O colombiano Wilmar Roldán, 39 anos, é um dos árbitros mais badalados da CONMEBOL e consequentemente da FIFA, foi até árbitro de dois jogos na Copa do Mundo, porém costuma ser polêmico nas suas partidas principalmente na Libertadores e Sul-Americana, pois ele será o responsável de Talleres e São Paulo, jogo de ida da 2ª fase da Copa Libertadores 2019.
Roldán apitou quatro partidas do São Paulo, em 2011 apitou a eliminação do Tricolor Paulista na Sul-Americana, 2 a 0 para o Libertad no Paraguai, aplicou 8 amarelos naquela partida e expulsou um são-paulino por ‘insulto’, o lateral Juan após o fim da partida. O primeiro gol do clube paraguaio foi com 9 minutos após cobrança de pênalti, a penalidade foi clara, Luís Fabiano chegou atrasado no lance, e o segundo foi duvidoso em relação a posição de impedimento.
CONFIRA: Os detalhes do pré-jogo entre Talleres e São Paulo
Em 2013 retornou, agora pela Libertadores, também fase prévia, a vitória de 4 a 3 do Bolivar sobre o São Paulo, a equipe são-paulina começou vencendo de 3 a 0, mas sofreu quatro gols devido a altitude, o quarto foi em cobrança de pênalti, o Rhodolfo colocou mão na bola. Deu cinco amarelos na partida.
Naquele mesmo ano apitou São Paulo e Arsenal Sarandi no Pacaembu, empate de 1 a 1, arbitragem muito polêmica, pênalti dado para o time argentino foi muito questionável, deu 8 amarelos naquele jogo, e expulsou Luís Fabiano após a partida, assim como com Juan, foi por ‘insulto’.
Retornou em 2015 apitando São Paulo e San Lorenzo, vitória do Tricolor por 1 a 0, no sufoco, expulsou um jogador dos argentinos aos 45′, e deu seis amarelos neste jogo, apenas um para o time são-paulino.
A última aparição foi nas quartas de final entre São Paulo e Atlético Mineiro em 2016, no Morumbi, vitória de 1 a 0 do Tricolor Paulista, aplicou 10 amarelos naquele jogo truncado, seu auxiliar anulou um gol do time mineiro, em geral a arbitragem foi bastante confusa também…
Desde 2008 apitando a Libertadores, foram 68 jogos sob sua arbitragem, aplicou 382 amarelos, média de 5.6 por partida, expulsou 16 jogadores pelo segundo amarelo e 22 de forma direta, assinalou ainda 23 pênaltis.
Wilmar Roldán em jogos do São Paulo |
5 jogos |
2 vitórias |
1 empates |
2 derrotas |
37 cartões amarelos |
3 expulsões (duas do SPFC) |
3 pênaltis (todos contra) |
Os seus respectivos auxiliares serão Alexander Guzman e John Alexander Leon (COL). Os demais membros da equipe de arbitragem são:
– Quarto Árbitro: Carlos Herrera Bernal (COL)
– Assessor de arbitragem: Ubaldo Aquino (PAR)
Pesquisa exclusiva em nosso portal, qualquer correção ou sugestão, interaja nos comentários!
Fábio Martins