Em 2022 já falava-se em contratar defensores, Nahuel Ferraresi chegou e amenizou um pouco situação. Pois Arboleda estava machucado e Walce seguia em recuperação, sem atuar há algum tempo. Mas ao mesmo tempo Diego Costa cresceu, Luizão surgiu muito bem, assim como Beraldo virou opção, somados ao Léo e Miranda.
O setor tinha peças, ainda Rafinha acabou sendo usado na zaga. Entretanto, para 2023 as coisas mudam. Miranda e Luizão deixaram o clube, Diego Costa fará uma cirurgia que o tira do início da temporada. E por fim, o Léo tem proposta do Vasco da Gama e pode sair, sendo assim o quarteto de zagueiros que mais jogaram na reta final de 2022, fora do clube em 2023.
A situação só piora… Beraldo foi convocado para a seleção sub-20 em torneio que inicia em janeiro e acaba somente em fevereiro. Arboleda segue de férias depois de disputar a Copa pelo Equador, e não atua oficialmente há muito tempo, desde a lesão pelo próprio São Paulo.
Nesta pré-temporada, Ceni tem trabalhado com Ferraresi, Léo, Walce e Rafinha no setor. Entretanto, Léo como citado pode estar de saída, e Walce pode acabar emprestado após longo período de lesão.
Nome de equatoriano
O nome do Alan Fraco ressurgiu para reforçar o São Paulo. Já foi alvo na temporada de 2022, e o Tricolor reforçou interesse pelo atleta equatoriano que atualmente joga na MLS.
E a base?
O setor teve sérios problemas em 2022, muitos gols sofridos, falhas, e são atletas em transição do sub-17 para o sub-20. Ou seja, não tem nenhuma solução imediata, os inscritos para a Copinha foram: Ythallo, Belém, Andrade e Lucas Inácio.
Ao mesmo tempo, Pedro Lucas e Guilherme Matheus não foram inscritos e retornaram de empréstimo. Podendo assim, ressurgirem logo na equipe profissional.