Segundo pior em eficiência no Paulistão, São Paulo precisa finalizar 17 vezes para marcar um gol; Veja os dados

Ataque são-paulino vêm sofrendo em 2018. (Foto: Marcos Ribolli)

O ataque do São Paulo não vai nada bem. Os números no Campeonato Paulista são a prova disso. Com apenas sete gols marcados em nove jogos, a equipe está ranqueada em décimo primeiro entre dezesseis times. Já em termos de eficiência ofensiva, o panorama piora: são necessários 17 chutes a gol para, enfim, marcar. A segunda pior proporção do torneio.

Os números são fornecidos pelo Footstats, um sistema que contabiliza estatísticas de futebol. Os sete gols em nove partidas dão uma média de apenas 0,77 gols por jogo. Em casa, a situação também é ruim. Em cinco jogos, o São Paulo marcou em apenas dois deles (nas vitórias sobre Botafogo-SP e Bragantino).

Nos últimos três jogos pelo Paulista, as estatísticas são mais assustadores ainda. Nas derrotas para Santos e Ituano e no empate com a Ferroviária, o São Paulo finalizou um total de 53 vezes, 17 delas no alvo e marcou apenas um gol. Um ataque que sofre para furar as defesas fechadas dos times paulistas.

Se o setor ofensivo em 2018 vem sendo desastroso, quando o assunto é consistência defensiva os números são melhores. Sete gols sofridos em nove partidas, o que representa a segunda melhor defesa empatada com outros quatro times. A equipe menos vazada do Paulistão é o São Bento com apenas seis gols sofridos em dez jogos (um a mais que o São Paulo).

No entanto, um número pode ser preocupante. São necessárias 10,4 finalizações dos adversários para que marquem um gol. O Santos por exemplo, permite 15,6 arremates antes de um tento do oponente. Já o Palmeiras, 14,3. Em resumo, a bola precisa chegar menos à meta são-paulina para que seja gol do adversário.

Confira os números no gráfico.

Chance para melhorar

Diante do Linense neste domingo, o São Paulo tem a oportunidade de melhorar suas estatísticas no estadual. Para tal, adversário melhor não há: o Linense está em último na classificação geral com seis pontos e apenas uma vitória em nove partidas.

A equipe de Lins já sofreu 17 gols, uma média de 1,8 por jogo, que representa a pior defesa entre os dezesseis times do campeonato. Em apenas um jogo o Linense não foi vazado e diante de seu torcedor ainda não venceu.

Com apenas três pontos de dianteira da zona de rebaixamento, mas ao mesmo tempo liderando o Grupo B com 11 pontos, o São Paulo vive um paradoxo. O fato é que a campanha é muito ruim e um triunfo diante do Linense é essencial para as pretensões do Tricolor no estadual.

O Tricolor está apenas um ponto a frente de São Caetano, que enfrenta o Palmeiras fora de casa, e Ponte Preta, que recebe o Bragantino, ambos os jogos na segunda-feira (05). O Santo André perdeu neste sábado por 1 a 0 para o Botafogo-SP, estacionou nos oito pontos e viu sua situação complicar no campeonato.

O torcedor espera que diante do Linense, a equipe apresente algo mais parecido com o que foi visto diante do CRB, no meio de semana pela Copa do Brasil. Um time mais veloz, dinâmico e que consegue concretizar em gol ao menos algumas das chances criadas durante a partida.

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.