São Paulo recebe Campo Mourão em busca da quarta vitória no NBB

LNB/Divulgação

São Paulo recebe, nesta quinta-feira (03) o Campo Mourão, no Ginásio do Morumbi, em partida válida pela quinta rodada do Novo Basquete Brasil (NBB). Após uma derrota dura frente ao Sesi Franca, o tricolor paulista busca voltar a vencer na competição. Com transmissão do DAZN, a partida inicia-se às 20h30 (horário de Brasília).

Ultimo Confronto:

Ainda em Novembro, os comandados de Cláudio Mortari sofreram uma melancólica derrota no último duelo no Novo Basquete Brasil (NBB). Fechando o primeiro mês da temporada, o São Paulo foi derrotado pelo Franca Basquete por um placar de 96 a 90. A partida se caracterizou por diversos apagões da equipe tricolor, expondo bastante algumas fragilidades do ataque e, claro, inúmeras dificuldades defensivas. Apesar das adversidades, o time do Morumbi apresentou um admirável poder de reação ao buscar a virada no terceiro período, mesmo voltando do intervalo com 17 pontos de desvantagem. No entanto, o clube são-paulino não conseguiu repetir a atuação no quarto final e amargou um revés para Franca, carrasco e adversário direto na briga pelo topo da tabela.

O ala-pivô Renan Lenz foi um dos destaques do São Paulo na derrota para o Franca. Saindo do banco para atuar por 23 minutos, o número 44 contribuiu com 13 pontos. Em entrevista para o SPFC 24 Horas, Renan falou sobre a partida. “Tiramos uma lição dessa derrota diante do Franca: para cumprir com êxito o nosso objetivo de brigar pelo topo do NBB e bater de frente contra os times de melhor nível técnico, precisamos ser mais consistentes defensiva e ofensivamente.”, comentou.

Início de temporada do São Paulo:

O tricolor paulista fez um dos melhores inícios da história do Novo Basquete Brasil. Avassalador, o São Paulo garantiu três vitórias iniciais atingindo a marca de 100 pontos, vencendo o Corinthians por 46 de diferença (107×61), Mogi por 37 (112×75) e Pinheiros por 27 (100×73). “Foi um começo de NBB onde encaixamos nosso ataque em todas as partidas. Ainda estamos encontrando nosso ritmo e, consequentemente, conquistando química dentro da quadra. Treinamos muito para que as coisas aconteçam e estamos no caminho certo para conseguirmos atingir nossos objetivos.”, disse Renan Lenz.

Apesar do destaque absoluto no ataque, a defesa do São Paulo ainda não é um primor, mas vem evoluindo. Em entrevista, o treinador Cláudio Mortari fez questão de afirmar que a melhor forma de ofuscar as dificuldades defensivas é compensando ofensivamente, sempre buscando criar e pontuar. Afinal, dificilmente alguém vai vencer uma equipe que faz 100 pontos. Porém, nem sempre o ataque vai estar com aproveitamento e isso pode se tornar uma bomba relógio. Renan Lenz deu a sua opinião sobre o tema. “A nossa defesa tem melhorado com o tempo pois estamos treinando bastante esse fundamento. Tivemos um jogo ruim defensivamente nesse começo de NBB, contra Franca. Mas o fator principal é que não fomos consistentes no ataque e, claro, permitimos muitos pontos fáceis para eles. Nosso time claramente tem mais características ofensiva, porém não podemos deixar de lado a defesa e sabemos que para chegar onde queremos temos que marcar muito bem.”, completou o ala-pivô.

O adversário – Campo Mourão

Décimo terceiro colocado do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21, Campo Mourão é uma das equipes mais fracas da competição nacional, mas que nitidamente tem potencial de evolução. Em cinco jogos na elite nacional, o clube paranaense conquistou apenas uma vitória, ao vencer a Unifacisa por 88 a 86. Apesar de não ser um adversário fácil, o time comandado por Emerson Luiz de Souza já sofreu quatro derrotas neste início de campeonato. A equipe foi batida por Fortaleza Basquete Cearense, Minas TC, Pato Basquete e Flamengo, o que deixa explicito a grande inconsistência de Campo Mourão.

O início ruim não ofusca o bom desempenho de Stefano Pierotti, principal jogador de Campo Mourão no NBB. O armador, que tem médias de 18.6 pontos, 4.6 rebotes e 6.o assistências, será muito acionado contra o São Paulo e deve ter um volume altíssimo. Completando a dupla de armação, o norte-americano Matt Frierson também é um dos destaques da equipe paranaense, sobretudo ofensivamente, consolidando 14.4 pontos de média até aqui. É bom ficar de olho no ala Anton Cook, que realizou apenas um jogo e contribuiu com 17 pontos. O pivô Lucão (6.6 pontos e 8.0 rebotes) e o armador Figueroa (6.0 pontos e 2.0 assistências) fecham a lista.

O jogo:

O São Paulo mostrou alguns defeitos na partida contra o Franca, uma partida onde de fato enfrentou um adversário a altura do elenco Tricolor e teve suas dificuldades expostas. Contra o Campo Mourão a expectativa é totalmente a contrária. Nosso adversário, além de contar com um elenco de menor brilho, peca em pontos essenciais: O Campo Mourão é o time que mais comete faltas por jogo, são cerca 18.3 faltas por partida, além de ser a equipe que menos converte lances livres (foram apenas 2 em 7 na ultima partida). Dito isso, o que se espera da partida é nada mais do que vimos nas primeiras rodadas do NBB: Placares expressivos, São Paulo sendo dominante no jogo.

Renan Lenz vem sendo peça fundamental saindo do banco e pode novamente ter papel importante diante do Campo Mourão. O ala-pivô nos contou sobre sua nova função na equipe de Cláudio Mortari. “Sair do banco mim não é nenhum problema para mim. O treinador (Cláudio Mortari) conversou comigo sobre, disse queria um pouco mais de energia vindo do banco e estou buscando entregar isso nessa mudança. E ser ou não ser titular não faz diferença, o que importa é estar pronto no final do jogo e, claro, nos momentos decisivos. Tenho certeza que estou me encaixando bem nisso nas últimas partidas.”, finalizou o camisa 44.

FICHA TÉCNICA:

Jogo: São Paulo x Campo Mourão

Local: Ginásio Antônio Leme Nunes Galvão, Morumbi (SP).

Data e horário: 03/12, às 20h30.

Transmissão: DAZN

PROVÁVEIS TITULARES:

São Paulo: (Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Jefferson William e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.)

Adversário: (Matt Frierson, Stefano Pierotti, Anton Cook, M. Pajé e Lucão. Técnico: Emerson de Souza)

GUSTAVO MARINHEIRO

Gustavo Marinheiro

Meu nome é Gustavo Marinheiro, sou estudante de Jornalismo, fotógrafo e professor. Escrevo há 3 anos, sendo sobre o São Paulo há 2.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.