São Paulo precisa de mudanças pontuais

Oi pessoal.

SÃO PAULO E CRB
(Foto: Roberto Vazquez / Futura Press/ Agência Estadão)

Pois bem, realmente tá bem difícil falar e escrever sobre qualquer coisa ligada a futebol depois de ontem. Mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, não chegamos sequer nas oitavas de final, e diferente do ano passado, que fomos eliminados para um baita time, que sagrou-se campeão, este ano fomos eliminados para um time limitado, embora muito bem treinado por um técnico que admito muito, que é o Atlético-PR.

Muitos tentam comprar o discurso que “ah, mas o Atlético-PR tem o Fernando Diniz, então não tem que fazer drama”, me desculpa, eu não aceito isso, não pela maneira que foi, após abrir 2×0 no primeiro tempo. Claro, eles realmente se planejaram melhor que a gente, tanto que fisicamente eles estavam voando, enquanto que nossos jogadores estavam mortos no segundo tempo, de tanto correr, e fruto desse mal planejamento começou lá atrás, no Paulistão, pois quando Dorival Júnior tentou mesclar o time, rodar o time, dar mais chances para a base, justamente pensando na parte física, vieram uma ENXURRADA de críticas em cima dele, tanto de torcedores, formadores de opinião e conselheiros, devido a uma derrota para o São Bento, fazendo com que o técnico abrisse mão dessa ideia, e a partir daí passou a escalar TODOS os titulares em TODOS os jogos, e o resultado disso ficou evidente no jogo de ontem. E em questões táticas, me arrisco a dizer que este time do Atlético-PR vai dar trabalho, muito em conta do seu técnico, que eu sempre tive vontade de ver dirigindo um time maior.

Várias decisões erradas levaram a essa derrota, também em termos de contratações, e nisso eu cito 2 casos: Jean e Diego Souza.

Ambos os nomes eu defendi quando surgiram os rumores, mas é evidente que os preços pagos foram absurdos. Começando pelo Jean: desde sempre defendi que o São Paulo precisava de um goleiro para ser TITULAR INCONTESTÁVEL, pois Sidão, que não é um mal goleiro e merecia começar jogando pelo bom fim de 2017, não tem esse nível para jogar no São Paulo Futebol Clube. O meu nome de preferência, e quem me segue nas redes sociais sabe, era o de Franco Armani, cotado para jogar na seleção argentina e titular do River Plate, e o preço pago pelo River para contratá-lo foi MENOR que o pago pelo São Paulo pelo goleiro Jean. Em tempo, defendo que precisamos dar uma sequência para o Jean, pois mais que tudo, foi investido um valor pesado nele, e ele precisa disso para mostrar o seu valor, e embora tenha falhado contra São Caetano e RB Brasil, ele também mostrou qualidade em outros jogos, e no jogo de ontem ficou evidente que não dá mais para jogar com Sidão de titular absoluto no gol. Quantas defesas realizou Sidão, desde que retornou ao time? Exatamente, nenhuma. E quem ele lembra fazendo isso? Exatamente, Denis. Ontem chegou a ser ridículo, os 2 primeiros chutes que o Atlético-PR acertou no gol, entraram, enquanto que o goleiro Santos, que desde já afirmo, é limitado, praticou pelo menos duas boas defesas em lances do Nenê no segundo tempo, evitando que o jogo fosse para os pênaltis.

Outro investimento pesado foi o de Diego Souza, que quando surgiu seu nome como possível reforço, eu fiquei bastante animado com a ideia, pois sempre fui fã do seu futebol, e ele vem de pelo menos 2 anos jogando em nível absurdo no Sport. Porém, vou fazer a seguinte análise com vocês: Diego Souza não é centroavante. Até quando vamos comprar essa ideia? Aguirre ainda não percebeu isso, principalmente depois do jogo contra o Corinthians? Tudo bem, eu até achei que ele podia jogar nessa função no início, como um “falso 9”, que nem foi feito na seleção de Tite, mas não deu certo, ele tem que voltar a jogar de meia centralizado, insistir no erro só vai piorar a situação e queimar mais o jogador. E isso também foi um erro de planejamento, pois antes o nosso centroavante era Lucas Pratto, um dos melhores da função no Brasil, e com a saída dele, precisávamos repor a altura, e um nome que tinha a disposição, livre, era o de Ricardo Oliveira, e deixamos escapar para apostar no Diego Souza.

Para essa função, temos Tréllez, que fez bons jogos com Aguirre, embora ontem tenha sido horrível, e assim como Sidão, é boa opção para o ELENCO e não para ser titular incontestável, Brenner, nossa principal joia e que ainda mostra uma certa falta de regularidade e maturidade, o que é normal, e agora Gonzalo Carneiro, jogador considerado muito promissor no futebol uruguaio. Em outras palavras, não temos nenhuma solução para o setor, mas assim como citei no caso do goleiro, temos que dar uma sequência para o Carneiro para ele mostrar seu valor também, antes de pegar e contratar um QUARTO centroavante para o elenco.

Também preciso fazer uma citação ao nosso técnico. Acho ele muito bom, ótimas ideias, tem dado um padrão extremamente interessante ao time, e o time tem mostrado uma certa evolução com ele em relação ao antecessor, porém, ele tem que deixar de lado esse EXCESSO de cautela. Qual o sentido de manter os 3 volantes com o time perdendo a classificação? Ao invés de trocar Diego Souza por Tréllez, porque não sacrificar o Petros para a entrada do próprio Diego? Além de botar o time pra frente, você não estará matando o cara colocando ele numa posição que não rende. Não existe caça às bruxas, mas devo ressaltar este detalhe, que também já custou uma eliminação para o time de Itaquera no Paulistão, quando abdicou de jogar e apenas se defendeu no segundo tempo.

Vejo boas perspectivas para a sequência do ano, e temos que ter paciência, pois o time está em formação. Claro que é inadmissível perder a classificação, para um time que até ontem tomava vareio da gente em final de Libertadores, após fazer 2 gols no primeiro tempo, mas se entrarmos nessa pilha, de nada ajudaremos. Próximo mata-mata será contra o Rosário, e ressalto que está tudo em aberto, pois o empate em 0a0 é enganoso, e temos que nos classificar a qualquer custo, pois não podemos jogar outro ano no lixo. Nos resta agora apoiar, cobrar com certeza, e tentar ter paciência nessa montagem de time.

Saudações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.