Fala Nação Tricolor, tudo em cima?
Nesse domingo fizemos sem dúvidas a pior partida sob o comando de Cuca, desde que ele assumiu o time na semifinal do Paulista contra o Palmeiras. O jogo contra o Bahia foi oitavo do técnico Tricolor que chegou para substituir Jardine.
Cuca escalou pela primeira vez Pato e Hernanes no time titular. O meia não começava um jogo desde que voltou de lesão na final do Paulista. Hernanes ainda no meio da semana garantiu estar “110%” bem fisicamente. Mas não foi o que vimos dentro de campo. Ele errou praticamente tudo que tentou e ainda teve que ser substituído no meio do segundo tempo.
Claro que seu baixo rendimento pode ter sido resultado da estratégia de Cuca que mesmo com Pato e Toró em campo, usou Hernanes praticamente como um falso 9 e Pato fazendo a função de meia, deixando o time sem criatividade nenhuma. No primeiro foram apenas duas boas chances, uma bola que Toró ficou cara a cara com Douglas e o goleiro defendeu e a outra foi um chute de Antony que foi na trave.
Pato estava claramente sem condições de jogo também, tanto que logo no intervalo foi substituído para dar lugar a Helinho, que mais uma vez não foi bem. A situação do São Paulo piorou quando Toró foi expulso pelo árbitro após um lance com o goleiro Douglas. Cuca tinha acabado de colocar Nenê no lugar de Hernanes, fazendo a terceira substituição. Isso porque Liziero teve que sair ainda no primeiro tempo por causa de um pisão em seu tornozelo (o lance não foi nem sequer analisado pelo VAR). Depois da expulsão no Bahia controlou o jogo e perdeu boas chances de sair com a vitória. O empate obviamente foi ruim, mas talvez pela atuação nem foi tão ruim assim.
Voltando a expulsão. Foi quase um consenso entre os comentaristas de arbitragem na TV que falaram que a expulsão foi injusta. Esse não é o primeiro lance que prejudica diretamente o time no Brasileirão. Antes no jogo contra o Flamengo a não expulsão de Thuller que deu uma cotovelada na nuca de Pato fazendo com que o atacante saísse de jogo e ainda teve a expulsão de Igor Vinícius no jogo contra o Goiás, em uma falta que quase não pegou no jogador no final do jogo. Sem contar os lances discutíveis como a cotovelada de Thuller em Hernanes e o pisão em Liziero, mostrando claramente a falta de critério de nossos queridos árbitros.
Essas situações mostram que o time não precisa melhorar só dentro de campo, mas também começar a atuar nos bastidores para evitar esses erros que vem sendo recorrentes contra o São Paulo nos jogos do brasileiro e até no paulista.