Em busca da segunda vitória consecutiva no NBB 2020/21 após vencer a Unifacisa, o São Paulo nesta quarta-feira (23), enfrentou o Fortaleza Basquete Cearense , no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. Apesar de um bom primeiro tempo e liderar praticamente toda a partida, o tricolor paulista perdeu o duelo pelo placar de 92 a 85 e caiu para a quinta colocação na competição nacional.
Primeiro Período – Fortaleza Basquete Cearense 13 x 20 São Paulo
O primeiro quarto começou com a equipe tricolor usando muito o seu pivô Lucas Mariano em suas principais ações ofensivas não à toa que o mesmo anotou os 5 primeiros pontos do jogo. O Fortaleza por sua vez viu Brite começar o jogo demonstrando intensidade dos dois lados da quadra. O jogo demonstrava bastante equilíbrio entre as duas defesas contando com bastante erros de transição das duas equipes que em determinados momentos não escolhiam o melhor arremesso. Em uma partida tão brigada destacaram-se justamente o trabalho dos pivôs Mathias e Lucão que anotou 13 pontos somente no primeiro quarto.
Segundo Período – Fortaleza Basquete Cearense 21 x 21 São Paulo
O segundo período começou novamente com bastante disputa e com as defesas levando vantagem sobre os ataques. Destaque para o sempre regular Corderro Bennett que fazia uma ótima marcação pra cima do melhor jogador do time cearense Desmond Holloway . Novamente exigindo muito de Lucas Mariano o São Paulo demonstrava muitas dificuldades ofensivas e apostou mais uma vez nas jogadas para o perímetro. Com o Carcará fazendo uma ótima marcação por zona e sendo mais eficiente nas jogadas de transição sobretudo com Brite, Mathias e Holloway o técnico Bial enxergou a dificuldade são-paulina e só não foi para o vestiário vencendo devido a duas ótimas bolas de três pontos de Georginho e Jefferson já no minuto final.
Terceiro Período – Fortaleza Basquete Cearense 32 x 29 São Paulo
O terceiro quarto começou com a equipe do Fortaleza bem mais ligado que o tricolor, que viu Holloway e Brite começarem a fazer a diferença no jogo. Dependendo muito de Lucas Mariano novamente para pontuar, foi justamente o pivô e Georginho que manteram o São Paulo no páreo. Mesmo após duas bolas importantes, uma de Bennett e uma de três pontos de Shamell e conseguir abrir 10 pontos no marcador, os comandados de Cláudio Mortari mais uma vez deram mole na marcação e sofreram com o perímetro cearense, que viu além de seus principais destaques Cauê Verzola também machucar a defesa paulista. Contudo, em uma bola magistral do seu próprio garrafão no estouro do cronômetro Desmond converteu uma bola incrível e colocou o ‘Carcalion” a frente na parcial.
Quarto Período- Fortaleza Basquete Cearense 24 x 15 São Paulo
Com exceção do início do período, onde o tricolor conseguiu sustentar a vantagem com ótimas bolas triplas de Jefferson William e Georginho, foram os cearenses que ditaram o ritmo do último quarto. Aproveitando da fragilidade defensiva do São Paulo nos minutos finais assim como o Minas, e também com uma defesa forte contando com um certo pragmatismo do ataque são-paulino, o Fortaleza passou a frente do placar a dois minutos do fim e não cedeu mais possibilidade de reação. Após mais um erro em um ataque decisivo do time paulista, e uma bola espetacular de Holloway (mais uma) do perímetro o resultado praticamente foi sacramentado, e o FBC fechou o jogo em 92 a 85.
Destaques:
Fortaleza B.C: Desmond Holloway ( 28 pontos e 7 rebotes) , Brite ( 27 pontos e 5 assistências) , Mathias ( 14 pontos e 11 rebotes).
São Paulo: Lucas Mariano ( 31 pontos e 10 rebotes), Georginho (20 pontos e 11 rebotes), Shamell (14 pontos e 7 assistências).
Considerações finais:
Apesar de mais uma vez mandar no jogo no primeiro tempo e sustentar a vantagem praticamente até o fim da partida, o São Paulo assim como já tinha sido no jogo do último sábado contra o Minas ”morreu” no final do jogo e possibilitou a virada dos Cearenses. Muito dependente do estilo de jogo e infiltrações de Georginho, do trabalho de garrafão de seu pivô eficiente Lucas Mariano, e de um perímetro em um bom dia, o tricolor demonstra um certo pragmatismo ofensivo que vai tirando o mesmo da briga pela primeira posição.
Vale ressaltar, que o trabalho defensivo de Corderro Bennett que é o melhor atleta na função no elenco, foi essencial para anular Holloway no início do jogo, mas após Brite entrar no jogo a defesa tricolor se mostrou presa fácil nas mãos do ”Carcalion” que pontuavam facilmente no garrafão do São Paulo. Também é notório que pelo elenco que temos,o repertório ofensivo está fraco e o time precisa melhorar muito se quiser almejar um título nessa temporada.
Próximo Jogo: O São Paulo entra em quadra novamente na próxima segunda-feira (28), quando enfrenta a equipe do Bauru Basket. A partida, que será realizada no Ginásio do Morumbi, casa do São Paulo, está marcada para às 20h00 (horário de Brasília) e será transmitida no DAZN.
Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:
- Anchor
- Spotify
- Google Podcasts
- Castbox
- Apple Podcasts
O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.