Retorno do São Paulo aos treinos será decidido pela Vigilância Sanitária

Bruno Covas deixou decisão para a Vigilância Sanitária municipal. (Foto: Cidade de São Paulo/Divulgação)

O retorno das atividades no futebol paulista está cada vez mais próximo. Pelo menos, é a situação que se desenha entre os principais clubes da capital paulista e as autoridades locais.

Na manhã desta quinta (11), aconteceu uma reunião no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, na região central da cidade. Essa reunião contou com as presenças do prefeito paulistano, Bruno Covas, o Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, o Secretário Municipal de Esporte, Orlando Landim, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, o presidente do TJD-SP, Delegado Olim, o Secretário da Casa Civil do Município, Orlando Faria, e os presidentes dos três grandes clubes da cidade, Andrés Sanches, Leco e Maurício Galiotte.

Nessa reunião, ocorreu formalmente a entrega do protocolo de retomada gradual dos trabalhos futebolísticos na cidade, com documento desenvolvido pela Comissão Médica da Federação Paulista de Futebol e aprovado por todos os clubes.

O modelo propõe o método que já está sendo implementado por clubes europeus, de reiniciar os treinamentos de maneira individual, com cada atleta respeitando as regras de distanciamento social, em diversos horários diferentes.

Em entrevista para a CNN Brasil logo em seguida, o prefeito Bruno Covas revelou que ficou acordado entre os envolvidos na reunião que a decisão pela aprovação do protocolo e a autorização da volta dos treinamentos será da Vigilância Sanitária da cidade, que já está com o documento para análise. A expectativa é de que essa análise seja rápida. Sendo assim, muitos clubes, inclusive o São Paulo, já teriam enviado um sobreaviso aos atletas e demais funcionários, solicitando que os que estejam fora da capital paulista e adjacências retornem imediatamente, pois serão convocados para realizar testagem de detecção do Covid-19 a qualquer momento.

No início da pausa do Paulistão, em março, ficou acordado entre os clubes da Série A1 que todos retornariam aos trabalhos em um mesmo dia, quando o Governo do Estado autorizasse. Porém, como a administração de João Dória deixou a cargo dos municípios decidir sobre essas questões após o início do “Plano São Paulo”, o plano de flexibilização da quarentena no estado, muitos clubes do interior voltaram aos treinos após autorização de suas prefeituras. O exemplo mais evidente foi o do Red Bull Bragantino, na cidade de Bragança Paulista. Curiosamente, o primeiro adversário do São Paulo na futura retomada do estadual.

Caio Felix
Twitter: @OCaioFelix

Caio Felix

Jornalista. Redator do Futebol Profissional no SPFC 24 Horas. Também estou no Twitter através de @OCaioFelix

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.