Torcida Tricolor – Patrimônio único do São Paulo

Olá Amigos Torcedores do São Paulo
Uma pequena história e o valor de nossa Torcida a todos do São Paulo Futebol Clube

O primeiro contato que tive com a Torcida do São Paulo foi em 1971 para 1972, morava em Umuarama no Paraná, o nome da cidade significa, “Onde os Amigos se Encontram”, nada mais sugestivo, encontrar a Torcida do São Paulo e ver a minha primeira partida do Tricolor, a primeira vez ninguém esquece…

Foi na inauguração do pequeno Estádio Municipal de Umuarama e aniversário da Cidade. Meu Pai comprou uma bandeira do São Paulo e fomos ao hotel, chegamos e os jogadores estavam na área de fora, pedi o autografo do Toninho Guerreiro, centroavante, mas um integrante da equipe me chamou e disse, olha só quem esta aqui, eu criança (12 anos) ainda não dei conta da importância do que estava vendo, mas hoje vejo o que representou para meu crescimento como torcedor do maior, do nosso São Paulo Futebol Clube. Nesta bandeira, que se perdeu com inúmeras mudanças, tinha o autografo de Terto, Gilberto, Edson, Samuel e Arlindo (batiam até na sombra), Paraná enfim graças a este, acho que era o massagista, que foi muito atencioso e me levou a conhecer a todos, fiquei mais fã ainda deste clube e claro conheci Toninho Guerreiro.

Mas o que isto tem a ver com a nossa nação, a nossa torcida, a torcida tricolor, ora, simples, nós estávamos a mais de 1000 km de São Paulo, e o pequeno Estádio lotou com uma população que estavam vendo pela primeira vez o São Paulo como eu, e ficaram maravilhados, isto foi um dos grandes motivos de crescimento de nossa torcida naquela Região do Paraná. Abaixo a foto do Time de 1972, mas alguns não foram para Umuarama, mas não importava, as cores o Manto Tricolor foram representadas e o jogo foi ganho pelo São Paulo por 2 x 0.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Reprodução/Internet

Esta historia me tocou assim como muitos foram tocados um dia para começar a torcer e formar esta grande nação. Hoje estamos vendo, apesar dos inúmeros problemas que nosso Tricolor enfrenta, mais apoio desta grande massa de tricolores pelo mundo todo. Nossa Torcida é única. Neste ano de 2022, nenhum clube levou mais torcedores aos estádios que o São Paulo, isto não tem preço, esta torcida é valiosa demais, dizem que ela é chata, cobra, cheia de mi-mi-mi, corneteira. Ainda bem, pois é uma torcida participativa, não se esconde. Nossa torcida é espetacular em todos os sentidos. Vi nesta quinta, pela Sul Americana, noite fria com chuva em São Paulo, levamos mais de 30 mil torcedores ao Morumbi. Onde o São Paulo esta tem representante.

Temos de elogiar o excelente trabalho que fazem as embaixadas em vários estados. Tendo permanentemente contato conosco, a embaixada da Bahia é um grande exemplo, mas temos em todos os estados e isto é amor pelas cores, pelas conquistas, aproveito aqui para deixar nosso carinho a todos, das embaixadas do mundo todo, engrandecendo assim o São Paulo.

Mas voltemos para o momento atual, como nossa torcida tem nos dado alegrias, sua presença, sua participação, todos nós estamos envolvidos, temos um enorme estádio para isto, para receber os nossos. Recentemente, uma plataforma comprou os direitos de alguns jogos do São Paulo, e foi uma procura antes não conhecida por esta plataforma, torcida tricolor não é brincadeira.

Somos em média 20 milhões de torcedores, mas nós torcemos somente pelo São Paulo, o tricolor do Morumbi é nossa bandeira, outros clubes são a segunda opção e contam como torcedores, nós somos torcedores de um só tricolor, o São Paulo do Morumbi.  Quem teve a experiência de estar no Morumbi com mais de 60 mil torcedores? É maravilhoso… Colorido único, três cores, que deixam qualquer estádio do mundo muito mais lindo, mas no Morumbi é especial, pulsa diferente.

Apesar de tudo que esta acontecendo, uma torcida acostumada com títulos, com conquistas, e mesmo assim está crescendo e esta dando a cara para mostrar que somos muito mais que torcedores, somos apaixonados por estas cores que um dia mexeu e nos trouxe para vibrar e participar de uma história. Torcedores, nós fazemos o São Paulo cada dia mais forte, mais amado, mais querido, somos diferentes em todos os sentidos dos demais, somos são paulinos de coração de alma, nossa vida pulsa as três cores, não é por acaso que nosso sangue é Vermelho.

75 anos de S.P.F.C. |
Imagem: Reprodução da internet

E para nossa alegria, apesar de tudo, estamos crescendo, sim cada dia novos torcedores estão se juntando a nós para vibrar com este grande clube. Com muita alegria estou escrevendo isto, somos patrimônio único do São Paulo, a sua torcida.

Homens, Mulheres, Crianças, a torcida do São Paulo é de todos e recebe a todos. Vamos continuar a crescer pois este clube tem muitas conquistas pela frente e grandes vitórias, pois a torcida do São Paulo é mais vencedora.

Se sintam abraços por este velho torcedor.

Até a próxima

Pedro Sforcini
Twitter: @sforcinijunior

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.