Aguirre mira vitória no Rio de Janeiro, quer São Paulo com protagonismo ofensivo e ressalta: “Time muito competitivo que pode brigar por coisas importantes”

(Foto: Maurício Rummens/Foto Arena)

O técnico Diego Aguirre deu uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (27), relembrando os tempos do seu antecessor que falava toda sexta-feira com a imprensa, e no mesmo estilo, o treinador são-paulino falou sobre o momento da equipe, próximo jogo, situação de alguns jogadores, reforços, entre outras situações.

Meta e próximo jogo

Depois de vencer a estreia e empatar na segunda rodada, o São Paulo vai encarar o Fluminense neste domingo (29) no Maracanã, Aguirre falou: “A única coisa que quero é ganhar o próximo jogo, depois posso ter mais certeza de onde podemos chegar, com objetivos curtos e imediatos. A expectativa, hoje, é somente melhorar o jogo e ganhar no Rio de Janeiro. Nosso desejo é que o São Paulo brigue por onde tem que estar: nas primeiras posições.”

Força máxima

Para a terceira rodada, o treinador são-paulino falou que terá força máxima e elogiou o atual elenco são-paulino: “Estou contente com o que temos, um time muito competitivo que pode brigar por coisas importantes e está se arrumando. Logicamente temos que ter uma sequência de vitórias para estar mais tranquilos e tudo esteja melhor.”

Sequência de jogos

Na estreia do Brasileirão contra o Paraná, Aguirre poupou algumas peças do São Paulo e o motivo foi a forte sequência de jogos que o clube teve neste período: “Na semana passada tivemos uma sequência com muitos jogos, e por isso preservamos alguns jogadores fisicamente. Quando temos a semana toda, como agora, não temos que preservar ninguém, apenas treinar. Ainda não tenho um time titular, porque os jogadores estão brigando para ganhar a titularidade. Podemos ter duas ou três mudanças, mas buscando a competitividade entre eles para que os melhores estejam em campo”

Opção tática

Aguirre tem variado taticamente, usou 3-5-2 em alguns jogos, em outro voltou a tática tradicional do 4-1-4-1, mas falou especificamente sobre o esquema com três zagueiros: “Jogar com três zagueiros é uma alternativa que eu gosto, temos bons zagueiros, talvez onde São Paulo esteja melhor, com cinco ou seis zagueiros de bom nível. Quando o adversário joga com três zagueiros aumenta a possibilidade de jogar com três zagueiros também. Não é definitivo, ainda temos que encontrar o futebol para que o time seja mais protagonista, algo que ainda não temos feito. Depois, independentemente de três zagueiros ou linha de quatro, é uma decisão tática, mas o importante é o time ter mais protagonismo ofensivo.”

Baixas

Sobre Reinaldo (aprimora físico após lesão muscular) e Rodrigo Caio (entorse no pé esquerdo): “Eles não serão convocados. Quem sabe na semana que vem…”

Retorno

Fora dos relacionados na última partida, Aguirre confirmou Diego Souza contra o Fluminense: “Sobre Diego, ele vai estar convocado, é uma possibilidade que jogue. Ou não. Vai ser convocado, temos a expectativa de que possa ajudar o time e possamos ter uma vitória.”

E completou falando sobre a possibilidade dele sair do clube: “Surgiu uma possibilidade do Vasco e de algum outro time, mas tenho falado com Diego agora, há 15 dias, um mês. Para mim, é um jogador importante. Treina bem, nunca deixou de treinar bem, está esperando sua oportunidade. Quando cheguei, ele era reserva, demos uma oportunidade, estamos encontrando os melhores rendimentos. Tomara que Diego possa jogar e cumprir com as expectativas que todos temos”

Militão

Antes de falar sobre o caso Militão, citou: “São coisas que não tenho poder de decisão. É algo da diretoria, do clube.”

Militão pode estar de saída do São Paulo, já que seu contrato se encerra no começo de 2019 e a diretoria pode achar melhor tentar uma venda agora para não perder de graça, Aguirre falou: “Isso acontece quando se tem um jogador de tão alto nível. O Brasil é vendedor para a Europa e é normal. Não só ele, outros podem sair em junho, é normal aqui. Mas gosto muito de Militão. Tem um nível excelente. Mas se vai embora, temos que nos preparar e buscar uma alternativa. Meu desejo é que ele fique. É desejo do São Paulo que ele fique. Da torcida também.Todos querem que fique por muito tempo. Mas às vezes isso não é suficiente. Tem coisa a ser acertada. Eu confio que não vamos perder o jogador e que vamos acertar para que ele continue conosco.”

Marcos Guilherme

Com Aguirre, Marcos Guilherme perdeu um pouco seu espaço, mas para piorar ele pode deixar o clube no meio da temporada, afinal seu empréstimo é até julho, o técnico comentou: “É um jogador importante para mim. Só que tem coisa que não depende de mim, que é do clube, com transferências, empréstimos. Coisas que passam de mim. Ele é importante, ajuda e tem bom nível. Se ficar, estarei contente.”

Carneiro

“Tenho muita expectativa com ele. Está fazendo um trabalho que estava previsto com os fisioterapeutas e médicos. Não tenho uma data marcada, mas espero que rapidamente possa treinar com a gente. Será um jogador importante, que ajudará muito.”

Reforços

“Não estamos falando de novas contratações. Temos que ver o que acontece nesses jogos, passar a época da Copa do Mundo abre uma janela e aí pode ser. Não posso falar agora o que passará mais à frente. Neste momento não falamos de nome nenhum e estou contente com o time quer temos, com jogadores bons para brigar por coisas importantes. Para isso precisamos de uma sequencia de vitórias.”

A coletiva completa do Aguirre:

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.