Nesta quarta-feira (6) começa a trajetória do São Paulo na Copa Libertadores 2019, o duelo de ida é contra o Talleres na Argentina.
Jogo: Talleres x São Paulo, válido pela ida da 2ª fase da Libertadores 2019
Local: Estádio Mário Kempes, Córdoba (ARG)
Data: Quarta, 06/02/2019
Horário: 21h30
Árbitro: Wilmar Roldán (COL) – Detalhes sobre o árbitro colombiano
Assistentes: Alexander Guzman e John Alexander Leon (COL)
Transmissão: TV Globo para os estados de SP, MG, RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT e PA (Galvão Bueno narra, com comentários de Caio Ribeiro e Casagrande)
Partidas: 2
Vitórias do São Paulo: 0
Empates: 2
Derrotas: 0
Gols do São Paulo: 0
Gols do Talleres: 0
Primeiro jogo: Talleres 0 x 0 São Paulo – Mercosul 2001
Último jogo: São Paulo 0 x 0 Talleres – Mercosul 2001
São Paulo e Talleres se enfrentaram duas vezes na Copa Mercosul em 2001, estavam no mesmo grupo, ambos as partidas terminaram em 0 a 0, o São Paulo cheio de estrelas como Leonardo, Kaká, França e Luís Fabiano…
Ida:
Volta:
No principal, São Paulo e Talleres só empataram em 0 a 0, melhor para o Talleres que ficou líder do grupo da Mercosul e seguiu na competição em 2001, mas recentemente os clubes se enfrentaram, foi na Copa Libertadores sub-20 em 2018, mais um empate, 1 a 1 na terceira rodada da fase de grupos, o goleiro Junior ainda defendeu um pênalti no fim da partida, curiosamente o atleta está relacionado para o jogo na Argentina, além deles o técnico Jardine que agora é do profissional, os pontas Helinho e Antony participaram da partida.
Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai
Cartões amarelos: Diego 12′, Marcos Arturia 21′, Facundo Medina 44′
Cartão vermelho: Diego 17′ – segundo cartão amarelo
Gols: Liziero 62′, Marcos Arturia 75′
São Paulo: Júnior, Tuta, Walce, Rodrigo e Liziero; Diego, Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes, Helinho (Fabinho) e Toró (Gabriel Novaes) (Antony); Técnico: André Jardine
Talleres: Joaquim Blásquez; Tomás Oneo, Facundo Medina, Augusto Schott, Ausgustin Irazoque, Carlos Villalba (Ezequiel Beltramone), Franco malageño, Cristian Ojeda, Nahuel Bustus (Stefano Zarantonello), Marcos Arturia e Mauro Valiente (Brain Guzmán); Técnico: Egidio Acuña
O Talleres retornou para a Libertadores após 17 anos, a única aparição foi em 2002, e por isso a participação em 2019 é tida como foco total do clube argentino, a esperança é de mudar o patamar o nível da equipe.
Com o experiente volante Guiñazu, que atuou no Brasil, o Talleres conseguiu um ótimo feito de conquistar a vaga na Libertadores 2019, mas para chegar na fase de grupos terá o desafio do São Paulo, era o clube que eles não queriam pegar, os sorteios não ajudaram ambos os lados e agora é guerra. Vale lembrar que Joao Rojas, ponta equatoriano que joga no São Paulo, participou da campanha do Talleres que conseguiu vaga na Libertadores.
CONFIRA: Conheça mais sobre o Talleres da Argentina
O técnico do Talleres jogou a pressão para o São Paulo, tradicional clube sul-americano e favorito pela vaga na próxima fase: “O São Paulo é um grande do continente. É um time que sabe administrar essas situações. Pode vir de uma sequência ruim ou positiva, mas nós temos nossa própria leitura do que se passa no futebol argentino. Boca ou River podem não estar bem no campeonato local, mas na Copa Libertadores essas equipes encaram de maneira diferente. Acredito que no Brasil é da mesma forma”, disse o treinados na última segunda-feira.”
Ainda relatou sobre o adversário desta segunda fase da Copa Libertadores 2019: “O São Paulo é primeiro de tudo um time acostumado a jogar partidas internacionais. Um time com individualidades conservadas do ano passado e com contratações de jogadores de muita “jerarquia” (expressão usada no futebol sul-americano para dizer que algo é importante, decisivo e tem qualidade). Contratou o goleiro (Tiago Volpi), Pablo, Hernanes… “jerarquizou” (qualificou) seu elenco. Ou seja, é um clube com história e devem estar exigidos a fazer um bom torneio internacional. Nos cruzamos nessa fase e temos a ilusão. Todos sabem o que pretendemos”.
Mesmo sabendo do tamanho são-paulino na Libertadores, o Talleres quer fazer história, consideram o jogo da vida, a principal partida do clube nos últimos anos, portanto é esperado um duelo bem complicado no Mário Kempes em Córdoba, que aliás terá bom público!
Apesar da fase do São Paulo não ser das melhores, a equipe brasileira é favorita na segunda fase da Copa Libertadores e precisa provar isso já na partida de ida contra o Talleres na Argentina.
O volante Willian Farias que pode ser opção caso Jucilei não reúna condições, comentou sobre o adversário: “O Talleres tem uma grande equipe. Vamos ter o máximo de atenção e intensidade para sairmos de lá com uma vantagem. A ideia de todos aqui no grupo é essa. Sabemos das dificuldades que enfrentaremos, mas estamos preparados e motivados para estas decisões contra eles”.
Volpi também analisou a primeira partida na Libertadores: “Sabendo da dificuldade que vai ser jogar contra o Talleres, uma equipe que há muito tempo não disputa a Libertadores e que vai querer dificultar o jogo. Sabemos como é o estilo do futebol argentino. Esperamos um jogo muito duro, de muita imposição física, mas esperamos levar um bom resultado para São Paulo”.
Muitos são-paulinos são estreantes na Copa Libertadores, e estão focados em fazer história positiva pelo clube, para isso é necessário começar logo nesta quarta-feira (6) na Argentina, aliviando a pressão que o time tem sofrido neste início de temporada e trazendo um resultado positivo para o Morumbi na próxima quarta (13).
Provável escalação do Talleres: Herrera, Godoy, Tenaglia, Komar e Bersano; Pochettino, Cubas, Guiñazú e Ramírez; Palacios e Dayro Moreno; Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Desfalques: Samuel Sosa, Gonzalo Maroni e Facundo Medina (Seleção sub-20)
Provável escalação do São Paulo: Tiago Volpi, Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Hernanes; Nenê, Everton e Pablo; Técnico: André Jardine
Desfalques: Liziero e Anderson Martins (machucados); Luan (Seleção sub-20)
Fique de olho |
Dayro Moreno, já enfrentou o São Paulo em outras ocasiões na história, é centroavante matador, conhece o caminho da Copa Libertadores, esteve no time campeão pelo Once Caldas em 2004, e não parou por ai, atuou por Junior Barranquilla, Millonarios, Tijuana e Atlético Nacional, seu último clube, sempre com ótimas médias de gols, inclusive na temporada passada, é preciso tomar cuidado.
Reencontro |
Guiñazu, não atuou no São Paulo, ao que dizem ficou perto do clube no passado… Mas o reencontro é como adversário mesmo, atuou de 2007 até 2015 no futebol brasileiro, fez história no Internacional, depois atuou no Vasco da Gama.
❗Informações adicionais |
Entrada: A previsão é de grande público no Mário Kempes, já tinha 30 mil vendidos até a véspera da partida, pode chegar em 40 mil, a expectativa é alta!
Fábio Martins