Sensação no Amazonas, Manaus enfrenta SPFC na Copa do Brasil

Após a vitória por 1 a 0 diante do São Raimundo no Estádio da Colina, o Manaus será o adversário do São Paulo na segunda fase da Copa do Brasil. A partida será realizada no Estádio do Morumbi, em data ainda não definida pela CBF, e será a primeira vez que o “Gavião” jogará na capital paulista em sua curta história, mas já bem vitoriosa.

Para o São Paulo, que se classificou após empatar com o Campinense no Estádio Amigão, será a primeira vez desde 2003 que enfrentará um clube amazonense. Na ocasião, o Tricolor venceu o São Raimundo por 6 a 0, também pela Copa do Brasil e revertendo um revés de 2 a 0 sofrido na partida de ida, no antigo estádio Vivaldão.

De presidente do rival à criação de um novo clube para a capital
Foto: Reprodução

Luis Mitoso tem 60 anos de idade e além de presidente e fundador do Manaus FC, ele é vereador, advogado, jornalista e também se candidatou para assumir o comando da Federação Amazonense de Futebol.

Em 2013, Mitoso era vice-presidente do Nacional, equipe que hoje é considerado um dos grandes rivais do Gavião, e após não participar de uma reunião onde foi definido a troca de treinadores no clube, decidiu renunciar ao cargo, algo que foi contrariado pelo presidente do Leão da Vila Municipal na época, Mário Cortez.

Três meses depois, o dirigente aparece prometendo que vai criar uma nova equipe, e isso foi cumprido em agosto, quando fundou o Manaus Futebol Clube. Na época, o grande objetivo era subir de divisão e já buscar uma das vagas nas competições, e mesmo não sendo rebaixado nenhuma vez, a equipe só começou a figurar no estado a partir de 2017, quando chegou a final do Barezão e derrotou o Nacional, antigo clube que Mitoso comandou.

A grande ascensão, seja estadual como regional

Para surpresa de muitos, o Manaus conquistou o primeiro estadual e precisava montar um elenco para a temporada de 2018, onde disputaria além do Campeonato Amazonense, a Copa do Brasil, a Copa Verde e o Brasileirão da Série D. Com a chegada do treinador Wladimir Araujo, a equipe caiu para o CSA na primeira rodada da Copa do Brasil, após sofrer o empate no final do jogo e ainda perder um pênalti, e o resultado favorecendo os alagoanos.

Depois de conquistar o returno e o bi-campeonato estadual, o Gavião surpreendeu na Copa Verde, quando eliminou na primeira fase o Remo, tradicional clube da região norte, e o Rio Branco do Acre. Nas semifinais, duas derrotas para o Paysandu, que conquistou o torneio naquela temporada, deixaram o Manaus pelo caminho, que teria o foco total na Série D.

E o acesso para a terceira divisão nacional não aconteceu por muito pouco, já que reverteu uma derrota para o Imperatriz no jogo de ida das quartas de final, conseguindo levar a disputa para as penalidades, onde a estrela do goleiro Jean brilhou, fazendo 3 defesas e levando os maranhenses para a Série C.

Em 2019, novamente conquistou o Barezão e novamente, caiu na primeira rodada da Copa do Brasil depois de empatar com o Vila Nova. Apesar disso, o tão esperado e sonhado acesso chegou na Série D, após conseguir um 3 a 0 diante do Caxias na Arena da Amazônia. O Gavião chegou até a grande final, sendo derrotado pelo Brusque nas cobranças de pênalti.

O apoio dos manauras com o clube sensação

Com o crescimento rápido do Gavião, as pessoas passaram a ter um afeto com o clube, e muitos inclusive já tendo o seu novo time de coração, e esse processo continua nos dias de hoje. Um exemplo é Pedro Henrique, criador da “Central do Manaus“, página nas redes sociais que fala do clube, brinca com os adversários e ele conversou com a nossa equipe, contando um pouco da sua história com o clube.

Pedro disse que em 2018 decidiu torcer para uma das equipes da capital, mas não conhecia nenhum e não fazia ideia de quem ser. A princípio, viu o Nacional como seu time, e pouco tempo depois, o carinho pelo Manaus foi aumentando, se tornando uma paixão e hoje é um torcedor fanático. Ele também espera que o Gavião enfrente o São Paulo de igual para igual, fazendo uma boa atuação e tentando de alguma forma, uma inédita classificação para a terceira fase da Copa do Brasil.

Torcida do Manaus na final da Série D 2019 (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)

Um grande exemplo da grande torcida que o Manaus vem trazendo foi na final da Série D de 2019, antes ainda da pandemia, quando superou o recorde de público na Arena da Amazônia que era de Vasco x Flamengo em 2016. Na ocasião, a decisão recebeu 44.896 pessoas, enquanto no clássico carioca foram 44.419 torcedores que acompanharam o duelo.

Jogador com nome de ator, artilheiro ex-SPFC, velocistas… Para ficar de olho
Jackie Chan na chegada ao Manaus (Foto: Reprodução/ManausFC)

O ponta-esquerda Ivanilson tem 25 anos de idade, e chegou ao Manaus em 2020, após passagens por alguns clubes do estado, e o curioso é que chamam o jogador de “Jackie Chan”, referindo-se ao grande ator de Hollywood, por ser matador.

Chan é conhecido pelo bom chute de fora da área, e além de ser um dos artilheiros no Estadual de 2022, ajuda sempre na armação das jogadas que terminam em finalização.

 

 

Thiaguinho dedicando seu primeiro gol ao pai (Foto: Israel Monteiro)

Thiago Silva, conhecido como Thiaguinho, iniciou sua carreira nas categorias de base do São Paulo, e depois de chegar até ao sub-20 do Tricolor, o meia foi negociado com o Avaí, onde permaneceu até o começo de 2022, quando se tornou o 23º reforço do Manaus para a temporada.

Para o jogador, essa última semana ficará marcada na sua carreira, já que fez seu primeiro gol como profissional no jogo contra o JC, e na sequência, foi decisivo e fez o segundo gol também, sendo esse o da classificação na Copa do Brasil.

Um pouco sobre Evaristo Piza, técnico do Gavião
Evaristo Piza comandando o Manaus (Foto: Reprodução)

Com 49 anos, Evaristo Piza nasceu em Campinas e iniciou sua carreira comandando o Paulínia, clube da cidade vizinha a sua terra, e depois de passagens por vários clubes do interior paulista, assumiu o Botafogo de João Pessoa em 2018, onde permaneceu até 2020, quando foi demitido após a derrota para o Santa Cruz pela Copa do Nordeste.

Após o tempo de paralisação devido a pandemia, comandou o América de Natal e foi convidado a assumir o Manaus, que vivia situação delicada na Série C. Fazendo um desempenho quase impecável, levou o Gavião para a fase de playoffs, onde brigou até a última rodada e foi derrotado pelo Novorizontino por 2 a 0, resultado que levou o Tigre para a Série B e o sonho do acesso acabou.

Para essa temporada, o treinador aproveitou a chegada dos reforços e vem mostrando um bom elenco, e os resultados mostram isso: 8 partidas, 6 vitórias e 2 empates, com 23 gols marcados e apenas cinco sofridos. Mesmo assim, alguns torcedores ainda tem um pé atrás com Evaristo.

Christopher Henrique

Estudante de Jornalismo pela Uninove, fotógrafo apaixonado por colecionar momentos e aventureiro de nascença, vive o São Paulo FC e ama um futebol alternativo, principalmente as divisões de acesso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.