Segunda tricolor: Um ano da volta de Cuca

(Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net)

Fala Nação Tricolor, tudo em cima?

Há um ano, no dia sete de abril de 2019, Cuca estreava pelo São Paulo. Seu jogo de estreia foi o jogo da classificação para a grande final do Paulista, a semifinal contra o Palmeiras no Allianz Parque. O jogo como todos lembram terminou 0x0 e acabou indo para as penalidades e com dois pênaltis defendidos por Tiago Volpi e uma cavadinha de Carneiro, o São Paulo acabou se classificando.

Naquela época o São Paulo era uma verdadeira incógnita, afinal, Cuca acabara de estrear pelo clube e o clube tinha acabado de contratar três grandes nomes para o restante temporada, nomes que só puderam estrear no brasileirão. Pato, Tchê Tchê e Vitor Buenos foram os jogadores que chegaram para reforçar a equipe.

A grande incógnita era o próprio Cuca, havia uma dúvida de qual Cuca que iria comandar o São Paulo. Seria aquele Cuca que foi campeão da Libertadores em 2013 com o Atlético e campeão brasileiro em 2016 com o Palmeiras, com bons times e que conseguiu fazer ambos jogarem, ou seria o Cuca do Palmeiras em 2017, onde tudo deu errado e o time que era o grande favorito para conquistar o bi do brasileiro e a Libertadores acabou desandando.

Bom, podemos dizer que a incógnita acabou virando a segunda opção. Desde que chegou até o momento de sua saída, Cuca nunca conseguiu achar o time ideal de fato, não conseguiu fazer o time jogar bola e alcançar o patamar que se esperava com o técnico que havia conquistados 2 dos títulos mais importantes do país anos antes.

O São Paulo até que começou bem o Brasileiro, foram três vitórias e um empate nos quatro primeiros jogos, porém, após isso, o time não venceu até a parada para a Copa América. Parada que foi de grande esperança para o torcedor Tricolor, afinal Cuca finalmente teria um longo período para treinar e ainda teria a volta dos lesionados Pablo e Hernanes, principais contratações no início do ano. Além disso, o São Paulo acabou sendo eliminado pelo Bahia na Copa do Brasil com duas derrotas por 1×0, primeiro no Morumbi e depois na Fonte Nova

O primeiro jogo após a parada o empate por 1×1 no Morumbi contra o Palmeiras onde o São Paulo fez um excelente primeiro tempo, mas caiu muito no segundo e acabou cedendo o empate. Após esse ‘tropeço’, o São Paulo viveu os melhores dias de 2019, afinal Dani Alves e Juanfran chegaram e o time emplacou uma sequência de cinco vitorias consecutivas chegando a ficar a dois pontos do então líder Santos e podendo assumir a liderança da competição.

Podemos dizer sim que essa sequência foi sim de certo modo enganadora. Apesar dos cinco triunfos, o São Paulo não apresentou um bom futebol nas partidas, com exceção aos segundos tempos dos jogos contra Chapecoense e Santos, muito pouco para quem queria algo mais. Estava claro para todos que a equipe era um prédio prestes a desmoronar, bastaria um tropeço para tudo ir por água abaixo.

E foi isso que aconteceu, o São Paulo ficou quatro jogos sem vencer e acabou terminando o primeiro turno do brasileiro em baixa, com um empate contra o CSA no Morumbi. O time então abriu o segundo turno com uma vitória contra o Botafogo, com mais uma atuação horrível e um gol sofrido de Pablo no final. O estopim para Cuca foi a derrota para o Goiás no Morumbi, primeira derrota do São Paulo dentro de casa no brasileiro.

Nesse jogo o São Paulo teve a impressionante marca de 36 bolas levantadas na área, mostrando que o time, apesar de semanas de treino não tinha padrão nenhum. Cuca então pediu demissão no dia seguinte, alegando que não conseguia tirar mais nada do time.

UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!

Gustavo Dervelan (@dervelan_1999)

Gustavo Dervelan

20 anos, Paulistano e são-paulino de berço! Estudante de Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu. Apaixonado por esportes Brasil a fora.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.