São Paulo vence Paulistano e garante liderança da Chave D; Tricolor enfrenta o Franca na semifinal

O São Paulo enfrentou, nesta quarta-feira (04), o Paulistano, em duelo válido pelo fechamento da segunda fase do Campeonato Paulista de Basquete. Devido ao sistema de sedes, a partida foi realizada no Ginásio Antonio Prado Jr, que também será palco da fase final da competição. Precisando da vitória para assegurar a liderança da chave, o tricolor paulista venceu com superioridade os donos da casa pelo placar de 86 a 69. Com o triunfo, o time são-paulino, que já estava classificado para as semifinais, enfrentará o Franca na briga por vaga na grande final do torneio.

1 QUARTO- 25 X 15

Em comparação ao último confronto diante do Paulistano, o São Paulo iniciou o duelo com uma postura mais agressiva e organizada. Rodando melhor a bola, o time do Morumbi conseguiu criar boas oportunidades e realizar jogadas inteligentes. Com um bom aproveitamento na partida, o perímetro da equipe destacou-se nos dez minutos iniciais, principalmente devido a movimentação com e sem bola de todo o quinteto. Paulistano, por sua vez, não fez um primeiro quarto estrelado, mas controlou a vantagem, não deixando o clube são-paulino disparar no placar e se aproveitando dos erros dos comandados de Cláudio Mortari. As jogadas de pick and roll, pick and pop e backdoor voltaram a incomodar o São Paulo no final do período. Dos 15 pontos feitos pelo CAP, 12 foram no garrafão. Mesmo errando, o tricolor paulista manteve uma boa vantagem no placar e finalizou o quarto inicial vencendo por 25 a 15.

2 QUARTO- 24 X 21

O ritmo seguiu o mesmo no segundo quarto e o São Paulo, cada vez mais efetivo no ataque, ampliou a vantagem no placar. Independentemente de pormenores, essencialmente defensivos e nos rebotes, o tricolor foi superior durante grande parte do período. Devido a qualidade do Paulistano o duelo torna-se, claro, muito técnico. Porém, a equipe que detém o mando de quadra nesta fase, não conseguiu imprimir seu estilo de jogo e apresentou falhas durante todo o primeiro tempo. Diferentemente do time são-paulino, os comandados de Régis Marrelli finalizaram a metade inicial do confronto com um péssimo aproveitamento do perímetro, o que dificultou as ações do clube. O CAP, contudo, foi superior nos rebotes e teve mais força no garrafão, mas isso pouco influenciou no rumo da partida. Nitidamente mais focados, Shamell e Renan Lenz foram os destaques do São Paulo nos 20 minutos iniciais, combinando para 28 do 49 pontos dos comandados de Cláudio Mortari.

3 QUARTO- 20 x 22

O terceiro quarto marcou uma drástica queda de rendimento das duas equipes e o nível do jogo, que estava elevado, caiu. Voltando do intervalo com vantagem, o São Paulo tinha tudo para fechar o jogo já neste período e aparentou caminhar para isto na primeira metade dos dez minutos. Todavia, o tricolor emplacou uma enorme sequência de erros e viu seu aproveitamento e, principalmente, a vantagem no placar diminuirem. Paulistano, mesmo sem tanto destaque, aproveitou-se desse tempo sabático do time são-paulino e voltou a ter esperanças em uma virada. Os donos da casa venceram o terceiro período por 22 a 20 e deixaram a definição para os minutos finais.

4 QUARTO- 17 x 11

A equipe do Morumbi iniciou o quarto período mais ligada defensivamente e com um foco maior no ataque, tentando controlar a vantagem para impedir que o Paulistano gostasse do jogo. A partida, contudo, ficou truncada e os dois times se estudaram bastante na primeira metade do quarto. Ao longo dos dez minutos, o aproveitamento do Paulistano voltou a cair e o clube vermelho e branco não conseguia diminuir o placar. Aproveitando-se do nervosismo adversário, o coletivo do São Paulo encaixou e fechou com êxito e sem muito esforço a boa vitória são-paulina no Ginásio do CAP. O desempenho dos comandados de Cláudio Mortari não encheu os olhos, mas foi o suficiente para garantir o triunfo por 86 a 69 e conquistar a liderança da chave.

DESTAQUES

Destaque absoluto para o coletivo do São Paulo no duelo. O técnico Cláudio Mortari pouco rodou a equipe, mas o desempenho dos titulares foi essencial e garantiu a vitória do tricolor. Todo o quinteto inicial contribuiu com 10 pontos ou mais.

Renan Lenz – 19 pontos e 9 rebotes

Shamell – 18 pontos e 5 assistências

Corderro Bennett – 15 pontos e 8 assistências

Georginho de Paula – 15 pontos e 4 rebotes

Lucas Mariano – 12 pontos e 6 rebotes

Fase final

Semifinal 1: Sábado – 16h – São Paulo x Franca

Semifinal 2: Sábado – 18h – Paulistano x Bauru

Final: Terça-feira – 19h – Vencedor x Vencedor.

A sede da fase final do Campeonato Paulista será no Paulistano. Todos os jogos serão realizados no Ginásio Antônio Prado Jr.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Diego Marcondes

17 anos. Amante de basquete e são-paulino. Um dos percusores do Arremesso Tricolor. Também colaboro em Jumper Brasil e BasCast Brasil.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.