Pré-jogo: São Paulo busca afirmação e quer quebrar tabu de 12 anos sem vencer Fluminense no Maracanã

Em 2017 nem Hernanes impediu derrota no Maracanã. (Foto: André Durão | GloboEsporte)

Com quatro pontos em duas rodadas, o São Paulo terá mais uma desafio fora de casa, desta vez contra o Fluminense neste domingo (29) às 16 horas no Maracanã, o jogo será válido pela terceira rodada do Brasileirão 2018.

Confira a seguir as informações da partida, retrospecto, prováveis escalações e curiosidades do confronto entre Fluminense e São Paulo.

Ficha técnica

Jogo: Fluminense x São Paulo, válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Jornalista Mário Filho, Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: Domingo, 29 de abril de 2018

Horário: 16h00 (de Brasília)

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR) – FIFA

Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA)  e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)

Transmissão: Rede Globo e Premiere FC

Dados históricos

Partidas: 119
Vitórias do São Paulo: 52
Empates: 23
Derrotas: 44
Gols do São Paulo: 191
Gols do Fluminense: 182
Primeiro jogo: São Paulo 3×0 Fluminense – São Paulo, Torneio Rio-São Paulo de 1933 (20 de agosto de 1933)
Último jogo: Fluminense 3 x 1 São Paulo – Maracanã, Campeonato Brasileiro de 2017 (18 de outubro de 2017)
Maior vitória: São Paulo 6×0 Fluminense – Morumbi, Campeonato Brasileiro (15 de setembro de 2002)
Maior derrota: Fluminense 7×2 São Paulo – Rio de Janeiro, Torneio Rio-São Paulo de 1960 (20 de março de 1960)

Último confronto

Os dois últimos confrontos entre São Paulo e Fluminense foram no Brasileirão 2017, um empate em 1 a 1 no Morumbi, na qual abalou Rogério Ceni no comando do time, afinal Jucilei abriu placar com 7′, mas sofremos o empate, e começou o flerte com a zona de rebaixamento, no futuro se tornou insustentável.

Tanto é que no reencontro, já no segundo turno, a situação era ruim, o São Paulo vinha de uma virada contra o Atlético-PR no Pacaembu, 2 a 1, sofrido, foi para o Maracanã enfrentar o Fluminense, porém um apagão generalizado, 3 a 1, sendo que marcaram dois gols em seguida, aos 23′ e 24′, depois sofreu o terceiro no final da partida, ainda descontou com Shaylon, mas já estava perdido…

Curiosidades

Nos últimos anos, o São Paulo que no confronto geral leva a melhor sobre o Fluminense, está sofrendo contra eles, desde 2005 são apenas oito vitórias em 28 jogos, e um dado negativo que é o fato do Tricolor Paulista não superar o Tricolor Carioca no Maracanã desde 2006, foram 9 jogos no estádio, sendo sete vitórias do Fluminense e dois empates. Lembrando que a vitória em 2012 foi no São Januário e a virada inesquecível em 2016, que praticamente salvou o São Paulo do rebaixamento aconteceu no Giulitte Coutinho.

Dois dos maiores artilheiros do confronto ainda estão em atividade, Luís Fabiano pelo São Paulo, marcou sete gols neste confronto, enquanto Fred pelo Fluminense marcou cinco vezes.

Fluminense quer embalar

Sem vencer dois jogos seguidos desde fevereiro, o Fluminense quer aproveitar os dois jogos seguidos em casa que a tabela lhe proporcionou para mostrar sua força na competição, afinal de contas, a equipe não está cotada em maiores projeções no Brasileirão, ao menos na opinião dos jornalistas e analistas.

Confira a análise detalhada da equipe do Fluminense

Provavelmente com público aquém do esperado no Maracanã, o Fluminense de Abel Braga quer provar para o torcedor que é possível sonhar com voos maiores na competição, para isso deverá seguir o padrão de jogo que está sendo elogiado pela imprensa, o sistema de 3-5-2, que nesta semana foi até mesmo elogiada pelo Zico no ‘Noite de Craques’ que o Abel participou.

São Paulo busca afirmação

Em situação parecida com a do Fluminense, porém com um ponto a mais neste início de campeonato, o São Paulo não entrou no Brasileirão 2018 como um dos favoritos, no máximo uma briga pela Libertadores para os analistas, portanto busca afirmação como o Aguirre disse em sua coletiva na sexta-feira (27).

A única coisa que quero é ganhar o próximo jogo, depois posso ter mais certeza de onde podemos chegar, com objetivos curtos e imediatos. A expectativa, hoje, é somente melhorar o jogo e ganhar no Rio de Janeiro. Nosso desejo é que o São Paulo brigue por onde tem que estar: nas primeiras posições.”

É difícil prever a equipe de Diego Aguirre, ainda mais em uma semana cheia de treinamentos, variações foram feitas, mas atividades escondidas, o esperado é que ele use o esquema 3-5-2, portanto iguale a maneira do Fluminense jogar.

Prováveis escalações

SÃO PAULO: Sidão; Arboleda, Bruno Alves e Éder Militão; Régis, Jucilei, Petros, Nene e Liziero; Éverton e Tréllez (Diego Souza); Treinador: Diego Aguirre.

Desfalques: Rodrigo Caio, Reinaldo e Carneiro

Fluminense: Julio Cesar, Renato Chaves, Gum e Frazan (Luan Peres); Léo, Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Junior e Pedro

Desfalques: Os titulares Ibañez (machucado) e o Gilberto (suspenso), além deles De Amores, Felipe e Calazans (machucados)

Caso tenha alguma correção, informação ou palpitar sobre o resultado, deixe o seu comentário!

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.