Uma carta da prefeitura de São Paulo chegou no Cícero Pompeu de Toledo, nela informou o tombamento aprovado do estádio são-paulino, portanto está processo de homologação. Obras do arquiteto Vilanova Artigas estão sendo consideradas zonas especiais de preservação cultural.
O diretor de infraestrutura do São Paulo, Eduardo Rebouças, disse que é inviável fazer reformas na estrutura do tradicional estádio são-paulino, o fator é o tombamento, e o dirigente explicou a situação que muitos não entendem.
Essa não existe mais. O estádio foi tombado. Há duas semanas, veio o documento de tombamento. As pessoas não entendem o que foi tombado. O que foi tombado é o projeto de arquitetura do Vilanova Artigas. Quando você tomba o projeto dele, você não mexe mais nesse processo de numeradas e nem na fachada. Para conseguir isso, seria uma briga desgraçada, e não acredito que conseguiria. O Pacaembu não conseguiu”, disse o diretor de infraestrutura do clube, Eduardo Rebouças, ao LANCE!
Sobre a ideia de trazer a arquibancada para perto do gramado, Eduardo Rebouças relembrou caso antigo nos tempos de Copa do Mundo no Brasil e deu a sua opinião: “Isso apareceu uma vez, na época da Copa do Mundo, quando o Juvenal entrou nessa. Esse projeto eu não me lembro de ter visto no Conselho. Tem muito conselheiro que fala para não mexer. Muita gente fala “sim”, mas muita gente fala “não”. Eu sou partidário do “não”. Frequento a arquibancada desde os dez anos e conheço muito bem o Morumbi”.
Apesar de ter uma ideia do que foi o tombamento, o São Paulo aguarda detalhes na homologação para saber quais restrições teremos nas obras no Morumbi, mas de qualquer forma qualquer pequeno reparo terá que ser aprovado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
O investimento é de R$ 150 milhões, você acha que vale a pena? É jogar dinheiro pela janela. Com a cobertura, você mexeria no projeto de arquitetura, mas não tanto. Acho que daria conversa com o pessoal que tombou, essa possibilidade existe, mas puxar a numerada, não. Puxando a numerada estou alterando o projeto. De qualquer forma, acho que a cobertura não é fundamental, temos outros investimentos para fazer”, citou o diretor de infraestrutura sobre a possível cobertura do estádio.
O Morumbi está em obras para receber a Copa América 2019, os vestiários estão sendo reformados, e os túneis de acesso ao campo também, estão alargando a entrada central para os árbitros e ambas equipes entrarem juntas no campo, como determina o padrão atual da FIFA. Além disso a iluminação será alterada, lâmpadas de LED serão colocadas nos refletores, dois telões serão instalados e outras obras internas serão realizadas durante dezembro e janeiro, devido as obras o São Paulo começará 2019 no Pacaembu.
O Morumbi foi tombado, e pelo visto não vai poder mexer na fachada e nas arquibancadas do estádio, o que você acha?
— spfc24horas.com.br (@SPFC24Horas_) 13 de dezembro de 2018
Estão acabando com o são Paulo aos poucos até isso agora como o SPFC de apequenou em tao pouco tempo