São Paulo enfrenta o Flamengo em reedição da final da Copa Super 8

(Foto:Reprodução/LNB)

Após sofrer sua primeira derrota no segundo turno do Novo Basquete Brasil (NBB), o São Paulo enfrenta nesse sábado (27), a equipe do Flamengo. A partida contra o atual líder do campeonato é a vigésima terceira do basquete tricolor na competição e será realizada no Ginásio Antônio Prado Jr, com transmissão da TV Cultura e do Facebook do NBB.

Último Confronto

O São Paulo na última quinta-feira (25) enfrentou a equipe do Minas e devido todas as circunstâncias foi muito bem. Ainda desfalcado de Isaac, Renan Lenz e Igor Araújo devido a Covid-19, o time são-paulino teve a maior parte do seu elenco liberado para jogar um dia antes da partida por causa da quarentena que todos os infectados do surto que houve no elenco tiveram que passar.

Mesmo praticamente sem treinar nos últimos dias e com os jogadores sofrendo bastante com a parte física, os comandados de Cláudio Mortari que vem se caracterizando por ser uma equipe aguerrida fez um primeiro tempo de encher os olhos, e contou com Lucas Mariano mais uma vez inspirado para ir para o intervalo com 11 pontos de vantagem.

Na segunda etapa, a equipe começou a esbarrar no cansaço, porém mesmo assim se manteve viva no jogo em todo momento. Com a equipe do Minas sendo liderada por Davi Rosseto, que marcou 21 pontos, e o sempre eficiente no segundo tempo David Jackson que anotou 19, o time mineiro nos bombardeou na linha dos 3 pontos com 17 bolas triplas e 55% de aproveitamento, esbarrando num Lucas Mariano  inspiradíssimo que anotou 35 pontos e bateu seu recorde pessoal. Sem conseguir nos superar dentro de quadra, o duelo foi decidido em uma atrapalhada da arbitragem que na última bola não marcaram uma interferência clara de Gui Santos, em lance que deu a vitória ao Minas por 92 a 90.

O adversário – Flamengo

 Atual líder do NBB, a equipe rubro-negra sofreu apenas duas derrotas na competição ( uma para o próprio São Paulo) e vem de 7 vitórias consecutivas, o que lhe deu o primeiro lugar do certame nacional.

Vindo de vitória por 84 a 70 diante do Paulistano, é inegável que o time o time do técnico Gustavo de Conti possui um dos elencos mais qualificados da América do Sul, fato que é refletido na tabela do NBB. Com uma rotação altamente qualificada, a equipe tem uma pontuação bastante distribuída pelo seu elenco, tendo Olivinha como líder em pontos ( 14 por partida), seguido por Hettsheimeir (13,3 pontos) e Chuzito ( 12,5 pontos). Olivinha também lidera os rebotes ( 7,5 por jogo) e Balbi lidera as assistências ( 5,2 por partida) seguido de perto por Yago Mateus com 5,1 passes para cesta por jogo.

É importante destacar outros destaques individuais do Flamengo que são jogadores incontestáveis a nível nacional. Marquinhos vêm em constante crescimento após se recuperar da Covid-19 demonstrando que pode ser o jogador decisivo de outrora. Léo Demétrio e Rafael Mineiro são sempre eficientes e importantes no trabalho de garrafão, e o mexicano Luke Martinez já está dando a resposta que todos esperavam encima do seu basquete com 7,6 pontos por jogo em apenas 7 partidas disputadas.

O rubro negro foi o nosso carrasco na final da Copa Super 8, em um jogo disputadíssimo que o São Paulo dominou durante os 3 primeiros períodos, o time flamenguista na base da raça fez 28 a 10 no último quarto, e levou o título nos vencendo por 79 a 71.

O jogo 

A expectativa é de um jogo bem duro para o tricolor paulista. Apesar de também estarmos em grande momento, é notório que pela qualidade do adversário, e a condição física dos jogadores do São Paulo em que grande parte do elenco saiu do isolamento na última quarta-feira, a partida será mais dura do que já seria normalmente.

Cabe ao tricolor paulista ser mais uma vez uma equipe aguerrida e tentar frear o ímpeto ofensivo do time flamenguista, principalmente do perímetro que é muito forte e eficiente. Um ponto interessante a se observar também, será a estratégia do técnico Cláudio Mortari devido a qualidade do adversário e as condições físicas da equipe São Paulina. Outro fator que deve muito utilizado pelo tricolor é o excelente trabalho de garrafão do pivô Lucas Mariano e também seu eficiente espaçamento de quadra, que vem rendendo bons frutos a equipe e se tornando um jogador imparável dentro da competição.

Para os comandados de Gustavo de Conti, tirar o volume de Georginho e Lucas Mariano já é meio caminho andado para alcançar a vitória. No mais, as excelentes opções táticas e diversas variações de jogadas já foi um fator essencial para o triunfo na final do Super 8 , enquanto o São Paulo apostou muito em jogadas de ‘’ isolation ‘’, fator que quando foi identificado por Gustavinho, foi um dos fatores chave para a definição do resultado.

A promessa é de mais um jogão, com leve favoritismo ao time flamenguista devido a qualidade do seu elenco, e o momento difícil em que o tricolor passa devido ao surto recente de Coronavírus em seu elenco.

FICHA TÉCNICA:

Jogo: Flamengo x São Paulo

Local: Ginásio Antônio Prado Jr , São Paulo

Data e Horário: 27 de fevereiro ,16h00 (Horário de Brasília)

Transmissão: Cultura e Facebook

Flamengo: Yago Mateus, Jhonatan Luz, Marquinhos,Olivinha e Hettsheimeir. Técnico: Gustavo de Conti

São Paulo : Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Jefferson William e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.