou Corinthians, mesmo o torneio estadual não sendo crucial, é o que citamos acima, mostra muito da postura e personalidade implantada no clube, levando até mesmo torcedores preferirem a eliminação antes do que serem eliminados novamente na semifinal, até quando?

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.